Trata-se
da viagem acadêmica concebida pela Escola para demarcar a conclusão do
Ensino Fundamental, constituindo uma rica oportunidade de
relacionamento, dos alunos entre si e com seus professores, além da
ampliação de conhecimentos e estímulo à demonstração e produção
cultural. O foco literário alcança representatividade nessa viagem,
visto que faz parte do currículo da série o estudo da vida e obra de
Monteiro Lobato e o mergulho no universo por ele criado, transposto para
a realidade em Taubaté por meio de museus pedagógicos e parques
temáticos. Ainda assim, são incorporadas outras aprendizagens
socioculturais e históricas, devido à significação da região escolhida e
à diversificação de abordagens que propicia aos estudantes pela riqueza
de seu acervo arquitetônico e estético; patrimônio natural e
paisagístico, potencial turístico.
O roteiro organizado para
Taubaté contempla visitas ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, Parque Municipal
Vale do Itaim e Museu Mazzaroppi, locais em que os alunos mantêm
contatos com monitores-personagens; assistem a apresentações teatrais
pautadas na obra de Lobato, partilham conhecimentos adquiridos em sua
formação na etapa de preparação da viagem (nas conversas com os
monitores do Sítio do Pica-pau Amarelo, demonstram amplo repertório
sobre a vida e obra de Lobato, fruto de trabalho baseado na obra “Minhas
memórias de Lobato”, de Luciana Sandroni; já no Museu Mazzaroppi,
revelam conhecimento de causa quanto à obra e biografia do intérprete do
Jeca Tatu). Oportuniza-se ainda uma visita aos Figureiros de Taubaté,
associação de artesãos que mantêm um trabalho artístico singular,
pautado pela preocupação educativa, tanto que propiciam contatos dos
alunos com manuseio de materiais e técnicas de produção; história do
espaço e ações sociais desenvolvidas pela entidade.
Já
em Campos do Jordão, o roteiro principal contempla conhecimento dos
estilos arquitetônicos ecléticos da região e de residências de inverno
em suas singularidades; visita monitorada ao Palácio Boa Vista/Igreja
São Pedro (locais em que se concentram diversas criações artísticas de
ícones da Semana de Arte Moderna e rico acervo de mobiliário e produções
estéticas), bem como ao Auditório Cláudio Santoro, sede do Festival de
Inverno da cidade e Museu Felícia Leirner, espaço a céu aberto decorado
com esculturas integradas à natureza, reveladoras de relações com a vida
da autora, do seu domínio de diferentes técnicas e das funções por ela
idealizada para suas obras de arte.
Nos demais momentos da estada
em Campos do Jordão, propiciam-se visitas a jardins temáticos; parques
naturais e chácaras abertas à visitação; fábricas de chocolate e de
produtos típicos da região. Às vezes, há dificuldade de manter um
roteiro fixo, pois nem todo local funciona ininterruptamente ou está
estruturado para receber visitantes, de acordo com a filosofia
pretendida pela Escola; mas de nossa parte sempre cuidamos de enriquecer
os alunos pelo olhar observador e contato com o meio, como forma de
estabelecer relações entre o aprendido e o vivenciado, orientando-os
quanto ao comportamento desejado em hotéis, restaurantes e museus; as
questões de segurança e conforto no contato com parques temáticos e
trilhas ecológicas; o desafio de integrar-se à vida de um lugar não como
turista, mas como viajante.
Durante a viagem, os alunos
vivenciam momentos de protagonismo: participação em gincanas culturais
(especialmente nos trajetos feitos a ônibus e trens); dramatização de
cenas de obras de Lobato ou sobre ele, por vezes tendo como espectadores
monitores dos locais visitados; divulgação do acervo de obras de
Lobato, mediante diferentes estratégias para sensibilização de outros
leitores, desde campanhas educativas até exposições e gincanas; atuação
como monitores em alguns espaços visitados, revelando histórias e
curiosidades sobre tais locais ou personagens dali representativos.
A
cada ano, além da produção de diários de bordo para registro de
aprendizagens, percepções e impressões individuais. a VIAGEM ACADÊMICA
PARA CAMPOS DO JORDÃO agrega um projeto cultural, o que vem resultando
em um acervo significativo de produções que servem para divulgação e
multiplicação de aprendizagens: obras literárias tendo alunos-viajantes e
seus pais como co-autores; documentários e campanhas educativas;
proposta para criação de um parque temático sobre a literatura infantil
capixaba, inspirado em espaços da região visitada; jornais ilustrativos
de cada etapa da viagem; livro de cartões postais premiado em concurso
de práticas pedagógicas realizado pelo SESC/MG; portfólios de
screep-card como memórias de viagem; concursos de desenho e redação a
partir de experiências da viagem. Tudo isso constitui um mosaico de
aprendizagens significativas, com projeção da escola para a vida,
despertando potencialidades e o senso empreendedor de nossos alunos.