Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Infantil I: primeiros passos
20/02/2004 · por Ana Cláudia Nahas

Professores e novos alunos criando laços
Professores e novos alunos criando laços


Necessidade de vários momentos da escolaridade, o processo de adaptação à rotina escolar torna-se o grande foco das primeiras semanas de aula na classe de Infantil I, que recebe crianças a partir de 1 ano e 7 meses. Dois grandes objetivos direcionam o trabalho e permeiam todas as atividades: a socialização e o desenvolvimento psico-motor.



A família é parceira da escola nessa adaptação
A família é parceira da escola nessa adaptação
Atenta à importância que as primeiras experiências infantis adquirem no processo de formação do ser humano, a Equipe Da Vinci, em parceria com as famílias, propicia aos alunos o ambiente físico e afetivo para os primeiros passos na socialização e na aprendizagem. Mesmo os momentos difíceis, quando algumas crianças choram, não querendo separar-se da mãe, fazem parte desse rico e complexo momento da vida pessoal e familiar.


Juntas, escola e família propiciam a segurança emocional para o crescimento da criança: veja fotos.


As atuais pesquisas em Educação não deixam mais a menor dúvida sobre o significado da Educação Infantil na vida das crianças. "Estudos mostram que a atenção dada à crianca nesse começo da vida é muito mais importante para seu desenvolvimento do que se imaginava até a década de 80." (sugerimos a leitura da Folha-Sinapse, de 27/01/2004: sob o título de "Menor é melhor", a matéria traz resultados de pesquisas e opiniões de especialistas que vêm referendar a prática do Da Vinci na Educação Infantil).

Primeiro, só a mamãe...
Primeiro, só a mamãe...
... aceitando o convite da professora...
... aceitando o convite da professora...
... caminhando para a interação com os colegas
... caminhando para a interação com os colegas











A atenção e o afeto dirigidos a cada criança são essenciais; é o eixo "cuidar", um dos pilares sobre os quais se constrói a Educação Infantil Da Vinci. Ao lado desse, e não menos importante, está o desenvolvimento psicomotor e o acesso ao conhecimento, razão pela qual as crianças são continuamente avaliadas em seus processos cognitivos.


No contato com os brinquedos...
No contato com os brinquedos...
... as primeiras interações com colegas e professores
... as primeiras interações com colegas e professores










Cada criança é acolhida em sua singularidade. As vivências dos primeiros dias também propiciam aos profissionais a avaliação contínua do desenvolvimento de cada aluno, para o planejamento também contínuo das intervenções pedagógicas e educacionais.












As atividades do dia-a-dia contemplam a avaliação do desenvolvimento psico-motor, bem como as propostas que propiciarão o crescimento desse aspecto da vida infantil, sempre revestidas de um caráter lúdico, o que torna a aprendizagem mais prazerosa. Ao mesmo tempo em que se desenvolve fisicamente, a criança está em permanente interação com seus colegas e professores, o que lhe auxilia no processo de socialização.













A Educação Alimentar também está em foco, nessa fase em que hábitos começam a ser construídos. No Da Vinci, o momento das refeições é acompanhado e analisado pelos profissionais - professores e coordenadores -, para orientar a criança em procedimentos e atitudes na alimentação. Leia sobre Educação Alimentar na seção "Sobre a Escola"

Ir para Sobre a Escola - Educação Infantil (Desenvolvimento Pessoal e Social; Conhecimento de Mundo)


E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br