Infantil 1 – alunos que completam 2 anos até o dia 30/06/2013 Infantil 2 – alunos que completam 3 anos até o dia 30/06/2013 Infantil 3 – alunos que completam 4 anos até o dia 30/06/2013 Infantil 4 – alunos que completam 5 anos até o dia 30/06/2013 1º Ano – alunos que completam 6 anos até o dia 30/06/2013
OBJETIVOS INICIAIS
A Educação Infantil trabalha a criança em relação aos valores sociais para o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade. Nesta fase, exercita-se o aprender a conviver assim como inicia-se o processo de aprendizagem por meio de interações e atividades lúdico-pedagógicas, tão importantes na formação dos valores morais das crianças. O pequeno número de alunos por salas permite um atendimento individualizado e a partir dos 3 anos, as turmas do horário integral participam do programa bilíngüe, quando a metade de seu quotidiano letivo é percorrido em inglês.
ATIVIDADES DE ROTINA
No Infantil, a criança está ao mesmo tempo desenvolvendo algumas regras sociais e aprendendo noções relativas a espaço, tempo e causalidade. Assim, ela começa a perceber com maior clareza o que acontece antes e depois, e o que pode ser a causa e a conseqüência de quê. As atividades realizadas sempre em horários fixos ajudam a criança a sentir-se segura, pois, apesar de gostar de novidades e de reagir contra horários muito rígidos, ela precisa de referências que a façam íntima e participante do espaço escolar. Consideram-se atividades de rotina: a sala de aula; brincadeiras no espaço interno e externo; higiene e lanche; rodas de conversa/história/música.
ATIVIDADES COLETIVAS
São atividades realizadas com todas as crianças sob a orientação do professor. Apesar de se apresentarem em dinâmicas coletivas, tais atividades levam ao desenvolvimento individual das habilidades e dos conhecimentos da cultura e educação coletivas: linguagem oral, leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático, pesquisa, psicomotricidade, artes, música, educação física, ludicidade. São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, com graus diferenciados de desafio.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Propostas de trabalho simultâneas e diferenciadas, envolvendo conteúdos de uma ou mais áreas do conhecimento, essas atividades podem ser realizadas individualmente ou em grupo.
Durante as atividades, o professor dirige-se às crianças que estão trabalhando e intervém oportunamente para apresentar-lhes desafios a explorar o que estão fazendo.
PROJETOS
O trabalho com projetos, além de promover uma aprendizagem significativa, efetivada nas atividades realizadas em situações reais, propõe uma nova organização do trabalho escolar, pautado na cooperação e participação em tomadas de decisões coletivas pelo professor e alunos, que aprendem a gerenciar sua vida escolar, assumindo responsabilidades, comprometendo-se com a aprendizagem e fundamentalmente se formando como sujeitos.
AVALIAÇÃO
Como na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental as atividades de aprendizagem se articulam de forma global, a avaliação se orienta como um elemento indicativo das conquistas, dificuldades e possibilidades de cada criança, respeitando-se seu momento, faixa etária e experiências vivenciadas. Nesse sentido, ela é contínua, visando a atender as necessidades do educando.
Ao final de cada semestre, a família receberá a avaliação referente ao processo de desenvolvimento e aprendizagens de cada criança sob as perspectivas de formação pessoal/social e conhecimento de mundo.