Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Vitória: aqui é o meu lugar
25/11/2002 · por Ana Cláudia Nahas

Dando continuidade ao Projeto “Disciplinas diversificadas”, foram oferecidas, no segundo semestre de 2002, quatro diferentes propostas para os 1os anos do Ensino Médio. 31 alunos integraram a disciplina “Vitória: aqui é o meu lugar”, mediada pelo professor Joelmo Jorge (Geografia).

O professor Joelmo sintetiza a motivação desse trabalho:
“A partir da década de 60, o Espírito Santo passou a conhecer um intenso processo de industrialização, principalmente na região da Grande Vitória. Tal processo acarretou uma rápida urbanização, e a cidade de Vitória, assim como os municípios adjacentes, passaram a receber migrantes de outros estados e do interior capixaba, atraídos pela crescente economia da região. Essa mistura de fluminenses, mineiros, paulistas e baianos – que trouxeram particularidades de suas culturas – formaram o chamado mosaico capixaba, que nos leva a refletir sobre as seguintes perguntas:
Qual a verdadeira identidade cultural do Espírito Santo?
Por que as pessoas sabem pouco sobre a cultura do estado?”

Assim, Joelmo propôs a disciplina, para a qual organizou atividades facilitadoras dessa busca pela identidade capixaba. Em reuniões semanais realizadas ao longo do 2º semestre letivo, os alunos leram e discutiram textos sobre a história e a cultura local, assistiram a documentários sobre o Estado e realizaram Excursões Pedagógicas, como a subida ao Convento da Penha.
Em outros momentos vários aspectos da cultura local foram observados, discutidos e valorizados através da música. Primeiramente, o projeto propiciou a “Pequena Oficina de Congo”, uma manhã organizada pelo professor Pedro de Alcântara (Música), em que os alunos aprenderam os ritmos do tambor e da casaca utilizados nas congadas de Vitória e da Serra. Nas semanas seguintes à oficina, aconteceram os encontros com bandas de música capixaba, que foram pontos altos do projeto:

Grupo MOXUARA
Flávio Vezzoni e Marcos Côco
Flávio Vezzoni e Marcos Côco


O Grupo Moxuara, formado há mais de dez anos, prima pela qualidade dos arranjos vocais e instrumentais, resultando no belo timbre do conjunto de violões, gaitas, flautas e percussão. Desde 1998, o Moxuara desenvolve o projeto “Musiculturarte”, indo a escolas para divulgar suas músicas. Na palestra para os alunos do Da Vinci, Flávio Vezzoni e Marcos Côco, integrantes do grupo, destacaram a valorização da cultura local como a tônica do trabalho que desenvolvem, mostrando as canções em que exaltam as belezas capixabas. Pontuaram também que o Moxuara cultiva um estilo muito próprio, embora recebendo influências diversas, inclusive da música mineira.


Banda CASACA

Banda Casaca
Banda Casaca
Tendo adotado o nome do reco-reco utilizado nas rodas de congo em vários lugares do Espírito Santo, o Casaca uniu o congo capixaba ao reggae. O 1º CD, "No tambor, na casaca, na guitarra", lançado em maio/2001, tem sido grande sucesso de crítica e público em todo o país e, conseqüentemente, instrumento de divulgação da cultura popular capixaba.

Integrado por Renato Casanova (vocal), Jura Lenine (guitarra), Márcio Xavier (baixo), Thiago Grilo (tambor repique), Piriquito (tarol), Vinicius (casaca), Flavinho e Jean (tambor condução), o Casaca formou-se na Barra do Jucu, no litoral de Vila Velha, Espírito Santo, onde as rodas de congo são freqüentes.

A apresentação do grupo para os integrantes do projeto “Vitória, aqui é o meu lugar”, os músicos ressaltaram o bom momento da música capixaba no cenário nacional e a redescoberta do congo como parte da unidade cultural capixaba. Explicando a mistura do congo com o reggae, convidaram os alunos a tocarem a casaca.

Explicações sobre o congo
Explicações sobre o congo
Alunos tocando congo
Alunos tocando congo














Banda MANIMAL

Banda Manimal
Banda Manimal
Desde a criação da banda, na década de 1990, o MANIMAL vem divulgando, em shows realizados no Brasil e em vários outros países, o ritmo criado pelo grupo a partir do congo, manifestação folclórica típica do Espírito Santo. O ROCKONGO, como é denominado o ritmo que uniu o congo à música pop, já rendeu ao MANINMAL diversos prêmios e oportunidades de apresentação, inclusive ao lado de grandes nomes da MPB. Premiada primeiramente em eventos locais (Festival Nacional de Música de Alegre, 1996 e Troféu Guananira, 1997), a Banda conquistou espaço em programas de TV como VideoShow, Fantástico e Top Teen, em jornais de circulação nacional (Folha de S.Paulo, JB, O Globo) e até mesmos na Rádio France Internationale (RFI).

O MANIMAL traz no currículo uma turnê pela Europa – Portugal, França, Espanha e Itália – além da turnê nacional, quando o grupo passou por São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e várias cidades do Espírito Santo. A banda é integrada pelos vocalistas Alexandre (guitarra) e Amaro Lima (baixo), pelos percussionistas e vocalistas Fabio Carvalho e Ronaldo Rosman, por Queiroz (bateria), Farinha (percussão) e Leo Caetano (teclados).

Explicações sobre o
Explicações sobre o "rockcongo"

Os integrantes do MANIMAL que vieram ao Da Vinci explicaram aos alunos o que é o “rockcongo” como estilo musical, falaram que o congo tem sido muito bem recebido pelos jovens e também convidaram os alunos a experimentar o tambor e a casaca.

Tocando o tambor...
Tocando o tambor...
e a casaca
e a casaca
















Os alunos manifestaram muita satisfação no contato com todos esses músicos capixabas. Minimizando a falta de interesse que muitos habitantes da Grande Vitória manifestam em relação à cultura popular local, a disciplina “Vitória, aqui é o meu lugar” tem aproximado os jovens das manifestações culturais do seu Estado.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br