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Vestibulares e Enem
Como escola que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio à luz da perspectiva cultural, primando pela contextualização e articulação de saberes, o Da Vinci foca seu trabalho, desde a fundação, na diversidade e transversalidade do currículo, bem como na formação de homens, considerados em seu sentido pleno.

Esse enfoque de atuação propicia um aluno instigante e proativo, habituado a lidar com diversidades e adversidades, apto a responder a demandas locais e globais e a preparar-se para diferentes caminhos da vida acadêmica e profissional. Isso se reflete nos excelentes resultados que nossos alunos, em média, alcançam tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) quanto em concursos vestibulares, sem falar no desempenho acadêmico no ensino superior e nas colocações que alcançam no mercado de trabalho.

 
ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

Desde que os resultados do ENEM começaram a ser agrupados por escolas de Ensino Fundamental e Médio, e divulgados pelo MEC, vimos figurando com destaque no ranking, tanto no estado quanto no país. Nos anos de 2005 a 2007, o Da Vinci alcançou o primeiro lugar estadual dentre as escolas de Ensino Fundamental e Médio na prova objetiva (que agora substitui a 1a etapa do vestibular da UFES e de outras instituições de ensino superior), colocação esta repetida em 2008 entre as escolas com mais de 20 alunos.

Em 2009, com 678,2 pontos na média da prova objetiva, o Da Vinci também é o 1º Lugar entre as escolas capixabas de ensino fundamental e médio, e  ainda "cresce" para 685,48 pontos quando consideramos também as notas de redação, mesmo tendo orientado os alunos para que não fizessem esta prova (a UFES não considera a nota de redação em seu processo seletivo), para que pudessem ter mais tempo a dedicar às provas objetivas.

Um resgate interessante sobre o tema consta de reportagem publicada na Folha de S. Paulo com base nos resultados do ENEM/2006, na qual o Da Vinci figura entre as oito escolas do Brasil que mereceram menção na primeira página do renomado jornal.  Clique aqui e acesse a notícia daquele dia.

Para os exames de 2010, e que servem como passaporte ao ingresso em algumas instituições de ensino superior, a expectativa é de que se obtenham resultados significativos, fruto do investimento na formação dos alunos ao longo de sua trajetória acadêmica, e não em preparações diretivas para o exame. Interessante destacar também que incentivamos todos os nossos alunos a participar da prova, até para que se situem no contexto coletivo da avaliação nacional. Assim, nosso resultado configura-se real e não “maquiado”.

Ainda para a prova de 2010, em decorrência das mudanças implementadas no ENEM – notadamente quanto à ampliação do número de questões objetivas, da inclusão da língua estrangeira e da redefinição das matrizes em diferentes campos do conhecimento (Linguagens e Códigos; Matemática; Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com as respectivas tecnologias) -, nossos alunos de 9º ano do Fundamental à 2ª série do Ensino Médio foram trabalhados para conhecer a filosofia do exame e refletir sobre a importância de aliar seriedade no trabalho escolar e empenho individual na leitura e produção de conhecimento. Na oportunidade, houve uma abordagem sobre as habilidades a serem cobradas no exame e uma reflexão sobre provas já aplicadas e simulações constantes do site institucional do Governo.


Com a tranquilidade recomendável aos momentos de transição, nossos alunos não só foram informados, mas tornaram-se conhecedores da filosofia que rege esse exame, entendendo que o ENEM traz benefícios para alunos que, como eles, convivem num ambiente de perspectiva cultural, em que se privilegia o “aprender a aprender”, em detrimento do “memorizar para esquecer”.

Aos alunos do Da Vinci, foi ressaltado que o cerne das mudanças do MEC encontra respaldo na prática pedagógica do Da Vinci desde a fundação. Portanto, nossos alunos que atualmente cursam as séries precedentes ao terceiro ano do Ensino Médio continuarão envolvidos em nosso compromisso de aliar conteúdos específicos/úteis, habilidades e competências e perspectiva cultural, de forma a vivenciar uma preparação progressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio, com diferentes níveis de aprofundamento, mas uma filosofia comum de busca pela excelência pedagógica.

VESTIBULARES

Atento às outras necessidades dos alunos, e estimulando-os ao enfrentamento de desafios, o Da Vinci também lhes oferece plenas condições de preparação para os vestibulares de todo o país. Obviamente, o enfoque maior no coletivo é direcionado ao Vest Ufes (onde a maioria de nossos alunos prestam exame), mas prestamos orientações e atendimentos específicos para que nossos alunos, de acordo com seus centro de interesses, tenham condições e conhecimento de causa para prestar exame em outras instituições, especialmente as de ponta.

Assim, além de aprovarmos sempre um número grande de alunos aqui em Vitória, vimos obtendo resultados cada vez mais expressivos nas principais universidades do país, como por exemplo USP, UNICAMP, UFRJ, UFMG,  com alguns alunos ocupando posições de destaque em concursos concorridos.   Para permitir uma visualização desse quadro, em 2010 obtivemos 62 aprovações no vestibular da UFES, além de mais de 65 aprovações em instituições acadêmicas de outros estados.  Pelo 3º ano consecutivo, o Da Vinci aprovou na UFES um maior contingente de alunos na comparação com outras épocas em que o sistema de cotas ainda não fora instituído.

Na Emescam, a Escola aprovou 22 alunos, além de aprovar 4 alunos na FGV/SP, 2 na UNICAMP, 5 na USP, 14 na UFF, 5 na UFV (Viçosa), 3 na UFMG, 2 na UERJ, 1 na UNESP, 1 na UFSCAR e 2 na UNIFESP - Escola Paulista de Medicina. (os dados se referem aos vestibulares de 2010 e serão atualizados em meados de 2011, quanto já soubermos dos resultados mais recentes)

O que torna nossos números ainda mais impressionantes é considerar os cursos e a concorrência para entrar nos cursos que nossos alunos escolhem.  Se analisamos a UFES, a quase totalidade de nossos alunos escolhe cursos como Medicina, Direito e Engenharias, onde a concorrência é de 58, 25 e 16 candidatos/vaga aproximadamente.  Ainda assim, nossos 168 alunos de 3º ano obtiveram 62 aprovações, o que significa uma relação de 2,7 alunos/vaga.  Se pensarmos nas outras universidades, fora do ES citadas acima, a relação candidato/vaga aumenta sensivelmente, beirando o "quase impossível".


O Centro Educacional Leonardo da Vinci também acumula conquistas que são inéditas: somos a única escola capixaba que aprovou regularmente alunos na FGV – Fundação Getúlio Vargas nos últimos 21 anos; que conseguiu ter aluno aprovado na Escola Paulista de Medicina e a ter um aluno que obteve 1o lugar geral na Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco), dentre as mais respeitadas do país.

É interessante destacar que os alunos que conquistam esses méritos servem como referencial para os demais, partilhando com os colegas (via contatos pessoais ou entrevistas publicadas nos materiais de circulação da Escola, inclusive neste site) sua experiência acadêmica, estratégias de aprendizagem, construção de repertório cultural. Todos são unânimes em reconhecer a importância de terem sidos formados em uma escola que os conscientiza para a aquisição de hábitos de estudo e a perspectiva cultural como filosofia de vida, e não apenas como balizadores para obtenção de resultados em vestibulares.

 
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