‘UMA VISÃO PANORÂMICA DA INSTITUIÇÃO – Síntese da proposta pedagógico-educativa”.
A escola não opta por apenas uma linha norteadora, uma vez que considera que diferentes pensadores da educação têm sua contribuição a oferecer na formação integral dos educandos. Do tradicional ao construtivismo piagetiano; da teoria das Inteligências Múltiplas à das competências e habilidades; da metodologia de projetos à educação holística, tudo encontra lugar no leque de vivências pedagógico-educativas oferecidas pela escola, em que se prima pela diversidade e pela dialogia entre as diferenças.
A escola tem uma preocupação centrada na formação ética e moral de seus alunos, mantendo um código de regras transparente e zelando por seu cumprimento, de forma a desenvolver nos alunos consciência para as visões do público e privado na convivência social. Visando à formação de hábitos, é feito um investimento educacional com os alunos para inibir descumprimento de horários pedagógicos, uso de chicletes ou de celulares e outros modismos tecnológicos, posturas incompatíveis com o ambiente escolar e a convivência no coletivo, descaracterização de uniformes. Valoriza-se a
agenda como instrumento de acompanhamento do cotidiano escolar e da organização de hábitos de estudo e recorre-se ao mapeamento de salas de aula como mecanismo de estruturação pedagógica.
O Da Vinci é uma escola com currículo de perspectiva cultural, trabalhando as bases comum e diversificada de conteúdos, a contextualização do conhecimento e a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades e competências e a resolução de problemas. Além das disciplinas do currículo tradicional, faz-se um investimento maciço nos domínios de línguas estrangeiras, artes, esportes e danças, oficinas extracurriculares, música, jogos e brincadeiras educativas, viagens acadêmicas e excursões pedagógicas, montagem de mostras culturais e festivais de teatro/saraus. A escola mantém ainda, desde sua fundação, um programa de educação alimentar, disponibilizando três refeitórios para seus alunos com cardápio saudável organizado por nutricionista, não oferecendo cantina.
No que diz respeito ao contato com os pais, a escola disponibiliza palestras com especialistas, coquetéis comemorativos dos dias de mães e pais, reuniões informativas, plantões para trato de questões pedagógico-educativas, momentos pedagógicos específicos para as famílias, com os alunos atuando como protagonistas, mostras culturais e científicas e “dias da família”, para realização de atividades diversificadas (pedagógicas, culturais, esportivas, shows de talentos, etc.) na sede da escola, em dias reservados para o estreitamento de relações humanas. Alguns pais atuam como parceiros da escola na formação dos filhos/alunos porque se incorporam a projetos de trabalho em andamento, proferindo palestras sobre temas de sua especialidade ou respondendo a desafios propostos pela escola visando à produção cultural na comunidade educativa.
O Da Vinci é uma escola com preocupação social e cultural, o que se reflete em diversas iniciativas levadas a efeito por seus alunos e educadores: lançamento da obra Oratórios, capelas e igrejas do município de Santa Teresa, uma coletânea de fotografias e textos científicos e de opinião sobre a preservação da memória cultural capixaba; restauração da Capela dos Lambert, um dos primeiros monumentos italianos do país; montagem de gincanas culturais para beneficiar instituições carentes; realização de projetos de denúncia social em torno do trabalho infantil; produção de obras literárias e científicas pelos alunos, incluindo releitura de livros de escritores capixabas, todas aproveitadas como materiais didáticos no interior e exterior da escola; movimentos pela paz e pela solidariedade, contemplando desde o lançamento de livros com atuação integrada de escolas até programas de intercâmbio intermunicipal/estadual, envolvendo redes pública e privada; montagem de programas internos de convivência; trabalho de educação musical para deficientes visuais; montagem de cooperativas de reciclagem, administradas por funcionários. O propósito maior de todas essas formas de atuação é incentivar os alunos e outros agentes educativos ao empreendedorismo, à crítica e denúncia, à ação efetiva, ao assistencialismo conjugado com a intervenção social. A escola vem merecendo reconhecimento por sua atuação social, já tendo recebido menções especiais em informativos da UNESCO em Paris; já tendo organizado eventos de integração entre escolas para discutir o tema da função social da educação e pensar em movimentos coletivos.
A escola preocupa-se também em ser um centro de reflexão sobre educação, não se limitando a ser uma escola de fazeres, mas de pensares e valores em torno da educação, a qual participa do debate educativo socializando suas práticas e produzindo reflexões teóricas a partir delas.
Por fim, o Da Vinci não concebe seus alunos apenas como sujeitos do conhecimento, mas como pessoas portadoras de potencialidades e seres em formação continuada. É uma escola inquieta, atrelada às transformações do mundo contemporâneo, e que não se descuida de suas conquistas, mas está sempre propensa a dar novos passos. Adota uma política transparente de socialização e interação com a realidade, pois acredita que a escola não tem função redentora, mas pode ser uma agente transformadora sob o ponto de vista social, cultural, ideológico e ético. Na diversidade de suas vivências e na convivência entre as vertentes acadêmica e humanista, está a maior riqueza do Da Vinci.