Desde sua fundação, em 1990, o Da Vinci reconhece a importância da educação alimentar no processo de formação de homens, investindo na conscientização da comunidade educativa quanto aos benefícios de uma alimentação saudável e aos inúmeros problemas decorrentes de uma alimentação mal balanceada. Nesse sentido, nunca manteve cantina nem se dispôs a propiciar aos alunos “guloseimas” como balas, chicletes ou refrigerantes, negando-se a seguir tendências do mercado ou a atender a apelos puramente comerciais.
Mantendo três refeitórios com estrutura voltada para atender os alunos não apenas em suas necessidades alimentares, mas também em termos de comportamento social, a Escola desenvolve um programa de Educação Alimentar altamente recomendado, contemplando lanches e refeições preparados sob orientação de profissionais habilitados. Trata-se de cardápio equilibrado, supervisionado por um endocrinologista e uma nutricionista, contendo opções de lanches saudáveis e almoço com natureza diversificada e dietas concebidas cientificamente. A estrutura do cardápio pode ser visualizada pelo acesso a link abaixo disponibilizado.
Ressalte-se que os projetos de Educação Alimentar contêm adequação para cada faixa etária/segmento, sendo que, do Infantil ao 5 ano do Fundamental, cada refeição feita pelos alunos é acompanhada por um educador, que também ministra orientações quanto a atitudes e posturas durante as refeições. Em alguns momentos do cotidiano, os alunos participam de projetos em que a educação alimentar praticada na Escola é examinada sob diferentes enfoques, desde a construção de repertório científico (em sala de aula) até a preparação (na cozinha) e oferta dos alimentos (em balcão) até a destinação dos excedentes para instituições assistenciais. Assim, passam a dar maior valor a esse diferencial do currículo e à qualidade dos serviços oferecidos internamente.
O êxito do programa transparece na rotina dos refeitórios, à medida em que se detecta a incorporação de hábitos alimentares saudáveis por um grande contingente de alunos, o que por vezes se reflete também em viagens acadêmicas, quando temos oportunidade de observar de perto os reflexos externos do trabalho cotidiano exercido pela Escola quanto ao tema. A adesão demonstrada por um contingente significativo de famílias em relação ao nosso projeto de educação alimentar é outra demonstração da relevância do assunto e da necessidade de uma tomada de posição mais consistente por parte das instituições que lidam com a formação de seres, de forma a obter resultados favoráveis para as gerações futuras.