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Projeto Habitar
25/02/1999 · por Luciano Machado Couto

Professor Luciano Couto
Professor Luciano Couto
Um projeto inédito estará sendo desenvolvido pelos alunos da 2ª série do nível médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, sob a coordenação do professor Luciano Machado Couto e previsto para durar o período letivo de 1999. Trata-se do "Projeto Habitar: A Importância de Cada Profissional da Construção Civil", uma grande indústria geradora de muitas frentes de trabalho.

A problemática detonadora do projeto constitui-se na pergunta: Quanto custa construir uma casa?

A intenção com tal proposta está descrita nos objetivos a seguir, mas vale ressaltar o exercício da cidadania e o aprender a aprender, não explícitos desta maneira, mas presentes em cada etapa a ser desenvolvida.

Objetivos/ Intenções:

1. Calcular os custos da construção de uma moradia.

2. Usar conceitos e cálculos Matemáticos na obtenção de tais custos.

3. Relacionar a Matemática da escola com os conceitos embutidos no projeto de uma casa - conexão entre a Matemática da Escola com a da Vida.

4. Matematizar situações resultantes da escolha do projeto residencial do grupo.

5. Capacitar os alunos de conhecimentos técnicos básicos e específicos aos cidadãos para lidarem com profissionais da construção civil de forma competente e com segurança para tomarem decisões.
Interpretar um projeto residencial na condição de cidadão (leigo).

6. Determinar as quantidades e reconhecer as unidades de medidas em que são comercializados os materiais de construção.

7. Reconhecer a importância dos profissionais da construção civil, relacionando-os a cada etapa do desenvolvimento da construção. São eles: Arquiteto, Engenheiro Civil, Técnico em Edificações, Topógrafo, Advogado, Técnicos da Prefeitura, Mestre de Obras, Peões, Decorador, Corretor de Imóveis, Comerciante, Agentes Financeiros, e outros.

Objetivos Comportamentais:

1. Desenvolver a autonomia e o poder de decisão.

2. Assumir responsabilidades.

3. Promover a integração e a cooperação através da troca de experiências e de informações obtidas entre os grupos.

4. Projetar-se no tempo através de suas ações e de seus aprendizados.

Todo o desenvolvimento do projeto está previsto para ocorrer em nove etapas, mais a finalização. As metas em cada uma estão traçadas ao longo da descrição do projeto como forma de torná-lo organizado e dirigido para a apresentação de um produto final. No entanto, ele está aberto a acertos e incrementos que venham enriquecê-lo ainda mais. Cabe ressaltar que cada etapa também possui um subproduto final identificado por avaliação.

Estão previstas, também, palestras e visitas. Alguns profissionais palestrantes já foram convidados e estão com palestras agendadas.

Começamos o projeto com a sua apresentação e descrição em sala de aula, enfatizando a limitação em R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) o montante que cada grupo de trabalho terá para a "empreitada". E foi criado, ao final, um momento para a captação de mais recurso através de empréstimo bancário.

Na segunda etapa, nos encontraremos com o arquiteto. Serão discutidas as necessidades básicas que, nós enquanto cidadãos, devemos pensar ao imaginarmos que tipo de moradia gostaríamos de ter, de acordo com nossas posses.

Na terceira etapa entra a pesquisa de mercado na busca do terreno ideal para a construção. Aqui entrará em discussão a escassez de ofertas no município de Vitória e a necessidade de avançarmos aos municípios vizinhos que compõem a Grande Vitória.

Na quarta etapa, nos encontraremos com o corretor de imóveis e com o advogado. Cada profissional mostrará qual seria sua função junto ao cliente.

Na quinta etapa, nos encontraremos novamente com o arquiteto e discutiremos informações técnicas importantes ao conhecimento dos cidadãos no desenvolvimento de seu projeto residencial.

Na sexta etapa é a vez do engenheiro que definirá as etapas da obra, seu tempo de duração e os profissionais envolvidos.

Na sétima etapa está prevista a vinda de técnico da prefeitura para orientar sobre o papel do município no uso e na ocupação do solo urbano, além de taxas, visitas de fiscais à obra, a questão do tratamento do esgoto urbano, e outros. Nesta etapa, também está prevista palestra com assessor de câmara do CREA-ES que tratará da regulamentação do exercício profissional do engenheiro, do arquiteto e do agrônomo, além da questão do código de ética profissional e da segurança no trabalho.

Na oitava etapa é o momento da captação de novos recursos.

E, na nona etapa, discutiremos a importância do profissional do ramo de decoração.

As visitas agendadas são as seguintes: lojas de materiais para construção (pesquisa de preços), obra em andamento e estação de tratamento de esgoto de Vitória.

Além da minha participação no acompanhamento de todas as etapas do projeto, todos os outros professores estarão participando da forma que escolherem, contribuindo no que for possível e no tempo disponível.

Sei que a maioria dos alunos envolvidos com o projeto não chegarão a construir uma casa. No entanto, as informações colhidas, os conceitos novos construídos, os contatos com os profissionais participantes e outros, com certeza influenciarão na qualidade da escolha de sua futura moradia, levando em conta a questão do custo-benefício e, quem sabe, ajudará também na escolha profissional.

Sou licenciado em Matemática, pela Universidade Federal do Espírito Santo, com 16 anos de experiência por todos os segmentos: desde do antigo primário, hoje Ensino Fundamental, até a terceira série do 2° grau, atual Ensino Médio; estando à disposição para intercâmbio de experiências.

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