O aluno Lucas Bitran Giestas do 8º ano A, foi o único participante classificado do Espírito Santo na XXIX Olimpíada Brasileira de Matemática. Por conta de sua atuação, recebeu Menção Honrosa da Sociedade Brasileira de Matemática.
O Centro Educacional Leonardo da Vinci que recebeu por carta o resultado da classificação de Lucas, decidiu entrevistá-lo para que dividisse sua experiência com outros estudantes da Escola.
Abaixo a entrevista na íntegra:
Da Vinci: Foi a primeira vez que você participou de uma Olimpíada?
Lucas: Não. Na 3ª série participei da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, porém os resultados não foram tão animadores quanto os da Olimpíada de Matemática.
Da Vinci: Como você soube dessa Olimpíada?
Lucas: Fui informado que haveria essa Olimpíada pela minha professora de Matemática.
Da Vinci: Matemática é a sua disciplina preferida?
Lucas: Sim
Da Vinci: Quando e como você descobriu que gostava da Matemática?
Lucas: Logo na 1ª série, em que os conteúdos começam a se diferenciar, percebi que tinha mais facilidade com Matemática do que com outras matérias. Então, comecei a me apegar a essa disciplina.
Da Vinci: Qual é a sensação de ter sido o único classificado do Estado na sua categoria?
Lucas: Francamente, me senti muito surpreso, pois tendo sido a primeira Olimpíada de Matemática em que participei não pensava que fosse ter boa classificação no Estado, e ao mesmo tempo também me sinto muito contente por ter conseguido esse mérito na minha disciplina favorita.
Da Vinci: Na carta que você recebeu do Coordenador da OBM diz que a partir de agora você está sendo acompanhado pela Sociedade Brasileira de Matemática nas futuras competições. Você pretende continuar competindo nos próximas anos?
Lucas: Sim, pois gosto da Matemática e serão novas oportunidades para tentar me classificar e conseguir resultado cada vez melhor.