Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Da Vinci recebe homenagens da Tv Gazeta
18/03/2002 · por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

Na semana de 4 a 8 deste mês, o Centro Educacional Leonardo da Vinci foi brindado com uma série de alusões comemorativas concebidas pela Tv Gazeta, em vista dos doze anos de atuação desta instituição educativa.
Além de recebermos uma placa comemorativa (exposta na sala de recepção da escola), cartões explicativos e presentes materiais (de valor afetivo), merecemos a veiculação de uma homenagem significativa em rede estadual, pela Tv Gazeta.

Tudo aconteceu de forma tão rápida e ‘nos bastidores’, que muitos integrantes de nossa comunidade educativa não souberam da homenagem nem tiveram acesso aos textos veiculados, que aparecem transcritos a seguir:

HOMENAGEM TELEVISIVA

"O Leonardo nasceu de um projeto de educação ousado para a época. E por estar à frente de seu tempo, acabou virando modelo de educação no estado e no Brasil. Resultado de muito profissionalismo, amor e dedicação.
Leonardo da Vinci: há doze anos estimulando o aprendizado e o conhecimento."

HOMENAGEM IMPRESSA

"Há 12 anos, o Leonardo da Vinci constrói um ambiente criativo e interativo e se preocupa com a excelência da educação. Empresa de pessoas sérias e competentes, o Leonardo da Vinci foi e continua sendo sucesso. Nós, da Tv Gazeta, nos orgulhamos da parceria com esta empresa de realizações, de conquistas e de vitórias."

Placa comemorativa, cortesia da Tv Gazeta
Placa comemorativa, cortesia da Tv Gazeta
PLACA COMEMORATIVA

"A Tv Gazeta parabeniza o Leonardo da Vinci pelos seus doze anos de sucesso e comemora os longos anos de nossa parceria."

Ao se depararem com as homenagens veiculadas pela mídia televisiva, alguns espectadores pensaram tratar-se de ‘matéria paga’, o que não é de estranhar, uma vez que iniciativas gratuitas e de caráter voluntário, como a da tv Gazeta, não são comuns nas relações comerciais, marcadas pela distribuição de custos e negociação de efeitos favoráveis para as partes envolvidas.

O fato de o Da Vinci merecer um tratamento de cortesia e reconhecimento, sem que se impregnasse vínculo comercial (necessário em algumas oportunidades) entre homenageador e homenageado, é sinal de que as instituições caminham para a superação de modelos e crenças antes tidos por definitivos. A Tv Gazeta demonstrou que, mesmo no conturbado e competitivo meio empresarial, há espaço para a afetividade e a valorização do outro, sem descambar para a lisonja irrefletida.

As homenagens não repercutiram entre nós apenas sob o ponto de vista emocional-afetivo. Enxergamos ali uma evidência de que nosso trabalho é acompanhado atentamente pelo outro (às vezes de perto, às vezes silenciosamente), não apenas integrantes da comunidade familiar, mas formadores de opinião e instituições escolares/empresariais. A escola viu-se refletida nas tantas palavras com que a Tv Gazeta a descreveu, porque nelas consta a essência de nosso ideário educativo e prática pedagógica, mesmo não recorrendo à terminologia específica.

Um projeto só pode ser considerado vencedor se, além de ele próprio se retratar e reconhecer, o outro o enxergar na mesma dimensão. Alguns agentes externos vêm nos transmitindo essa percepção quando falam da instituição com conhecimento de causa e senso crítico. Isso é fundamental no atual contexto da sociedade, em que ninguém sobrevive e casulos ou ilhas. Quando as vozes de agentes externos se compatibilizam com as internas, fica visível que se está obtendo êxito na extrapolação dos muros da escola, na socialização e na repercussão dos projetos educacionais, em termos de interferência na sociedade.

Os formadores de opinião devem realmente exercer esse papel, contribuindo para o repensamento do sistema escolar e o estreitamento de relações das instituições educativas, entre si e com a sociedade. O Da Vinci não tem dúvida de que a homenagem da Tv Gazeta não se deu apenas como fruto de uma cooperação bem-sucedida em campos de atuação vinculados à questão educativa, mas de um compromisso com a verdade e a divulgação das peculiaridades capixabas.

Eis um capítulo marcante de nossa história educativa, que pauta sua travessia pela coerência e flexibilidade; consolidação de alguns modelos e repensamento de outros. Almejamos preservar as conquistas e galgar outros vôos. Nosso ideário educativo continua se fortalecendo e reestruturando a cada dia, tanto que a escola de hoje guarda poucas semelhanças com a de doze anos atrás, mas nas diferentes configurações educativas, a essência não se alterou.

Como revela a Tv Gazeta em seus dizeres, nosso projeto permanece ousado porque jamais se deu por definitivo; continuamos atentos para estarmos à frente do tempo pedagógico, sem nos atropelarmos pela falta de reflexão e pelos modismos; não nos descuidamos do ideal de constituir modelo educativo no estado e no Brasil (meta que deveria fazer parte do ideário de muitas escolas, ainda que como utopia); revigoramos, em nossas vivências, os pilares da criatividade, interação e busca pela excelência. Não queremos ser uma escola reconhecida apenas pelo que temos ou pelos nossos discursos, mas por aquilo que somos e construímos, pelo nosso currículo explícito e oculto. Num momento em que a avaliação institucional de escolas volta à tona, é significativo desfrutar de uma apreciação tão favorável; se fosse o contrário, também seria objeto de reflexão e trabalho dentre nós. Quem trabalha com formação de homem deve lidar com a perspectiva de que nem sempre encontrará facilidades.

Muitas escolas insistem ainda em se manter enclausuradas, o que é compreensível num contexto de competitividade em que não raro os envolvidos se desconsideram. Mas a abertura para a sociedade, quando refletida e verdadeira, traz efeitos mais positivos que negativos. Passa-se a contar com uma interlocução ampla e a dispor de maior quantidade de parceiros, quando não de companheiros de caminhada. E não se está falando aqui de utopia ou de ideal, mas de efetividade. O Da Vinci vem encontrando em muitas famílias, alguns especialistas da educação e formadores de opinião mais vozes construtivas do que desagregadoras. Isso não exclui riscos de incompreensão ou leituras descontextualizadas em relação ao cotidiano pedagógico, mas dá-nos vigor para continuar a investir na busca de diferenciais e no diálogo permanente.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br