Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Entrevista com aluno Gilson Simão vencedor no Projeto Eleitor do Futuro
06/10/2008 · por Júlia Sodré

O dia de votação no projeto Eleitor do Futuro aconteceu dia 12 de setembro. Alunos dos 8ºs, 9ºs, 1ºs e 2ºs anos votaram utilizando-se de urna eletrônica. Os concorrentes foram:
- Tatiana número 89 do Partido Neoliberalismo ,
- Lorenza número 29 do Partido do Manifesto Comunista,
- Ângelo Chieppe número 37 do Partido da Fé Cristã,
- Gilson Simão número 21 do Partido Social Democrata e vencedor nas eleições.

Abaixo, entrevista realizada com o “Prefeito Gilson” escolhido pelos eleitores Da Vinci:

1) Qual ideologia partidária sua turma escolheu?
Na verdade, a definição das ideologias aconteceu por meio de um sorteio e, com este, definiu-se que o 1ºB iria representar a Social Democracia.

2) Quais ideologias as outras turmas representaram?
Com o sorteio ficou definido que a turma 1ºI¹ seria a representante do Socialismo Cristão, a turma 1ºI² seria a representante do Marxismo e a turma 1ºA seria a representante do Neoliberalismo.

3) Qual o nome do partido? E quais propostas vocês apresentaram?
O partido chama-se PSD – Partido Social Democrata. Em nosso Programa Partidário de Governo contamos com uma enorme variedade de propostas. Sendo assim irei citar apenas aquelas de maior relevância. Para a saúde propusemos a reeducação alimentar nos centros de ensinos municipais de Vitória e o acompanhamento médico periódico. Para a educação propusemos a limitação do número de estudantes por sala de aula. No campo da segurança propusemos o combate ao crime através de mudanças nas origens do problema (fornecendo ensino de boa qualidade e oportunidades de emprego). Já na área do meio ambiente propusemos a preservação dos manguezais. E, por fim, no que compete às questões do trânsito, propusemos um rodízio de automóveis privados visando diminuir os engarrafamentos (rodízio este de muito sucesso em São Paulo e em outras metrópoles).

4) Quais as vantagens de morar em Vitória? O que você acha que deve mudar?
Não podemos negar: Vitória é um lugar ímpar no Brasil. O comércio e as residências não são muito distantes (apenas o suficiente para que um não interfira no outro), o que permite que tenhamos melhor qualidade de vida, sem tantas correrias. Além disso, Vitória é repleta de belezas naturais (apesar de esta qualidade não ser muito divulgada em outras capitais do país inibindo, desse modo, o progresso da atividade turística). Para tornar-se um verdadeiro “paraíso”, a ilha precisa de uma solução efetiva para erradicar o problema do trânsito que vem assolando a capital. Além disso, é primordial que tomemos medidas contra a poluição, dando destaque especial ao pó de minério no ar e à poluição dos manguezais, tão presentes em nossa cidade. Não podemos esquecer a necessidade de reforços na segurança, sendo este um grande desafio para o governo. A cidade carece, ainda, de outras melhorias, como no âmbito da saúde e da educação.

5) O que você achou do projeto Eleitor do Futuro? A experiência foi boa? O que você vai levar de melhor dessa experiência?
Eu, como acadêmico, sou muito ligado à área de Humanas. Isso fez com que realmente me identificasse muito com o projeto. Esta é uma excelente iniciativa do professor Roberto Martins, pois possibilita o aprimoramento do senso político e crítico dos estudantes, permitindo que a Instituição ultrapasse os fins acadêmicos e forme cidadãos para o mundo. Para mim a experiência foi ótima. Após este projeto melhorei muito meu espírito de cidadania e aprendi que a aliança entre esforço, dedicação, união e determinação torna os sonhos realidade e diminui muito as fronteiras entre o que idealizamos e aquilo que realmente será por nós conquistado. Foi uma experiência que carregarei eternamente.

6) Você imaginava que seria o eleito? Por que você acha que ganhou a eleição?
Sempre há a expectativa de ganhar. Se não houvesse, não nos dedicaríamos com tanto afinco a um projeto tão grandioso. Não tinha o pensamento de vitória eminente. Primeiro pelo fato de a nossa turma ser constituída, em sua maioria, por alunos novatos (me incluindo nessa lista). Segundo por saber que todos os candidatos oponentes eram estudantes de alto potencial e, desde o início, eu sabia que a disputa não seria fácil (como de fato não foi). E, por fim, acredito que eu tenha vencido as eleições, pois eu, juntamente com meus amigos, fui movido pelo ideal de apresentar um trabalho de alto padrão. Por isso não medi esforços, me dediquei intensamente e direcionei horas árduas de estudo a respeito de todas as ideologias buscando defesas e ataques. Sempre tive também uma grande facilidade para falar em público, o que acredito que tenha sido um importante fator.


E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br