Com sua vocação de escola contemporânea e multidisciplinar, o Centro Educacional Leonardo da Vinci alia as dimensões básica e ampliada do currículo, não privilegiando apenas a atmosfera científica limitante, mas também a do pensamento e ação. Nesse contexto, inserem-se as Oficinas Opcionais, que compõem um dos diferenciais mais significativos do “terceiro turno” no Da Vinci, constituindo uma dinâmica de trabalho própria de um centro permanente de formação.
Pautadas na visão do empreendedorismo e livre iniciativa dos professores da própria escola, resultam de competências integrantes ora das especialidades dos profissionais que as concebem, ora de um enfoque interdisciplinar e da demonstração de potencialidades em diversos campos do conhecimento. As Oficinas Opcionais constituem oportunidades de ascensão profissional para os integrantes da comunidade Da Vinci, com base nos critérios de aplicação do conhecimento, responsabilidade social, experimentação e produção artístico-científica.
Para os alunos, por sua vez, representam um estímulo para exercer o livre-arbítrio e constituir outras aprendizagens para a vida, a partir dos componentes do desejo (por centro de interesses) e da aptidão individual, bem como de acesso a saberes/perspectivas não contemplados pela estrutura curricular do cotidiano, a despeito da dimensão cultural que a permeia. Assim, oportuniza-se o desenvolvimento de competências e habilidades em âmbito individual e atende-se aos interesses e necessidades de diferentes faixas etárias, estimulando o protagonismo juvenil e o senso produtivo/prático, além de promover a cooperação entre os participantes, como elemento imprescindível para a potencialização da inteligência interpessoal.
No início de cada semestre, é apresentado um leque de ofertas, com limitação de vagas, para assegurar os objetivos pretendidos e favorecer uma melhor interação/interlocução para os envolvidos. Como estratégia de divulgação, os professores organizam exposições sobre o foco de cada oferta, contemplando acervo de produções já realizadas e utilização de diferentes recursos, de forma que os potenciais participantes possam pautar suas decisões no conhecimento de causa e nas experiências vivenciadas. O público-alvo das Oficinas Opcionais pode ser alunos, familiares, professores e funcionários, dependendo de cada ocasião/oferta, sendo que, cumprida a presença mínima estipulada, os participantes recebem certificado e, no caso específico dos alunos, registro no histórico escolar.
O investimento feito pela Escola nesse componente curricular transparece na diversidade das opções já oferecidas/vivenciadas, a saber: Fotografia; Pintura em Óleo sobre Tela; Botânica; Produção de Textos; Lógica Matemática; Robótica; Educação Musical; Etiqueta Social; Saúde; Literatura; Arquitetura Urbana Básica; Construção de Home Page; Pesquisa; Rádio; Tapeçaria; Operações Matemáticas; Contação de Histórias; Luz, Câmera, Ação e Diversão; Culinária Infantil; Fazendo Artes; A Arte do Origami; Desenho Artístico; Biscuit; Sabonetes e Velas; Etiqueta, Postura e Passarela.
A cada ano, novas propostas agregam-se e outras deixam de existir, obedecendo à lei natural das ofertas e dos interesses e criando espaços para o permanente exercício da criatividade, experimentação e inovação.
Ao lado, seguem as ofertas para o ano de 2012, separadas por semestre, com as informações necessárias para a compreensão do funcionamento e da proposta de cada Oficina. Informamos ainda que:
- algumas oficinas são direcionadas somente às alunas;
- todos os valores apresentados já contemplam o material necessário;
- eventuais lanches ou refeições, que podem ser realizadas na Escola por opção da família, não estão incluídos nos valores abaixo;
- os alunos participantes devem comparecer às atividades uniformizados;
- as Oficinas se iniciam na semana que começa no dia 01 de agosto.
- mesmo que as Oficinas se enquadrem como atividade opcional, a participação do aluno é registrada em seu histório escolar e existe a certificação ao final da atividade, desde que observada frequência mínima de 75% das aulas.