Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Campos do Jordão/Taubaté




Trata-se da viagem acadêmica concebida pela Escola para demarcar a conclusão do Ensino Fundamental, constituindo uma rica oportunidade de relacionamento, dos alunos entre si e com seus professores, além da ampliação de conhecimentos e estímulo à demonstração e produção cultural. O foco literário alcança representatividade nessa viagem, visto que faz parte do currículo da série o estudo da vida e obra de Monteiro Lobato e o mergulho no universo por ele criado, transposto para a realidade em Taubaté por meio de museus pedagógicos e parques temáticos. Ainda assim, são incorporadas outras aprendizagens socioculturais e históricas, devido à significação da região escolhida e à diversificação de abordagens que propicia aos estudantes pela riqueza de seu acervo arquitetônico e estético; patrimônio natural e paisagístico, potencial turístico.

O roteiro organizado para Taubaté contempla visitas ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, Parque Municipal Vale do Itaim e Museu Mazzaroppi, locais em que os alunos mantêm contatos com monitores-personagens; assistem a apresentações teatrais pautadas na obra de Lobato, partilham conhecimentos adquiridos em sua formação na etapa de preparação da viagem (nas conversas com os monitores do Sítio do Pica-pau Amarelo, demonstram amplo repertório sobre a vida e obra de Lobato, fruto de trabalho baseado na obra “Minhas memórias de Lobato”, de Luciana Sandroni; já no Museu Mazzaroppi, revelam conhecimento de causa quanto à obra e biografia do intérprete do Jeca Tatu). Oportuniza-se ainda uma visita aos Figureiros de Taubaté, associação de artesãos que mantêm um trabalho artístico singular, pautado pela preocupação educativa, tanto que propiciam contatos dos alunos com manuseio de materiais e técnicas de produção; história do espaço e ações sociais desenvolvidas pela entidade.



Já em Campos do Jordão, o roteiro principal contempla conhecimento dos estilos arquitetônicos ecléticos da região e de residências de inverno em suas singularidades; visita monitorada ao Palácio Boa Vista/Igreja São Pedro (locais em que se concentram diversas criações artísticas de ícones da Semana de Arte Moderna e rico acervo de mobiliário e produções estéticas), bem como ao Auditório Cláudio Santoro, sede do Festival de Inverno da cidade e Museu Felícia Leirner, espaço a céu aberto decorado com esculturas integradas à natureza, reveladoras de relações com a vida da autora, do seu domínio de diferentes técnicas e das funções por ela idealizada para suas obras de arte.

Nos demais momentos da estada em Campos do Jordão, propiciam-se visitas a jardins temáticos; parques naturais e chácaras abertas à visitação; fábricas de chocolate e de produtos típicos da região. Às vezes, há dificuldade de manter um roteiro fixo, pois nem todo local funciona ininterruptamente ou está estruturado para receber visitantes, de acordo com a filosofia pretendida pela Escola; mas de nossa parte sempre cuidamos de enriquecer os alunos pelo olhar observador e contato com o meio, como forma de estabelecer relações entre o aprendido e o vivenciado, orientando-os quanto ao comportamento desejado em hotéis, restaurantes e museus; as questões de segurança e conforto no contato com parques temáticos e trilhas ecológicas; o desafio de integrar-se à vida de um lugar não como turista, mas como viajante.

Durante a viagem, os alunos vivenciam momentos de protagonismo: participação em gincanas culturais (especialmente nos trajetos feitos a ônibus e trens); dramatização de cenas de obras de Lobato ou sobre ele, por vezes tendo como espectadores monitores dos locais visitados; divulgação do acervo de obras de Lobato, mediante diferentes estratégias para sensibilização de outros leitores, desde campanhas educativas até exposições e gincanas; atuação como monitores em alguns espaços visitados, revelando histórias e curiosidades sobre tais locais ou personagens dali representativos.

 

A cada ano, além da produção de diários de bordo para registro de aprendizagens, percepções e impressões individuais. a VIAGEM ACADÊMICA PARA CAMPOS DO JORDÃO agrega um projeto cultural, o que vem resultando em um acervo significativo de produções que servem para divulgação e multiplicação de aprendizagens: obras literárias tendo alunos-viajantes e seus pais como co-autores; documentários e campanhas educativas; proposta para criação de um parque temático sobre a literatura infantil capixaba, inspirado em espaços da região visitada; jornais ilustrativos de cada etapa da viagem; livro de cartões postais premiado em concurso de práticas pedagógicas realizado pelo SESC/MG; portfólios de screep-card como memórias de viagem; concursos de desenho e redação a partir de experiências da viagem. Tudo isso constitui um mosaico de aprendizagens significativas, com projeção da escola para a vida, despertando potencialidades e o senso empreendedor de nossos alunos.
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br