Foto aérea de 1990
Durante o ano de 2009, mais precisamente a partir de 05/03/2009, o Da Vinci comemorou seu vintenário. Ao longo do ano letivo, a celebração desse marco na trajetória da Escola pautou tanto a realização de eventos significativos para toda a comunidade quanto a concepção de atividades pedagógicas que inseriram os professores e alunos como protagonistas do conhecimento e sujeitos culturais. Uma atmosfera pedagógica, sociocultural e afetiva fez com que o ano transcorresse repleto de momentos que se transformaram em bons marcos e recordações para todos que compõem a comunidade Da Vinci e compartilham o êxito dessa história educativa.
Apresentamos a seguir um detalhamento dos eventos com fotografias ilustrativas de cada um dos tantos momentos que, vivenciados em diferentes momentos e com diferentes convidados, integram um memorial que caracteriza bem a nossa identidade como escola de perspectiva cultural e como agregadora de diferentes dimensões do conhecimento e formação de homens.
Eventos em comemoração aos 20 anos do Da Vinci:
1. Comemoração do aniversário da escola:Organização da exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”, trazida da Itália para Vitória por iniciativa/patrocínio do Da Vinci, permitindo à sociedade local mergulhar na compreensão da complexidade do gênio Leonardo da Vinci e da era renascentista, a partir do contato com materiais, recursos e produções organizadas de forma didática e integrada.
Leia, a seguir, artigo produzido pela Diretora Pedagógica, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, sobre o tema :
“ENSINAR A ENSINAR” E “APRENDER A APRENDER”
Como tem sido noticiado pela Imprensa local, órgãos públicos e entidades de iniciativa privada uniram-se em parceria para viabilizar a vinda (de Florença para Vitória) da instigante exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”, a ser sediada no Palácio Anchieta, no período de 12 de maio a 21 de junho. Para marcar a amplitude do evento, será reaberto o Salão Afonso Brás, compondo um novo espaço cultural que sediará outra mostra já em adiantado planejamento, mas ainda sem data definida, tendo como foco Michelangelo.
Eis uma iniciativa ousada que se agrega a outras ações do Museu Ferroviário e Museu de Arte do Espírito Santo para integrar Vitória a circuitos de abrangência internacional, propiciando hábitos culturais em sua população e incentivando-a ao acesso a museus com exposições fixas e/ou itinerantes.
A mostra sobre Leonardo da Vinci abriga quarenta réplicas de criações, divididas em blocos (“máquinas militares”, “máquinas de ar e de água”, “máquinas civis”), sendo que dez delas, com apresentação interativa, permitem sentir de perto a busca pela experimentação própria do gênio do Renascimento e o contato com suas inteligências múltiplas.
A população terá acesso gratuito à mostra, o que confere à passagem local um toque inusitado. Além disso, tem sido notável o empenho das instituições envolvidas no sentido de preparar os potenciais visitantes para tirarem melhor proveito da atividade, seja participando de treinamentos prévios, seja tendo acesso a palestras com temas históricos, científicos e econômicos.
No âmbito do Centro Educacional Leonardo da Vinci, promotor cultural do evento, professores e alunos estão mergulhados no estudo aprofundado das facetas de Leonardo da Vinci, na reflexão sobre atitudes dos visitantes de mostras culturais e em situações pedagógicas que visam à formação científico-humanista dos alunos; em paralelo, professores de escolas públicas e particulares vêm recebendo treinamento para atuar como monitores na condução de alunos-visitantes e priorizar a interação sobre a transmissão do conhecimento.
Será atribuída prioridade às visitas de caravanas pedagógicas (alunos e professores), sob condições adequadas de transporte e segurança, o que dará à capital capixaba um clima de cidade educativa pouco usual por aqui. O lema vigente é “ensinar a ensinar” e “aprender a aprender”, fazendo os envolvidos lidarem com novas tecnologias do conhecimento e apropriação de bens culturais, com conhecimento de causa.
Ainda assim, haverá muitos horários abertos para o público em geral. Eis uma oportunidade ideal para se vivenciarem programas culturais em família, de forma que os pais verifiquem os reflexos, na prática, do investimento feito pelas escolas no tocante à formação de consciências culturais e atitudes cidadãs na atual geração de estudantes.
Esse esforço intensivo realça a busca de uma identidade para a passagem da exposição “Por dentro da mente de Leonardo da Vinci” por Vitória. Espera-se que os visitantes transitem de espectadores para coprodutores, dispondo-se a encarar a aventura do conhecimento e o resgate dos sentidos como meta de vida. E que tal iniciativa seja precursora de outras parcerias educativas, com foco sociocultural.
Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
Diretora Pedagógica do Centro Educacional Leonardo da Vinci
2. Coquetel de Sempre-Alunos:Enfatizando uma filosofia que sempre mantivemos de deixar as “portas abertas” para os sempre-alunos, fazendo-os retornar ao convívio com a escola na condição de referências, consultores e parceiros de trabalho, propiciamos para esse contingente um dia especial de reencontro, durante um evento especialmente organizado no C
entro de Convenções de Vitóri
a. Foi um momento para matar saudades, conhecer trajetórias, ouvir depoimentos e revisitar memórias.
3. Chá das Avós:Concepção de um livro personalizado de receitas, inspirado na trajetória de Leonardo da Vinci como curioso e praticante da Gastronomia, destinado às as protagonistas desse projeto, que trazem para a escola o componente afetivo e o valor da memória nas relações familiares.
