Ensino FundamentalAlunos entre 5 e 14 anosEnsino voltado para a formação básica do cidadão e desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios a leitura, escrita, cálculo, compreensão dos ambientes natural, social, tecnológicos e artístico.
Neste tempo pedagógico, é grande o investimento para o melhor desenvolvimento sociocultural dos alunos através das Línguas Estrangeiras, Artes, Projetos Socioculturais, Viagens Acadêmicas e Educação Alimentar, dentre outros.
Fundamental 1 (2o ao 5o ano)A proposta pedagógica para esse segmento privilegia um currículo globalizado e interdisciplinar, no qual os campos do conhecimento se integram e facilitam uma compreensão mais reflexiva e crítica da realidade não só para os conteúdos culturais, mas também para o domínio das habilidades e competências necessárias para o alcance de conhecimentos concretos que propiciam a transposição do conhecimento.
AVALIAÇÃO
Como parte do processo ensino-aprendizagem, a avaliação para esse segmento tem caráter formativo, na forma contínua, e propicia mudanças de rota no planejamento, sempre na necessidade e tempo do grupo classe. Ao final de cada unidade didática, um instrumento formal é aplicado com objetivo de análise das aprendizagens conceituais e necessidades dos alunos para o alcance dos objetivos propostos.
Para obter mais informações sobre as especificidades dos trabalhos com disciplinas básicas, favor acessar à seção denominada Currículo.
Fundamental 2 (6o ao 9o ano)Em modelo de grade curricular, esse segmento privilegia os conteúdos conceituais e suas relações com o meio, concebendo também o universo externo como cenário educativo. Amplia-se o tempo hora/aula com vivências socioculturais, excursões pedagógicas e viagens acadêmicas, além de atividades de terceira nota e de projetos de trabalho.
AVALIAÇÃO
Instrumentos formais (provas escritas, objetivas ou mistas) compõem a avaliação do desempenho e desenvolvimento dos alunos nesse segmento. Além das provas de VERIFICAÇÃO e AVALIAÇÃO, há uma proposta avaliativa chamada de TERCEIRA NOTA, a qual consiste em atividades diversificadas e projetos de trabalho que estimulam a potencialização de habilidades e competências, para além dos conteúdos curriculares testados por via dos instrumentos formais.
Em todos os períodos letivos, a escola divulga para os alunos (em contexto de sala de aula) o calendário das semanas de provas e a composição de disciplinas por dia, bem como os conteúdos/habilidades a serem explorados disciplinarmente.
O acompanhamento das atitudes dos alunos para o aprender e seu envolvimento com o processo de autoformação e formação continuada, bem assim experiências de auto-avaliação e avaliação dialogada com os professores, compõem um cenário simultâneo de avaliação formativa.
Os alunos são avaliados na escala de 0 a 10, atribuindo-se o sistema de pesos diferenciados para as verificações e avaliações (peso 4) e a terceira nota (peso 2). Serão aprovados automaticamente os alunos que ao final do ano atingirem pontuação final igual ou superior a 6, sendo os demais submetidos a esquema de recuperação, tendo como resultado final a média entre a pontuação acumulada no ano e a nota obtida no processo de recuperação, mantendo-se o critério de aprovação pautado no mínimo de 6.
Durante o ano, a escola propicia aulas de REFORÇO para alunos que não atingirem a média 6 nas provas de VERIFICAÇÃO, de modo a resgatar conteúdos não assimilados e elucidar dúvidas em relação aos focos trabalhados nos momentos avaliativos, o que não incorre na substituição das notas obtidas. Também para alunos com dificuldades localizadas em alguns campos do conhecimento, a escola propicia esquema de APOIO PEDAGÓGICO com os titulares das disciplinas envolvidas, sempre com o objetivo de favorecer desempenhos mais consistentes nas próximas etapas avaliativas.
Para conhecer a composição de conteúdos específicos das disciplinas, favor acessar à seção denominada
Currículo.
UniformeHigh SchoolEsportesOficinas OpcionaisRegras InstitucionaisHorários de AulaHorário Integral