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Concurso Cultural - Viagem Acadêmica a Campos do Jordão
02/12/2009 · por Paulo de Tarso Rezende Ayub · Tags: Expressão e Pensamento, Viagem Acadêmica

A viagem acadêmica para Campos do Jordão/Taubaté, propiciada a estudantes do quinto ano do Fundamental no Da Vinci, vem deixando como legado um memorial acadêmico, com produções culturais de diferentes estilos. Livros-coletânea e/ou portfólios, jornais de edição especial, documentários, CD’s com músicas temáticas - tudo de autoria dos alunos-viajantes, eventualmente com participação das famílias - compõem uma espécie de prestação de contas quanto ao caráter cultural da atividade. Alguns destes trabalhos são utilizados pela Escola para compor seus materiais institucionais, como aconteceu em 2009 com a “Agenda do Aluno do Ensino Fundamental I”, ilustrada com produções culturais em torno da obra de Felicia Leirner, sob o foco da iconografia/iconologia.

                        





Em 2009, a tônica da Pós-Viagem foi a proposição de um concurso cultural em que os alunos deveriam fazer uma demonstração, por meio de desenho e carta destinados a alguém de seu círculo de relações, quanto à apropriação dos “princípios vincianos”, durante a viagem acadêmica. Para tanto, participaram de uma reflexão sobre a presença dos princípios vincianos em seu cotidiano escolar e foram apresentados a um modelo de carta argumentativa, deixando-se claro para eles que teriam liberdade para escolher os motivos de suas produções e buscar suas formas próprias de expressão.

Durante o processo de produção, os alunos fizeram trocas entre si para partilhar experiências e impressões de viagem, após o que passaram à criação individual, mantendo interlocução com suas professoras no sentido de receber apreciações e devolutivas que os auxiliassem no aprimoramento do trabalho original. O apuro estético, a fusão de linguagens e o cuidado com a reescritura deram a tônica à condução da sala de aula.

Assim que finalizadas as produções, os alunos atribuíram função social à expressão escrita, entregando em mãos ou enviando o desenho/carta de sua autoria para o destinatário escolhido. Foi um bonito movimento de resgate do valor afetivo de mensagens por cartas, prática de vida tão distanciada de alguns alunos nesta época de intensificação de seu contato com a tecnologia, em que o e-mail e as comunicações via orkut/twitter são os gêneros textuais por eles mais praticados.
 
Após retiradas cópias de todas as produções, foram elas analisadas por uma comissão julgadora que deveria escolher três vencedores. Tal julgamento foi complexo e demorado, dada a qualidade do acervo e o número expressivo de trabalhos consistentes. Ao final, apesar do desejo de agraciar diversos produtores, decidiu-se acompanhar situações da vida real: premiaram-se os três trabalhos que revelaram melhor articulação entre imagem/escrita, repertório cultural e afetividade na relação com o destinatário; e concedeu-se menção honrosa à “imagem mais elaborada” e ao “texto mais criativo”.

As produções vencedoras (e muitos outros componentes do acervo) são ilustrativos da riqueza pedagógica do processo e refletem o potencial das crianças, quando dão vazão a suas inteligências múltiplas/habilidades e são inseridas como co-produtoras da perespectiva cultural. A superação das expectativas que nortearam a proposição do concurso não se limitou ao olhar da Escola, visto que recebemos muitos retornos dos destinatários das produções, enfatizando não apenas o valor afetivo do trabalho, mas também sua representatividade pedagógica e cultural.

A Escola expôs os trabalhos premiados em painel montado na área da “Capela Sistina” e decidiu incluí-los na Agenda do Aluno do Ensino Fundamental I, em 2010, juntamente com os desenhos/slogans vencedores do concurso cultural que celebrou a comemoração do vintenário da Escola, no início do ano letivo. Assim, a função social da escrita, já assegurada pelo envio das produções dos alunos para agentes externos, alcançará maior repercussão, na medida em que estimulará outros estudantes à busca pela qualidade e à consciência para a ressignificação das produções acadêmicas, quando se tornam objeto de circulação.

Confira os textos vencedores do Concurso Cultural:

Arquivos para download
André_Bortolini.pdf (426 Kb)
Hélio_Monteiro_de_Moraes_Junior.pdf (290 Kb)
Igor_Bitran_Giestas.pdf (630 Kb)
Jade_Sanglard_Senra.pdf (347 Kb)
José_Roberto_Antonio_Neto.pdf (443 Kb)


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