Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Entrevista com a voluntária Milena Conci
21/03/2011 · por Paula Pretti · Tags: Projetos Sócio-Culturais


O projeto “Arte Sem Limites” nasceu de uma parceria entre a Phylarmonia, o G7-DV e o Da Vinci, com o propósito de formar um grupo artístico-musical no qual participariam pessoas com deficiência visual, a fim de estimular aspectos do seu desenvolvimento cultural e social, além de promover o estabelecimento de relações interpessoais entre os participantes.
    
Com os encontros acontecendo no Da Vinci aos sábados, desde junho de 2005 (passando de 5 anos), o projeto solidificou-se, cresceu em todos os aspectos e recebe atualmente pessoas com dificuldade visual em diversos graus e com outras deficiências ou necessidades.
    
Um dos marcos desse projeto consiste no fato de sua condução ser atribuída a voluntários. Como parte dessa atuação, em 2010 o Da Vinci lançou um convite para alunos que desejassem participar do projeto Arte Sem Limites como voluntários, o que resultou na adesão da aluna Natalia Scardua Mariano Alves. A estudante acompanhou o projeto durante 06 meses (veja entrevista com a aluna).

Em 2011, "a pioneira" continuou fazendo parte do Arte Sem Limites, mas agora de maneira independente. Dessa forma, o Da Vinci pôde convidar alunos dos 9os anos, 1as e 2as séries do Ensino Médio preencherem as 02 vagas de voluntários no projeto.

Duas vagas e quatro inscritos, sendo que, depois de uma análise por parte da escola, foram escolhidos os alunos MILENA LOYOLA CONCI, do 9ºI-2 e THIAGO AMARAL DIAS, do 9ºI-3, como voluntários.

A seguir, consta entrevista com a aluna Milena sobre a iniciativa e expectativa da sua iniciação como voluntária no projeto Arte Sem Limites.



01 - Dos 233 alunos convidados para concorrerem às 02 vagas para voluntários do projeto Arte Sem Limites no primeiro semestre de 2011, somente 04 fizeram a inscrição, ou seja, 1,72% de alunos demonstraram disposição para enfrentar tal desafio. Os números confirmam a informação sobre o fato de brasileiros ainda não terem incorporado o voluntariado, já mais difundido em outros países. Por que você acha que tão poucos alunos manifestaram interesse?

Milena: Acho que, como o voluntariado não é muito comum no Brasil, algumas pessoas não manifestam interesse por essa atividade. A maioria dos alunos, provavelmente, deve pensar que o voluntariado é uma perda de tempo e que apenas estarão perdendo seus sábados e outros dias.

02 - Por que  decidiu ser voluntária no projeto?

Milena: Sinceramente, sempre quis fazer algum trabalho voluntário, porque acho que ajudar alguém que precisa, fazendo qualquer coisa por essa pessoa sem querer nada em troca, é algo que todos deveriam fazer. Acho que apenas o simples fato de você poder estar ajudando e facilitando a vida de alguém já é maravilhoso.

03 - Ao participar você estará abrindo mão de seus sábados e de algumas outras datas; quando o projeto necessitar de você, deverá dormir mais cedo nas sextas para estar mais disposta nas manhãs do dia seguinte... Considera que a troca desse tempo do seu lazer será compensada pela participação? Como? Por quê?

Milena: Sim, já que além de eu estar me sentindo útil para alguém, estarei aprendendo também, saindo do meu pequeno mundinho e vendo a realidade. O certificado também é interessante, pois atualmente pessoas que já fizeram trabalho voluntário encontram mais chances de conseguir empregos e estágios.

04 - Qual é a sua expectativa? O que encontrou em seu primeiro dia de participação?

Milena: O meu primeiro dia de participação não foi como eu esperava, foi muito melhor. Encontrei pessoas maravilhosas que me fizeram refletir que estar numa cadeira de rodas ou não ter mais visão não é tão ruim assim e que você consegue ter uma vida boa mesmo com essas dificuldades.

05 - Você pensa que poderá contribuir bastante com o projeto? Como?

Milena: Penso que poderei contribuir com o projeto, uma vez que estarei ajudando aos participantes.

06 - O que espera para você, quando o período do voluntariado acabar? O certificado ou algo mais?

Milena: Definitivamente algo mais. O certificado é ótimo, mas o aprendizado e a experiência que irei adquirir serão bem mais compensadores.

07 - Como sua família entendeu a sua participação? A família também deverá participar, trazendo você na escola aos sábados, levando em alguns locais de apresentação do coral, talvez deixando de fazer alguma viagem para que você possa estar aqui...

Milena: Minha família ficou feliz por eu estar querendo participar. Todos me apoiaram mesmo sabendo que talvez deixemos de fazer alguma viagem.

08 - Você teve alguma conversa com as duas voluntárias do período anterior? Se sim, quais foram as impressões?

Milena: Não conversei com nenhuma das duas voluntárias do período anterior.

09 - Qual é a sua opinião sobre o processo de seleção - estar no Da Vinci desde o ano anterior, ter boa média nas notas do período anterior, boa relação com colegas e professores, ser submetida a uma equipe de profissionais do Da Vinci, apresentar certificado de participação em outros projetos de voluntariado, sorteio...?

Milena: Acho que o processo de seleção foi justo e necessário, uma vez que, para o aluno realizar este trabalho, ele tem que gostar de ajudar os outros e se comprometer a comparecer nos sábados e nos eventos.



    


MARIA AUXILIADORA VIEIRA CABRAL ABREU SODRÉ · 21/03/2011 20h18
Que bom que você vai participar deste projeto, Milena!Desde bem pequena você sempre colaborou com seus colegas e agora terá a oportunidade de ajudar pessoas que realmente sabem valorizar o que recebem. Logo você também vai perceber o quanto tudo isso vai te fazer ainda mais feliz. Congratulations! xoxo, Teacher Dora



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br