Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Escola recebe atletas chilenos
27/11/1998 · por Carolina Ribeiro

O Centro Educacional Leonardo da Vinci recebeu, na semana de 16 a 23 de outubro de 1998, a delegação de atletas da escola El Carmen Teresiano, situada em Santiago, capital chilena. A visita faz parte de um intercâmbio cultural e esportivo organizado pela escola, que busca, além do incentivo ao esporte, a integração de culturas estrangeiras diferenciadas.

A abertura oficial do encontro aconteceu no dia 19 de outubro, na quadra grande da escola e proporcionou momentos emocionantes de grande riqueza cultural. Compondo a mesa estavam os anfitriões do evento, Maria Helena e Pignaton, e o professor Marcelo. Foram convidados a diretora da escola El Carmen Teresiano, irmã Helena Munõz, os professores Mario Hortiz e Guillermo Diaz, e ainda .os professores Nelson e Flávio, do Centro Educacional Charles Darwin.

As boas vindas foram dadas através de um belo discurso sobre amizade, na voz da professora Sandra e traduzido para o espanhol pela professora Rosa. Em seguida foram ouvidos os hinos brasileiro, interpretado pela aluna Manoela, da 8ª série I, e chileno, cantado pela aluna Samantha, do 1º ano C.

As performances não pararam por aí. As estudantes Ana Karolina (1ºC) e Daniele (2ºC), acompanhadas pela professora de música Ana Cláudia, soltaram a voz e encantaram a todos numa belíssima interpretação de "Garota de Ipanema". A canção, de autoria dos mestres Tom Jobim e Vinícius de Moraes, está entre as mais gravadas do mundo.A apresentação foi um presente dos brasileiros aos chilenos.

Com o objetivo de mostrar um pouco da nossa identidade cultural, foram exibidas lutas e danças tipicamente brasileiras.

A capoeira foi a primeira a ganhar olhares curiosos dos chilenos. A luta, desenvolvida na Bahia, é uma forma de defesa pessoal hoje reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A roda começou num ritmo lento, conhecido como Angola. A velocidade foi aumentando e a emoção também. Saltos e gingados hábeis ganhavam ritmo ao som do berimbau. A roda, que contou com a participação dos alunos Cristine (2ºI) e Ciro (2ºA), foi comandada por Toninho, professor do Grupo de Capoeira Bangalô, que também trabalha na portaria da Escola.

A cultura nordestina não poderia ficar de fora das apresentações. O 1º e o 2º ano Integral apresentaram uma das danças mais vivas do folclore nacional: o Frevo. Com o auxílio das famosas sombrinhas coloridas, os dançarinos fizeram passos que mais pareciam malabarismos.
O forró, a mais nova febre nacional, também marcou presença nos passos bem marcados dos alunos Tiago (1ºA), Claudio (1ºC), Mariana, Adriana e Julia, todas do 1º B, Shenia (2ºA), Diego (2ºI) e Bernardo (2ºC).

Finalizando o show, os alunos do 1º C, 2º A e 2º C mostraram o melhor da ginga do brasileiro. Numa divertida apresentação do samba de malandro, os "bailarinos" convidaram seus amigos andinos para entrar no ritmo.

"Foi muito interessante a apresentação em duas línguas", disse o professor chileno Mario Hortiz que ficou "muito sensibilizado com a iniciativa da escola de preparar um show de tanta qualidade especialmente para eles".

A diretora da escola chilena, irmã Helena Muñoz, escreveu uma nota de agradecimento ao colégio a respeito da experiência que tiveram no Brasil, no mês de outubro de 1998:






"Tem sido para toda delegação de nosso Colégio El Carmen Teresiano um enorme prazer viver estes dias nesta escola. Estamos felizes de tê-los conhecido e muito agradecidos por todo carinho recebido.

Ainda que não tenhamos obtido bons resultados nas atividades esportivas, damos por muito válida a excelente convivência, aconchego e o alto grau de entrosamento de nossos alunos com os de vocês.

Agradecemos toda a atenção e carinho a nós dispensados. Deus tem sido muito generoso com o Brasil, com sua gente, sua vegetação e geografia.

Em nome de todos aqueles que desfrutaram da sua acolhida, Irmã Helena Munõz, diretora."

O encerramento oficial da visita foi realizado no dia 22 de outubro, na quadra grande, num clima de grande cordialidade.

Foi passado às mãos da diretora da escola chilena um troféu que representava a amizade e fraternidade entre as escolas El Carmen Teresiano e o Centro Educacional Leonardo da Vinci. Houve também um agradecimento especial às famílias dos alunos que hospedaram os amigos chilenos.

Os atletas do Chile ficaram hospedados nas casas dos alunos da escola. Os pais "capixabas" acharam a experiência maravilhosa e estão muito satisfeitos com a iniciativa da escola.

Durante a semana, o Centro Educacional Leonardo da Vinci promoveu passeios e jogos, procurando sempre estreitar os laços de amizade.

Passeios:

Os estudantes chilenos puderam aproveitar bastante o fim de semana. No sábado, visitaram o maior parque aquático do estado, onde puderam se aventurar nos gigantes "toboáguas" e participar de uma divertida hidro-aeróbica. No domingo, saborearam um delicioso churrasco oferecido pela escola fortalecendo a integração cultural.

Na segunda-feira, fizeram uma visita a um dos mais famosos pontos turístico-religiosos do estado: o Convento da Penha. Depois dos 20 minutos de subida, todos estavam encantados com a natureza do local. " A vista é muito bonita e o clima muito agradável", disse o professor Guillermo Diaz, admirado com a paisagem. A estrutura interna do Convento também foi bastante apreciada.

Chegando ao "paraíso do chocolate", os atletas ficaram fascinados com tanta variedade e, principalmente, com os preços do chocolate Garoto que, no Chile, custa quatro vezes mais. Os funcionários da loja da fábrica fizeram uma gentil recepção, oferecendo uma degustação de boas vindas. Nem é preciso dizer que saíram todos de mãos carregadas de sacolas cheias de chocolate.

Na terça-feira, os chilenos puderam conhecer as belas praias do litoral capixaba. Passaram pelas praias da Ilha do Boi, Ilha do Frade e Manguinhos.

Na quarta-feira, foram convidados para um agradável passeio de escuna , no qual puderam nadar em mar aberto. O passeio durou 45 minutos.

Ao final do intercâmbio, todos, chilenos e brasileiros ficaram muito emocionados: "Daqui vamos levar lindas recordações e deixar grandes amizades", disse o professor Guillermo.

Fotos dos passeios:




















































Jogos

Os jogos aconteceram nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na quadra grande. Participaram das competições o Centro Educacional Leonardo da Vinci, El Carmen Teresiano e como convidado, o Centro Educacional Charles Darwin.

Todas as modalidades foram disputadas num clima de muita alegria. O professor chileno Mario Hortiz disse que o esporte é uma das poucas práticas humanas capaz de estreitar os laços entre os povos, e completou: "por isso é tão importante valorizar as atividades físicas."


E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br