Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
EDUCADOR x PROFESSOR x INSTRUTOR
20/10/2002 · por Luciano Machado Couto

EDUCADOR x PROFESSOR x INSTRUTOR

Luciano Couto

Eis uma questão de limites que me intriga há tempos: como diferenciar educador, professor e instrutor? Sempre soube identificar e perceber esses papéis, sem a necessidade de defini-los ou diferenciá-los. Em um dado momento vejo-os como sinônimos, mas em outros, percebo diferenças nítidas em suas responsabilidades, habilidades e competências. Acho que sempre imaginei o educador relacionado com a educação formal e informal do discente; o professor como o responsável unicamente pela transmissão dos saberes; o instrutor como aquele que ensina técnicas voltadas ao aprimoramento profissional. Então, qual deles seria o mais importante à educação, considerando o momento atual em que as empresas necessitam de profissionais competentes em sua área de atuação, sensíveis às transformações globais, capazes de desenvolverem projetos e pesquisas em equipe, e que, ao mesmo tempo, não se descuidem da atualização profissional? Apesar de alcançar uma forma de diferenciá-los, mais por percepção do que por fundamentação teórica, antecipo a minha conclusão apresentando um quarto perfil: o de docente - uma simbiose entre os perfis que pretendia diferenciar, mais adequado às necessidades de um novo modelo pedagógico do exercício da profissão, centrado no discente e apto a promover o desenvolvimento de habilidades e competências coerentes com os objetivos e procedimentos relativos aos mais variados cursos, focados em diferentes faixas etárias, independentemente de se atuar em escola, universidade ou empresa.

Dessa maneira, torna-se fundamental, no ofício do docente, saber estimular nos educandos o “aprender a aprender” e o “aprender a tomar decisões”, tudo visando à formação de um ser humano autônomo e possuidor de competência para o exercício pleno da sua cidadania.

A verdadeira aprendizagem está intimamente relacionada com o que significa para o sujeito que a pratica, com o que deseja conhecer, contextualizando o seu momento; permitindo ao docente exercer a função de observador participante.
No entanto, esse fazer diferente que se exige do profissional de educação passa por mudanças difíceis de serem implementadas, uma vez que grande parte delas deverá se processar internamente. E isso requer boa dose de tomada de consciência no sentido de que é necessário transformar-se e também de coragem, empreendedorismo e pró-atividade para implementá-las. Sem contar com a preocupação em adequar-se ao projeto educativo ou plano diretor da instituição, promovendo alterações que não conflitem com as bases políticas e filosóficas priorizadas, sem deixar ainda de estar atento ao currículo oculto! Não menos importantes são as políticas públicas educacionais; as conquistas por melhores condições de trabalho e a necessidade de salários condizentes com as exigências de um “setor” que é a base de qualquer nação que almeje estar inserida ao mundo desenvolvido.

O grande desafio que os profissionais de educação têm pela frente é o de mudar essa "cultura" do professor como transmissor do saber. O papel humanizador do docente no ambiente onde atua, aliadas a condições de trabalho satisfatórias contribuirão para resgatar o valor e a satisfação contida naquele que, ao fazer, também se realiza enquanto pessoa e profissional.

Luciano Couto é Professor de Matemática. (Pós-Graduado em Finanças Corporativas pela FGV e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UFES).


E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br