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Cidadania em Cena
14/05/2001 · por Ana Cláudia Nahas

O ano letivo de 2001 trouxe uma nova vivência para os alunos das 8as séries do Da Vinci. Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos estão trabalhando com o Projeto Cidadania em cena, que os está colocando em contato com realidades sociais bastantes diversas de sua própria experiência.

Palestra sobre
Palestra sobre "Vidas Secas"
Uma dessas realidades foi apresentada aos alunos por Mariângela Cabral, coordenadora do Projeto "Crer com as mãos", um trabalho de assistência social com a comunidade de São Benedito, localizada nas proximidades da escola.

O passo seguinte foi a palestra sobre a obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, a cargo do professor Paulo de Tarso Resende Ayub. O encontro teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para uma leitura que certamente será propiciadora de reflexões várias sobre movimentos migratórios e realidades sociais. A obra foi abordada literária e lingüisticamente. O professor apresentou as diversas questões presentes no texto – entre outros: a plurissignificação, as metáforas, os limites entre a poesia e a prosa, os efeitos de sentido, a insipidez lingüística que caracteriza os personagens – propiciando aos alunos uma ampla visão sobre o enredo e o contexto histórico-social em que se insere, além das marcas lingüísticas que tornam "Vidas secas" uma obra de referência na literatura brasileira.

Alunos fazem anotações sobre a obra
Alunos fazem anotações sobre a obra
Leia a seguir, o relatório sobre a palestra, produzido por Marcelo Corassa, aluno da 8ª série A:

Considerando a estreita relação entre o domínio da língua e a autêntica participação em questões sociais, o Projeto abarca objetivos múltiplos, relacionados à formação cidadã e ao domínio da modalidade escrita da língua portuguesa. No específico para a língua, os alunos têm produzido diferentes textos – poemas, relatórios, crônicas. A partir das atividades propostas, estão podendo construir, reconstruir e partilhar suas visões de mundo.

Segundo a Coordenadora do "Cidadania em cena", Maria Auxiliadora Freire, esses jovens cidadãos terão, no futuro, visão e sensibilidade para as questões sociais, podendo interferir conscientemente em sua realidade local.

Relatório do aluno

Na manhã de 05 de abril de 2001, o professor de Português do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Paulo de Tarso, fez, para os alunos das 8as séries, uma palestra. O tema faz parte do programa de português, que nos propõe a leitura e o estudo da obra "Vidas Secas" do grande autor brasileiro Graciliano Ramos, obra que está vinculada a um projeto maior que trata da cidadania.

O palestrante, que tem grande conhecimento, falou-nos um pouco da vida do autor e das intenções e significados da obra em estudo.

Primeiramente, para que os alunos pudessem "entrar no clima" e relaxar para um melhor entendimento, o professor fez-nos ouvir a música "Lamento Sertanejo" do cantor e compositor Gilberto Gil e também apresentou-nos a transparência de um dos quadros da série "Os retirantes", do artista Cândido Portinari. Depois, falou-nos um pouco sobre a vida de Graciliano Ramos, com a posição de sua família, suas origens e histórias. Fez referência à forma que Graciliano utilizou para escrever suas obras, colocando tudo o que ele sentia ou sentiu "no papel". Mas mostrou-nos que ele foi além: sua obra parte de fatos reais, transforma-se em ficção e é incrementada com textos comoventes e imaginários.

Logo em seguida, Paulo de Tarso "entrou" no livro "Vidas Secas" e falou dos recursos usados pelo autor para escrever a obra, os enfoques e idéias que o texto nos transmite chamando atenção para tópicos como: a retratação da vida das personagens, o modo de se expressarem, a estrutura do texto recheada de monólogos e conflitos interiores, a animalização do homem e humanização dos bichos, a plurissignificação das palavras, a ausência dos elementos de coesão, aliás, bem intencional. Para entendermos melhor, trouxe, em transparência, trechos da obra, ilustrando tudo que falava. Tudo isso nos fez entender os motivos da escritura da obra e as razões que Graciliano teve para abordar temas similares do livro em outras de suas obras.

Para encerrar a palestra, vimos, em vídeo, um trecho da obra "Morte e Vida Severina", transformada em teatro, do grande autor brasileiro João Cabral de Melo Neto, que foi membro da ABL.

Após os comentários, o professor Paulo se despediu dos presentes e como agradecimento os alunos o aclamaram com calorosos e demorados aplausos precedidos da entrega de um presente das 8as séries, como retribuição pelas informações claras e precisas que nos foram apresentadas nessa manhã.

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