Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Entrevista com o aluno Gabriel Brunoro
03/02/2012 · por Paula Pretti · Tags: Goethe


O aluno Gabriel Brunoro Ferreira, 9ºI-2, acaba de retornar de Frankfurt Am Maide, onde ficou 20 dias no mês de janeiro de 2012, para estudos da língua alemã.

O Centro Educacional Leonardo da Vinci mantém convênio com  o Instituto Goethe para o ensino da língua alemã aos seus alunos, dentro do Projeto "Escolas: uma parceria para o futuro".
 
O intercâmbio, totalmente custeado pelo Institut Goethe - representante do Governo Alemão através do projeto "Escolas - uma parceria para o futuro"-, realizado durante o recesso escolar de Janeiro tem o objetivo de enriquecer o conteúdo acadêmico e cultural dos alunos.

A seguir, entrevista com o aluno Gabriel Brunoro Ferreira, do 9º I-2, sobre a experiência vivenciada.


Há quanto tempo você estuda alemão no Da Vinci?
Estudo Alemão há 2 anos e meio, desde a 5ª série (6º ano).
 
Quantas aulas você faz por semana?
Faço duas aulas por semana, com duração de uma hora e meia, sendo 3 horas por semana.
 
Considera que o aprendizado da língua tem sido adequado?
Acho o curso ótimo, bem como o professor Ítalo. O professor é muito dedicado e muito bom professor, com excelente didática. Também destaco o espaço que o CELV nos proporciona é de excelente qualidade.
 
Como está o Alemão, já consegue se comunicar?
Claro, eu consigo manter uma boa conversação com uma pessoa que não conheça, e que tenha o alemão como língua nativa. Também consigo pedir informações na rua, por exemplo. Mas considero que ainda tenho muito o que melhorar.
 
No mês de janeiro você passou um período de 20 dias na Alemanha, como parte da parceria Da Vinci - Instituto Goethe. Em que cidade você ficou?
Fiquei na Cidade de Frankfurt Am Main.



 
Como era a rotina do dia?  Estudava em que horário, outras atividades...
Eu acordava às 6:00 todos os dias, tomava café da manhã às 07:30. Das 09:00 até 12:30 tínhamos aula, tendo um intervalo de 10:30 às 11:00 para lanchar. Duas vezes por semana nós tínhamos aula também após o almoço, de 14:00 até 15:30. Depois destes horários podíamos sair ou fazer os programas propostos por nossos tutores, como visitar um Museu ou um Castelo.
 
Como eram as refeições?
As refeições eram feitas no próprio Albergue onde ficamos. Eram bem distribuídas pelo dia, porém como a culinária deles é muito baseada em batatas, acabei enjoando um pouco. Ainda assim, a comida era muito boa e bem feita.
 
Como foi a hospedagem?
Nós ficamos num Albergue, que era ótimo, muito grande, com excelente área de lazer. Os quartos eram separados para meninas e meninos, com andares separados. Os quartos eram muito aconchegantes, tendo todos eles, dois aquecedores com banheiro privativo para cada quarto, com aquecedor também dentro do banheiro.

Você teve oportunidade de praticar bastante o seu alemão?
Tive bastante oportunidade sim, pois além de tentarmos sempre nos comunicar com nossos professores e tutores em alemão, tentávamos também conversar com pessoas da cidade e também com pessoas que trabalhavam nas lojas e restaurantes e outros locais que visitávamos. Sempre que tínhamos alguma dúvida e não sabíamos como falar alguma coisa em alemão, perguntávamos em inglês e eles nos traduziam para alemão para que pudéssemos perguntar.
 
Como considera seu nível? Dá para conversar com facilidade com alemães? Fazer compras? Ir a um banco? ...
Considero meu nível bom pois eu consigo me comunicar relativamentre bem em alemão tanto com pessoas nas ruas, quanto com os amigos. Eu conseguia conversar e me expressar na maioria das vezes com os alemães, nas ruas. As pessoas na rua percebiam que eu era estrangeiro e falavam mais devagar tentando me ajudar e tinham mais paciência na hora de me ouvir. Ir a um Banco eu não tenho certeza, mas em lojas e restaurantes eu conversava tranquilamente.
 
Por que optou por estudar alemão?
Além de eu gostar de aprender novas línguas, no começo do curso meus pais me convenceram que este curso seria muito importante para meu futuro e me ajudaria bastante. Hoje eu concordo plenamente com meus pais e vejo que a língua alemã é uma língua linda e sinto muito prazer em estudá-la.
 
Tem perspectivas de estudar ou trabalhar na Alemanha ou em empresas alemãs?
Estudar ou trabalhar na Alemanha, hoje eu não posso afirmar, mas numa empresa alemã, há uma boa possibilidade e eu gostaria de trabalhar sim.
 
Como você administra as ofertas? Escola, Oficinas, estudos de línguas, participações em Viagens Acadêmicas - inclusive internacionais...  Dá tempo?  Mesmo assim é bom estudar alemão?
Dá tempo de fazer tudo isto, e de fazer as coisas de que gosto. Eu fico um pouco sem tempo e minha vida fica um pouco corrida, mas eu não largaria o curso de alemão por nada. Vale a pena qualquer sacrifício para estudar alemão.
 
Como você vê o seu Histórico Escolar registrando o seu período de estudo de alemão?
Eu acho que será muito importante no meu histórico. No futuro quando fizerem uma avaliação de candidatos, por exemplo, para uma vaga de trabalho, falar alemão será um grande diferencial perante outros candidatos, pois pouco são os que tem a chance de aprender esta língua.

Algum conselho aos seus colegas?
Meu conselho é: se você tem a oportunidade de aprender uma língua diferente, que poucas pessoas conhecem e que é tão importante hoje em dia, pois a Alemanha é uma potência mundial, então não deixe de estudar alemão, pois vale à pena. No começo pode ser uma língua muito difícil, tanto que no início eu tive até vontade de desistir, mas é uma língua muito boa de se estudar e depois que você pega o jeito, você aprende com muito mais facilidade e a língua flui mais. Além da vantagem de aprender outra língua, também tive a oportunidade de conhecer várias pessoas de séries diferentes e de fazer novos amigos.
Somente estudando alemão, pude ter a oportunidade de ganhar esta Bolsa de Estudos e passar estes 20 dias na Alemanha, fazendo novas amizades, estudando, e me divertindo, é claro. Foi uma oportunidade maravilhosa na minha vida, foi perfeito. 


Veja mais notícias sobre o curso de alemão no Da Vinci:

- FIT IN DEUTSCH 2 - CERTIFICADOS
- Alemão: alunas retornam da Argentina
- Fim de ano no curso de alemão
- Encerramento do curso de Alemão 2011!!
- Bolsa para Alemanha em Janeiro de 2012
- Alunas retornam da Alemanha
- Cônsules da Alemanha no Da Vinci
- Amanda e Monique na Alemanha
- Entrevista com os alunos que foram à Alemanha
- Deine Stimme Weltweit - Sua voz mundo afora
- Alemão: entrevista com Caio Marques
- Um ano de Curso de Alemão
- Alemão: entrevista com Rodrigo Emerich
- Alunos Caio e Rodrigo na Alemanha
- Recomeça o curso de língua alemã








E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br