Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Leonard: uma história de amor
23/09/1997 · por Rogério da Cunha Abaurre Filho

escudo Leonard
escudo Leonard
Leonard: uma história de amor



COMO SURGIU?

Nosso espetáculo surgiu de um desejo inicial de fazer algo grandioso e que fosse uma história de amor. Depois de várias opiniões dadas por toda a turma, decidimos montar " O Fantasma da Ópera ". Vocês hão de concordar que foi uma brilhante escolha, não é ?



Também acreditávamos nisso. E foi aí que fizemos uma descoberta incrível ! Não sabíamos como fazer simples, não? Faltava a cada um de nós experiência para redigir um texto de teatro. Se redigir era um problema, o que poderíamos dizer quanto à sonoplastia, iluminação, figurinos, adereços, cenografia, coreografia, efeitos especiais, direção e ainda: quem seriam os atores ?



Pois bem, descobrimos que fazer um espetáculo não era tão simples quanto a nossa vontade de fazê-lo.



Vamos abrir um parêntese, neste momento, para lembrar que somos do curso integral e, por isso, ficamos na escola quase o dobro do tempo do que outros grupos, e este nosso espaço de aprender com prazer foi se tornando palco de falações, discussões, reuniões e até algumas briguinhas, temos de confessar. E foi aí, que, num momento raro de calma e lucidez, um de nós disse : "- Vamos seguir o que aprendemos no dia-a-dia aqui da escola." Um outro disse : "- O quê ?" Vocês já repararam como tem sempre alguém para perguntar "O quê ? " Nosso lúcido amigo completou : "- Para realizar um bom trabalho é fundamental planejar e pesquisar, só assim teremos uma compreensão exata do que queremos fazer e a margem de erro fica menor." E foi assim que nossos problemas começaram a não parecer mais tão ameaçadores. Fecha parêntese.



Passamos então a nos reunir regularmente; e, em nove semanas, nasceu "Leonard" (a nossa) Uma História de Amor. Ambientada no final do século XIX e início do XX, "Leonard" e sua amada "Perséfone". Também baseados nesse enredo estão "O Fantasma da Ópera", "O Corcunda de Notre Dame", "A Bela e a Fera", dentre as mais conhecidas.



Para que "Leonard" ganhasse vida, trabalhamos duro durante cinco meses, divididos em cinco subgrupos:

1- Texto

2- Direção

3- Atores / Encenadores

4- Pesquisa de época / Figurino

5- Técnica e Produção ( na captação de recursos e viabilização da montagem )



1 - Texto :

A produção do texto foi um processo trabalhoso e demorado. Dividimos a turma em alguns grupos, e cada um escreveria uma história com o tema centralizado no espetáculo.



"O Fantasma da Ópera". A partir daí, a equipe da produção passou a se reunir com a finalidade de, unindo os textos produzidos pela turma, criar um único. Após muitas reuniões e trocas de idéias, finalmente chegamos a um consenso. É essa a peça a que irão assistir. Semelhante, pois não imaginam quantas vezes o texto original foi modificado... E o nome da peça ? Ela surgiu, como podem perceber, do nome de nossa escola, o grande "Leonardo da Vinci"...



Desejamos que vocês aproveitem esse espetáculo produzido com muito carinho, união e responsabilidade.



2 - Direção :



Talvez essa seja a tarefa mais complicada entre todas. Dirigir um espetáculo significa ter uma visão muito ampla do palco, da iluminação, da sonorização, da atuação do elenco, da visão e expectativa da platéia...



Realmente, não foi fácil executá-la. Mas com total organização, união e responsabilidade conseguimos realizar um trabalho produtivo. Esperamos ter atingido esse objetivo.



3 - Atores / Encenadores :



Após a criação do texto, nos reuníamos regularmente para uma leitura coletiva, cujo principal objetivo era o de que cada um "encontrasse" seu personagem e tivesse uma maior informação sobre o espetáculo.



Até aí, tudo estava muito fácil...mas a partir do momento que tivemos que unir entonação, personagem e a marcação em cena, vimos que as coisas não eram como pensávamos. Em busca do personagem, criamos uma vida imaginária para cada um e tentamos identificá-lo com platéias de diferentes idades. Um dos obstáculos que enfrentamos foi a falta de tempo, que nos obrigou a ensaiarmos à noite e nos fins de semana.





ELENCO

Lorenzzo Moulin Lorenção - Leonard

Luciana Schwambach - Ellen

Juliana Campos - Virna

Henrique Saldanha - Petrus

Fernanda Oliveira - Mãe

Getulio Tavares - James

Daniel Campos - Igor



O ritmo frenético dos dias que antecederam a apresentação nos levou à beira do nervosismo, estresse e tensão. Por incrível que pareça, essa situação não resultou em brigas ou sérias discussões, pois a crença no que estávamos fazendo foi maior do que tudo.



