Hoje, dia 15 de março, as turmas da 1ª série do Ensino Médio do Da Vinci estarão vivenciando a tarefa coletiva da Gincana Cultural, inspirada nas etnias que compõem o povo capixaba. Eles desempenharão atividades, que consistem em três desafios:
- regrafitagem do muro do parque aquático com motivos do artesanato marajoara, em substituição ao tema anteiror (Augusto Ruschi);
- estilização de um tamanduá-bandeira (ao estilo do "cow parade"), para tributo a uma ou mais etnias representativas na formação do povo capixaba. As turmas possuem liberdade para escolher o foco (se uma etnia ou um diálogo entre elas) e os materiais/técnicas a serem empregados na estilização;
- produção de uma cobertura para o site, com liberdade para escolha dos gêneros textuais a serem contemplados. Um grupo de alunos atuará como repórteres em ação, acompanhando as etapas dos trabalhos e terá que entregar uma "matéria jornalística" até segunda-feira, dia 18 de março. A melhor produção será revisada e enviada para publicação no site.
As famílias que quiserem prestigiar essa grande movimentação cultural na Escola são muito bem-vindas.
A abordagem das atividades do mês de março, cerâmica marajoara, faz parte do tema pedagógico Da Vinci 2013, o “Mosaico de etnias na formação do povo capixaba”, com ênfase para as culturas indígena, portuguesa, africana, alemã e libanesa.