Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Palestra com Paulo Ronca
17/02/1997 · por Centro Educacional Leonardo da Vinci

O que você está fazendo?



Dando uma aula!

E você, faz o mesmo?!



Não! Construo um país,

formo uma geração.



O Prof. Paulo Ronca, membro da Comissão de Justiça e Paz, Professor Doutor em Psicologia Educacional pela UNICAMP e também diretor do Instituto Esplan de Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia esteve em Vitória no dia 4 de fevereiro para ministrar uma palestra aos professores do CELV durante o período de planejamento (de 3 a 14 de fevereiro).



O professor falou sobre "A aula Operatória e a Construção do Conhecimento", que é também título de um de seus vários livros sobre Educação. A forma operatória de aulas não é nenhuma novidade, afinal professores tão antigos quanto os gregos já praticavam algo semelhante. Entretanto, tal aboradagem parece ter ficado de lado na prática pedagógica da maioria dos professores nos últimos 50 anos.



A aula operatória trabalha com a INTERAÇÃO do aluno durante a aula, colocando-o como parte atuante no processo de construção do conhecimento coletivo e individual. Professor Ronca resume a aula operatória em 4 passos básicos: Sondagem, Problematização, Sistematização do Conhecimento e Generalização/Aplicação.



1 - Sondagem - é a busca do conhecimento prévio do aluno. Que idéias o aluno traz a respeito do conteúdo a ser dado, que experiências, que habilidades, representações, hipóteses, noções, que conceitos o aluno tem desse conteúdo. Pode haver inclusive trocas das representações entre os pares.



2 - Problematização - provoca o desequilíbrio, desperta a curiosidade do aluno, desafia-o, faz querer saber mais sobre o conteúdo. Esta fase é chamada de "conflito cognitivo" por Ausubel. Usar técnicas como: debates, pesquisas, jogos, dinâmica diversas. É a hora do desenvolvimento de algumas habilidades: análise, comparação, comentários, críticas, etc.



3 - Sistematização do Conhecimento - é o momento em que o professor "amarra" com o aluno o que ele traz: resumos, sinopses, aula expositiva, fórmulas, etc. O professor organiza as idéias do grupo, construindo o conceito novo.



4 - Generalização e Aplicação - é necessário que toda a aula tenha uma aplicação no cotidiano. "De que valem todos os bens da cultura e todos os estudos do universo se o aluno não os endereçar para a melhoria das suas condições de vida?"



Este ano, os professores do CELV já estão colocando em prática alguns dos conceitos da aula operatória.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br