4 - Pesquisa de época / Figurino :



Com a finalidade de obter figurinos autênticos no contexto histórico em que os personagens de nossa peça foram inseridos, foi necessária uma pesquisa em diversos livros antigos sobre moda e estilismo dos séculos XIX e XX.



O início não foi fácil, já que teríamos que procurar em livros de difícil acesso. Isso, nos tomou muito tempo e muito suor. Ao encontrarmos informações suficientes que nos dariam uma idéia geral da época, chegou a hora da nossa artista, Flávia R. de Mattos, entrar em ação. Usando as informações adquiridas, da imaginação e das opiniões de todos, ela se encarregou de desenhar o vestuário para os personagens do espetáculo, com base no universo romântico de que trata o nosso texto. Detalhes como a inexistência de ziper na época, foram criteriosamente observados e respeitados. Empenhamo-nos e obtivemos o resultado esperado, adequando criação à disponibilidade financeira.



Estamos orgulhosos de nossa tão prodigiosa façanha. Agradecemos a todos que nos apoiaram nas pesquisas.



5 - Técnica e Produção :



5.1- Iluminação :



Após a divisão das tarefas, ficamos encarregados da iluminação, disso não entendíamos quase nada.



Devido à nossa falta de experiência nessa área, resolvemos assistir a alguns espetáculos como referência, pois a iluminação tem um papel muito importante nas peças teatrais e a nossa não seria diferente. Após analisarmos os recursos oferecidos pelo anfiteatro, constatamos que estes eram insuficientes para o grande espetáculo que desejávamos. Tivemos então que locar mais refletores,...



À medida que fomos nos familiarizando com os materiais de iluminação, observamos que para cada tipo de cena era necessária uma luz diferente capaz de transmitir melhor a emoção do momento. Por exemplo, em uma cena romântica fica mais adequado o uso da contraluz vermelha; para recordar tempos passados o mais correto seria a gelatina âmbar; para ampliar os efeitos, optamos pelo uso da fumaça... Essa oportunidade nos permitiu um maior conhecimento nessa área. Aprendemos técnicas diversas, bem como o uso de materiais de iluminação.



5.2 - Sonoplastia



Para montarmos a trilha sonora do nosso espetáculo, tivemos que pesquisar muito sobre a época, assim como sobre os personagens. Foram utilizadas músicas clássicas e medievais e a trilha sonora do Fantasma da Ópera..



Nosso trabalho foi facilitado pelo fato de os componentes desse grupo já terem uma noção maior do assunto com o qual iriam trabalhar : Diogo (piano clássico) e Antônio (teclado).



No início tínhamos como objetivo usar somente as músicas da peça "O Fantasma da Ópera" no nosso espetáculo, mas isso não foi possível por não as termos encontrado apenas em instrumental. Assim, montamos uma outra trilha sonora com clássicos e apenas music of the night. Única referência ao "Fantasma".



3 - Cenário



A idéia inicial era reproduzir o cenário original da peça "O Fanstasma da Ópera". Entretanto, encontramos vários obstáculos para transformar esse sonho em realidade, tais como o espaço reduzido, a falta de recursos financeiros, número insuficiente de alunos, entre outros...



Tal situação contribuiu para que déssemos asas à nossa imaginação e deixássemos nossa criatividade fluir. Com garra, determinação e simplicidade, nos esforçamos ao máximo para conseguir o efeito que desejávamos.



Essa tarefa proporcionou uma maior integração no grupo, despertando em nós valores como responsabilidade, companheirismo e amizade. O cenário foi criado e executado com carinho especial. Esperamos que gostem.





Hoje estamos vitoriosos porque podemos mostrar, a cada um de vocês, o resultado do nosso trabalho no palco. A todos que aqui estão, agradecemos pela presença. Juntem-se a nós. Abram os corações e recebam o nosso:



"Leonard" , Uma História de Amor



Gostaríamos de agradecer a todos que nos apoiaram, especialmente :



- Centro Educacional Leonardo da Vinci

- Pignaton e Maria Helena

- Idelze Vieira Pinto

- Nadja F. Trombetta

- Bruna Saldanha

- Valéria Saade

- André Luiz Gama

- Dodora Freire

- Silvia Moura Barbosa

- Rogério Abaurre



Agradecemos também o patrocínio de:

- Oriundi Ristorante

- RK telemarketing

- Julia Tours

- Academia Renata Pacheco

- Ponto Publicidade

- Graphis Editora e Indústria Gráfica Ltda.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br