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Projeto Educação Alimentar
20/06/2000 · por Ana Cláudia Nahas

Ninguém desconhece a relação direta que existe entre alimentação – fonte de prazer e satisfação de necessidades biológicas – e saúde. Pela alimentação, nos provemos dos elementos essenciais à manutenção das funções vitais do nosso organismo. E se os alimentos nos abastecem das substâncias responsáveis pelo crescimento, renovação e funcionamento orgânico, a qualidade daquilo que comemos é em grande parte responsável pela qualidade e pelo tempo de nossa vida. Uma alimentação irregular causa não apenas dificuldades na manutenção das funções biológicas, mas também alterações de humor e de disposição para atividades físicas e intelectuais.

No entanto, mesmo entre pessoas com poder aquisitivo suficiente para ter acesso a alimentos variados, em quantidade e qualidade, é comum constatar deficiências na alimentação. Seja pela falta de informação sobre as qualidades nutritivas dos alimentos, seja pela falta de convicção da importância de uma alimentação saudável, a verdade é que, em geral, as pessoas, mesmo "comendo bem", podem estar se alimentando mal. Considerando a importância de enfocar essa questão em um processo educativo – não apenas levando aos alunos informações sobre nutrição, mas lhes oportunizando conhecer aspectos da preparação de alimentos e participar da escolha de cardápios balanceados -, o Setor de Alimentação do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI concebeu o projeto "Educação Alimentar" que, implementado em maio de 2000, envolveu, inicialmente os alunos das 7as séries.

Num primeiro momento, os alunos assistiram a uma palestra com a Coordenadora do Projeto, Cleide Aparecida Alves Pena, formada em Economia Doméstica e responsável pelo Setor de Alimentação da Escola.

Partindo do conceito de nutrição e sua estreita relação com a manutenção da saúde, a palestrante apontou a importância das refeições diárias, os nutrientes – corboidratos , proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras – que uma refeição balanceada deve conter; apresentou a composição básica de diversos tipos de alimentos, a quantidade de calorias necessárias; considerada a faixa etária e as possibilidades de substituição entre os chamados alimentos equivalentes; e discutiu com os alunos decorrências da má alimentação, como obesidade, anorexia e bulimia.

O cronograma do Projeto "Educação Alimentar" prevê, após a palestra, uma série de atividades que estão possibilitando aos alunos participarem concretamente do trabalho do Setor de Alimentação e compreenderem melhor os diversos aspectos da organização necessária para promover uma alimentação adequada.

A visita às instalações da cozinha industrial da Escola foi o momento de ver de perto todo o processo de preparo dos alimentos: os equipamentos e sua utilização, os produtos e procedimentos de higiene e segurança.

Desde a assepsia das mãos das pessoas que manipulam os alimentos até a higienização de frutas e verduras e a esterilização de pratos e talheres, assim como o processo de cocção, os alunos acompanharam todo o trabalho que se realiza durante o preparo das refeições. Muitas vezes, não temos a menor idéia de quanto trabalho há por trás de uma refeição. Essa vivência proporcionou aos alunos a conscientização de todo o cuidado que é necessário na preparação dos alimentos. O objetivo, segundo a coordenadora do projeto, era "trazer o aluno para vivenciar o Setor de Alimentação da Escola e, assim, passar a valorizar esse trabalho". Os alunos se mostraram surpresos com os utensílios da cozinha industrial.

Os alunos conheceram também os funcionários do Setor de Alimentação e suas atribuições e responsabilidades, ouvindo-os sobre seu dia-a-dia nas funções que exercem. Assim, compreenderam tanto a estrutura física quanto a mão-de-obra envolvida na compra, seleção, higienização, preparo e distribuição dos alimentos nas três refeições que são diariamente servidas na Escola.

Dando prosseguimento ao Projeto, os alunos foram convidados a participarem do atendimento no balcão térmico do refeitório Santa Ceia, orientando os comensais sobre a forma mais equilibrada de escolher os alimentos para sua refeição, combinando suas escolhas entre as 16 saladas, os três tipos de carne e as guarnições constantes do cardápio diário do refeitório. Oito alunos por semana, dois a cada dia, são voluntários para esse tipo de orientação aos outros alunos.

O Projeto previu, ainda, a exposição de pratos compostos com equilíbrio nutricional, de acordo com o cálculo de valor nutritivo médio entre as diversas faixas etárias e refeições diárias. Também estão expostas tabelas com informações de pesos e quantidades de calorias necessárias, conforme sexo e idade.

Na próxima etapa, com a participação das professoras de Biologia, Raquel e Zizi, os alunos das 7as séries irão preparar cardápios balanceados, considerando todas as informações sobre necessidades nutricionais. Os melhores cardápios serão escolhidos pelo Setor de Alimentos e materializados como exemplo de refeição bem equilibrada.

O Projeto "Educação Alimentar" é mais uma expressão da preocupação da Escola com a formação de bons hábitos alimentares, desde a Educação Infantil. E esse processo educacional envolve não apenas os professores, educadores propriamente ditos, mas todos os agentes educativos. Segundo o Diretor Administrativo do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, Victor Humberto Salviato Biasutti, "as áreas de apoio participam intensamente do processo educativo, não se constituindo em departamentos estanques, desligados da função maior da Escola".

Com o Projeto "Educação Alimentar", a informação vem contribuir com a hora do almoço no DA VINCI – sempre momento de prazer e encontro.

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