Um
dos mais representativos projetos pedagógico-educativos da Escola é o
Festival de Teatro, do qual participam alunos da segunda série do Ensino
Médio, sob coordenação de professores e outros agentes educativos e com
incorporação de produtores culturais (diretores, cenógrafos e
figurinistas) como parceiros de trabalho.
O processo inicia-se
nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa, contemplando um estudo
aprofundado do gênero dramático e o contato com clássicos desse gênero,
passando à produção de texto pelos próprios alunos que podem revisitar
clássicos, criar enredos originais e trabalhar temas os mais
diversificados, desde que condizentes com o ideário pedagógico-cultural
da Escola (valorização da função sociocultural da obra de arte).
Os
alunos são envolvidos em todas as etapas de montagem de um espetáculo
teatral: concepção do roteiro, criação do texto, sonoplastia,
iluminação, arrecadação de fundos para a produção, venda de ingressos,
ensaios, convivência intensa e por fim a apresentação para um anfiteatro
sempre lotado Além disso, são estimulados a elaborarem um portfólio com
registros organizados durante o processo, a fim de que possam avaliar
posteriormente os êxitos e dificuldades de um projeto com essa dimensão,
constituindo repertório pessoal e autocrítica para futuras vivências.
O
Festival do Teatro incentiva os alunos à prática empreendedora, já que
são os protagonistas do trabalho e assumem a coordenação de todas as
atividades a ela vinculadas, contando com os adultos que acompanham o
processo como interlocutores críticos, e na como instrutores. Dessa
forma, vivenciam de perto a aplicação do conhecimento e percebem o
sentido prático de suas aprendizagens, visto que lidam em profundidade
com o resgate de fatos históricos, obras literárias, interação entre
linguagens, experiência de campo e desafio da inovação.
Com destaque na mídia local, o Festival de Teatro é uma oportunidade
única para que os alunos explorem algumas de suas habilidades não
rotineiramente trabalhadas, como a criatividade instintiva, a
representação em público, a matemática orçamentária, por exemplo.
Eventualmente algumas peças já foram convidadas para apresentações
externas, com ótima repercussão do público, mas essa não é nossa tônica
de atuação, uma vez que enfatizamos o caráter pedagógico-cultural do
projeto, integrado a uma dinâmica escolar em toda a sua amplitude e
limitadores.
Em função do Festival de Teatro, que se mantém e
renova a cada ano, dispomos de um grande leque de produções em nossa
memória (todas devidamente documentadas em gravações e portfólios) e
contribuímos constantemente para a cena cultural capixaba, reafirmando o
compromisso da Escola no sentido de que o currículo de perspectiva
cultural seja transposto do ideal para a ação.
Em 2011, em maio e junho, os alunos apresentaram a 21ª edição do Festival, como mostra o calendário abaixo: (clique na data/turma desejada e acesse a notícia da apresentação).
Em
cada uma dessas datas tivemos duas apresentações. A primeira, às
17h30min, destinada exclusivamente a alunos do Ensino Médio, alunos dos
9
os e 8
os anos do Ensino Fundamental e profissionais do Da Vinci.
Na segunda apresentação, às 20h, o público foi formado por parentes e amigos dos alunos da turma e
membros da comunidade escolar não
contemplados na primeira sessão.