Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Esportes
O Centro Educacional Leonardo da Vinci é dotado de amplo parque poliesportivo (parque aquático, quadras coberta, campo com grama artificial e sala de ginástica), o que demonstra o investimento feito pela Escola no tocante à Educação Física, aqui considerada como uma área de conhecimento relacionada à cultura e competência corporal do movimento, às habilidades psicomotoras e às dimensões cognitivas e afetivo-emocionais.



Filosofica e operacionalmente, a prática de esportes vivenciada no Da Vinci deve ser analisada em três diferentes âmbitos: a abordagem no currículo, as escolas de esporte e os programas eventuais de intercâmbio esportivo.

A Educação Física propiciada aos alunos Da Vinci, via currículo, não pretende formar atletas ou competidores de peso, e sim sujeitos convictos da importância das atividades esportivas para a saúde, aptos a reconhecerem e trabalharem suas potencialidades e limites, dotados de consciência coletiva. Nesse sentido, o foco está no desenvolvimentos dos sensos de autonomia, cooperação e participação social, bem como na internalização de atitudes e valores a partir da compreensão e aceitação do perfil individual para o Esporte.

Mesmo com essa filosofia norteadora, nossos alunos não são privados de oportunidades esportivas de congraçamento e competição. A Escola organiza jogos de integração e atividades esportivas interclasses, para que os alunos exerçam o direito de competir e de lidar com suas emoções, oferecendo-lhes um ambiente saudável para a prática do esporte de grupo e coletivo.
Os alunos com perfil competitivo ou espírito de atleta são conscientizados de que o êxito individual, em modalidades esportivas, depende de empenho pessoal e de muitos sacrifícios (inclusive treinos constantes) para se alcançar a excelência. Nesses casos, a Escola encaminha os interessados à assessoria especializada.



Como parte da filosofia cultural da instituição e estímulo à prática corporal como manifestação estética, a equipe de Educação Física coordena um movimento gradativo de inclusão de danças como componente curricular, oferecendo frutos desse trabalho à comunidade educativa em eventos pedagógicos/esportivos, na forma de apresentações diversificadas.

Já no tocante à Escola de Esportes, compõe uma estrutura paralela, na qual se propiciam aos alunos oportunidades de praticar atividades esportivas com maior intensidade e diversificação, para além do que é trabalhado como componente curricular, contando com o monitoramento e a tutoria de profissionais da equipe pedagógica da escola. É inegável a segurança e organização propiciadas pelo programa, o que tem favorecido um constante crescimento do contingente de alunos atendidos sob essa perspectiva.



Atualmente, são contempladas as modalidades de voleibol e futebol, natação e ginástica artística feminina, para diferentes públicos/segmentos. As matrículas para natação só são efetuadas após uma prévia avaliação dos “candidatos” pelo especialista responsável, a fim de evitar formação de grupos com perfis/habilidades muito distintas.

As modalidades oferecidas, horários de funcionamento e custos atribuídos são especificados em circular enviada aos pais no início de cada semestre, estando também disponíveis na seção ESCOLINHAS DE ESPORTES do site.

Eventualmente, os pais dos alunos inscritos são convidados a assistir aos jogos/competições, de modo a favorecer a autoestima dos alunos mediante demonstração de suas evoluções e aprendizagens para os familiares. Nessa mesma linha de pensamento, os alunos que participam das escolas de esportes são instigados a desenvolver espírito competitivo e apresentar suas potencialidades para a comunidade educativa por ocasião dos jogos interclasses ou jogos da primavera, quando geralmente revelam boa performance ou consciência quanto aos seus limites.

Por fim, numa terceira dimensão, a Escola participa eventualmente de intercâmbios esportivos, a exemplo dos já realizados com escolas de Belo Horizonte, Santa Teresa, Santiago (Chile) e Cantebury (Inglaterra). Nesses programas, as condições de hospedagem, alimentação, segurança e transporte, bem como a programação de eventos esportivos e culturais e as formas de recepção aos intercambistas visitantes, são previamente discutidos com as famílias de nossos alunos, a fim de subsidiá-las a tomarem decisões, com conhecimento de causa. A partir da adesão das famílias e da inscrição dos alunos, formam-se as equipes que representarão o Da Vinci, as quais não mantêm vínculo com o trabalho cotidiano em Educação Física ou as Escolas de Esportes, e iniciam-se os treinamentos, sempre em horário extraclasse.












Para atividades dessa natureza, a Escola busca associar a prática esportiva com as visões acadêmica e cultural, incorporando roteiros que propiciem aulas de idiomas, visitas a museus, ampliações e trocas culturais. Esse mesmo espírito norteia a recepção dos intercambistas de outros países que nos visitam.
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2021 · www.davincivix.com.br