Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Métodos de Ensino: em defesa do foco

MÉTODOS DE ENSINO : EM DEFESA DO FOCO

(Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton)

 

O que poderia ter gerado uma contribuição interessante pela informação (matéria sobre construtivismo intitulada “Salto no escuro”: Veja, edição 2164, de 12 mai. 2010) transformou-se em mais um desserviço sobre o polêmico tema da educação brasileira, tão necessitado de colaboração coletiva para seu aprimoramento.

A partir da constatação de que “o construtivismo é definido erradamente como um método de ensino”, bem como de que “a aplicação prática feita nas escolas tem apenas o mesmo nome da teoria de Piaget”, aquela abordagem poderia ter tomado o caminho da dificuldade existente no tocante ao ensino/aprendizagem no Brasil, cujo foco real está na falta de preparo profissional dos professores e do repertório cultural destes mesmos, como também do povo brasileiro no geral.

Transpor estudos teóricos para práticas coerentes exige conhecimento, reflexão, transposição, ação e reflexões sucessivas. É patente que as universidades brasileiras não formam profissionais com essa consciência, assim como as escolas nas quais eles atuam geralmente não lhes propiciam a formação continuada.

Isso também vale para o que a matéria considerou como pedagogia tradicional, visto que, até bem recentemente, um sem-número de alunos abandonavam a escola por não conseguirem “ligar letras”. Outros exemplos que costumam ser citados para legitimar o método tradicional (tais como ensino de ortografia ou de fração) também não resistem a uma leitura crítica, quando os professores se revelam despreparados ou (o que é pior) desconhecedores da teoria para respaldar a prática responsável.

O Da Vinci é uma escola de prática predominantemente tradicional, mas com professores empenhados em sua formação. Conhecedores da teoria de Piaget, não a utilizamos como método porque não o é, mas não a desprezamos, porque reconhecemos sua profundidade, especialmente no tocante aos estágios da aprendizagem.

Desinformações sobre o construtivismo podem levar a “massa” de professores a descartarem mais uma perspectiva (por ouvirem dizer que é pior do que outras), sem se aprofundarem em um estudo ampliado. "Métodos" fonético, eclético, construtivista ou outros não levam à aprendizagem quando não há ensino comprometido nem profissionais preparados para executá-lo, em todas as áreas:  inclusive na da comunicação.

 


Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br