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Projeto Finanças Pessoais
24/11/2000 · por Ana Cláudia Nahas

Juros, descontos, taxas, capital, montante, porcentagem... podem até parecer termos específicos da Contabilidade, mas fazem parte do nosso dia-a-dia muito mais do que costumamos nos dar conta. Ninguém pode – ou deve – eximir-se de administrar os recursos financeiros cotidianos – ganhar, gastar, poupar, doar... tudo isso compõe um necessário planejamento pessoal do adulto – e é melhor aprender desde jovem a fazê-lo (e cumpri-lo).

Tendo a importância dessa aprendizagem como contexto, o projeto Finanças Pessoais está sendo desenvolvido nas aulas de Matemática, durante o segundo semestre de 2000, com os alunos dos 2os anos do Ensino Médio do DA VINCI.

O desenvolvimento do projeto "Finanças Pessoais" está levando os alunos a trabalhar adequadamente com porcentagens; calcular capital, juros, taxa ou tempo de aplicação de recursos no regime de juros simples (fazendo a associação com progressão aritmética); calcular capital, juros, taxa ou tempo de aplicação de recursos no regime de juros compostos (fazendo a associação com progressão geométrica); usar adequadamente tabelas financeiras; resolver situações-problema usando a calculadora financeira; calcular o valor do desconto de promissórias e determinar a taxa real de juros cobrada; realizar pesquisa de preços para alguns produtos a fim de se determinar os juros cobrados nos financiamentos dos estabelecimentos comerciais; analisar casos para tomada de decisão; simular orçamento doméstico e respectivo planejamento financeiro.

Para a abordagem desses conteúdos, o Coordenador do Projeto, prof. Luciano Machado Couto, tem proposto aos alunos leituras analíticas e discussões sobre textos diversos, principalmente das revistas VEJA, EXAME e VOCÊ S/A e de sites como o www.jb.com.br/matemáticavida/, levando-os a reflexões sobre questões financeiras cotidianas, como o uso do cartão de crédito e o cheque especial, e incluindo nessas reflexões o esclarecimento dos conceitos da matemática financeira. A expressão "Juros compostos", por exemplo, que parece apenas um item do programa de uma disciplina de Contabilidade, representa exatamente aquilo que pagamos quando deixamos de quitar nossa fatura do cartão de crédito. Como essa, diversas outras situações cotidianas têm sido citadas e analisadas nas aulas de Matemática, contribuindo para que as decisões sejam tomadas levando-se em conta a relação custo-benefício.

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