Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Educação Infantil: Natação
19/03/2004 · por Ana Cláudia Nahas

Um dos aspectos fundamentais de uma vida de qualidade é a liberdade que se conquista pelo “fazer”. É por isso que saber nadar não significa apenas a possibilidade de praticar um esporte, com todos os benefícios envolvidos, mas, antes, a liberdade de estar em diferentes ambientes com prazer e segurança.

Educação Infantil: adaptação ao meio líquido
Educação Infantil: adaptação ao meio líquido


Sabe-se que a Natação, conhecida como um “esporte completo”, desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento da criança, contemplando aspectos biológicos, motores, psicológicos e cognitivos. Na Educação Infantil, o movimento é um meio para o aluno compreender seu potencial e suas limitações. Nessa faixa etária, a criança está aprendendo a utilizar suas habilidades e conhecimentos para uma interação positiva com desafios.

Professores orientam os alunos na adaptação
Professores orientam os alunos na adaptação
Do ponto de vista individual, a aula de Natação ajuda a criança a construir um bom relacionamento com o meio líquido e a desenvolver atitudes que garantam a sua própria segurança. De forma paralela, desenvolve-se a socialização, auxiliando o aluno a investir em suas relações interpessoais, aprendendo também a zelar pela segurança do outro.

No Da Vinci, apesar de a maioria dos alunos trazer para a escola suas experiências com a piscina, o aprendizado de atitudes para uma vivência coletiva e mais segura nas piscinas e vestiários é um objetivo permanente. De maneira mais intensiva nas primeiras aulas, e ao longo de todo o ano letivo, os professores informam e discutem com os alunos as normas e regras relativas a segurança, organização do material e inter-relações.

Estabelecendo uma rotina para a aula de natação
Estabelecendo uma rotina para a aula de natação
As classes de Infantil II Integral estão começando as aulas de Natação. No final do ano de 2003, foram conhecer o parque aquático da escola, tiveram o primeiro contato com a piscina e o vestiário, já sendo informados para todos os procedimentos que viriam a aprender. Desde então, os alunos são preparados para as rotinas necessárias durante o trajeto da sala de aula até a piscina e na organização do material pessoal antes, durante e após a troca de roupa.

Adaptação ao meio líquido: contato corporal com a água
Adaptação ao meio líquido: contato corporal com a água
A adaptação ao meio líquido, um dos conteúdos do currículo de natação, propicia ao aluno um primeiro contato com o espaço físico, contemplando atividades em que os alunos vivenciam as sensações de contato dos olhos, nariz, boca, ouvido e pele com a água e os movimentos de caminhar na piscina.

As crianças são acompanhadas pelos professores titulares, que trabalham como colaboradores da equipe de Natação, formada pelos professores Dulcinéia Tagarro, José Antonio Baby e Marcelo Furtado. Nas primeiras aulas, realizam-se os exames médico e biométrico, além das atividades de diagnose, que possibilitam ao profissional conhecer o momento em que se encontra cada criança. A avaliação é contínua: o desenvolvimento motor e as atitudes são constantemente observados e registrados pelos professores.

Atividades recreativas, com utilização de recursos (“macarrão”, tapetes, bóias, objetos variados – os chamados “brinquedos de fundo” – , casinha e escorregador) possibilitam o desenvolvimento das habilidades básicas para a Natação.

Importância da autonomia na piscina: segurança
Importância da autonomia na piscina: segurança
Dessa maneira, os alunos estão caminhando em direção à autonomia em suas atividades com objetivos de saúde e lazer, para atender às suas necessidades e desejos nos movimentos do cotidiano. A Natação permite ao aluno praticar uma variedade de atividades motoras complexas, que envolvem tentar, praticar e tomar decisões, propiciando a aquisição de conhecimentos objetivos, possíveis de serem aplicados – e necessários – às situações da vida social fora da escola.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br