Os Fóruns de Discussão Estudantil - dos quais muitos de nossos alunos
vêm participando desde 2001, quando pela 1ª vez fomos escolhidos pela
UNESCO para representar o Brasil em encontro no Paraguai sobre o tema
"defesa do patrimônio cultural e natural" - podem ser lidos quer como
propiciadores da formação humanitária e cultural, quer como
possibilitadores de perspectivas para a escolha profissional.
Nesse
sentido, embora tais atividades guardem um vínculo com as Viagens
Acadêmicas (inclusive em matéria de filosofia, procedimentos e
vivências), trataremos ds Fóruns de Discussão Estudantil de maneira
apartada, considerando-o como um desdobramento do Projeto Profissões
(antecipação de situações reais do mundo do trabalho; incursão em
diferentes carreiras) e como um expressivo componente da perspectiva
cultural que constitui o foco desta seção.
Alunos
do Leonardo da Vinci marcam positivamente suas presenças nos Fóruns,
seja pela preparação cuidadosa (por iniciativa de profissionais da
Escola e deles próprios); seja pelo entendimento dos alunos e de suas
famílias para o valor destes eventos (consciência e atitude); seja ainda
pela participação compromissada dos alunos, na demonstração de
conhecimentos, habilidades e competências.
Como
consequência, chegam até nós reiterados convites para essas
participações, o que geralmente exige dos profissionais e estudantes
participantes do processo um número de horas de trabalho para
aprofundamento e formação, além de abnegação em relação aos convívios
familiares-sociais, em uma perspectiva bem diferente do que costuma
transparecer em escolas que não abraçam a perspectiva cultural como
crença.