4. Dia dos Pais (Pai e Mãe):Para celebrar o dia dedicado aos protagonistas desse evento, realizamos um jantar no Centro de Convenções de Vitória regado a receitas italianas e a música de qualidade. Decorando o ambiente com referências à vida e obra de Leonardo daVinci, a Escola inseriu as famílias num momento de convivência social, com pitada cultural.
5. Festa do Agente Educativo:Para celebrar o dia dedicado aos protagonistas desse evento, realizamos outra festa temática inspirada na vida de Leonardo da Vinci, mantendo a filosofia do resgate cultural e da inserção em ambientes sociais e práticas decorativas próprias de diferentes fases da vida do “homem do Renascimento”.
6. Dia do Estudante:Concepção de camisa temática inspirada em Leonardo da Vinci para presentear nossos alunos, além da realização de gincanas de conhecimentos sobre a vida e obra de Da Vinci (aara alunos do Fundamental), o que os fez compreender o “dia do estudante” como um momento de autoconsciência para a importância da formação continuada.
7. Aprendendo a Ouvir:Concerto de músicas da época renascentista, num estímulo ao sensorial e ao concreto, congraçando alunos e suas famílias em torno da escuta musical como formadora de outras habilidades, inclusive autopercepção.
8. Musical do Infantil:Este evento, que envolveu alunos de todo o segmento para demonstrar o perfil bilíngue que o caracteriza, teve inspiração em Leonardo da Vinci e na era renascentista, instigando os alunos a se apropriarem de papéis que os fizeram exercitar a fantasia, mas também a consciência histórica.
9. Musical do Fundamental (2º ao 5º ano):Ampliando um processo já vivenciado com o Infantil, os alunos das primeiras séries do Fundamental também foram envolvidos na produção coletiva de um espetáculo musical relacionado a Leonardo da Vinci e à era renascentista, em diálogo com outros repertórios culturais integrados ao currículo do segmento.
10. Jogos da Primavera:Concepção de camisas-símbolo para o evento inspiradas em Leonardo da Vinci, além da simulação de brincadeiras, competições e jogos inspirados na era renascentista.
11. Festa Renascentista:Substituição da Festa Junina, com suas coreografias típicas regionais, pela Festa Renascentista, com apresentação de desfiles e danças daquele contexto histórico, inserindo os alunos numa pesquisa/preparação prévia que lhes permitiu atribuir maior sentido às performances culturais que assumiram, além de promover paralelos entre diferentes culturas e épocas. Do Infantil ao Fundamental, os alunos assumiram papéis representativos das diferentes facetas de Leonardo da Vinci ou de estudos artístico-científicos por ele realizados.
12. Estação Ciências:Realização, com os alunos do Fundamental, de experimentos pautados nas contribuições científicas e artísticas de Leonardo da Vinci, conscientizando-os da atualidade de seu pensamento e fazendo-os atuar como cientistas/artista em ação, transitando em espaços pedagogicamente preparados, manejando recursos/técnicas que os subsidiaram na apropriação dessa competência e interferindo no entorno da escola.
13. Exposições e Mostras de ARTES:Mostras temporárias (abertas para a comunidade) de trabalhos artísticos realizados nas Oficinas de Artes, promotores de diálogos entre diferentes artes plásticas e linguagens, algumas tendo como foco as contribuições artísticas de Leonardo da Vinci e seu lidar com técnicas e experimentos inovadores. De modo a valorizar a veia artística de nossos alunos e sua inserção no cenário institucional, pretende-se aproveitar parte das produções a serem geradas nesse contexto para compor o acervo permanente da escola.
14. Festival de Teatro:Incentivo à concepção de espetáculos teatrais que tivessem como tema Leonardo da Vinci ou fizessem referência a suas contribuições para diversos campos do conhecimento ou a obras literárias que o trouxessem como personagem de tramas; ou ainda que criassem enredos a partir do contato com o repertório cultural que lhes foi oportunizado.
15. Gincana Cultural:Destinada a alunos de 1ª série do Ensino Médio, a gincana cultural Da Vinci, que já teve a cultura italiana e o mosaico étnico do Espírito Santo como foco, foi pautada na vida de Leonardo da Vinci e em suas facetas. Contemplando concurso de redações, tarefas-relâmpago e atividades previamente concebidas, a atividade resgatou a personalidade multifacetada de Leonardo da Vinci e seu pendor para a gastronomia, literatura, música e pintura, sendo precursor das inteligências múltiplas, além de ter incentivado a leitura de obras técnicas e literárias sobre o “homem universal”.
16. Mostra Científica:Destinada a alunos de 2ª série do Ensino Médio, este projeto intenta transformar os alunos em “inventores” e transmissores de conhecimentos, tendo como tônica o resgate de contribuições científicas de Leonardo da Vinci, culminando com uma mostra aberta à visitação das famílias, em que sejam revisitados experimentos vincianos que figuram constantemente nos livros, mas são pouco materializados no contexto escolar.
17. Inauguração do painel “A Última Ceia”:Criação de uma releitura artística da tela “A Santa Ceia”, de Leonardo da Vinci”, com autoria de professores e alunos da Vinci, para figurar como marco do vintenário e enriquecer o acervo cultural da escola, criando novas referências para o desenvolvimento do olhar observador e da apreciação estética na comunidade.
18. Produção institucional (de caráter audiovisual):Como ponto culminante da comemoração do vintenário da escola, está sendo montada uma produção institucional que ilustra o diferencial educativo do Centro Educacional Leonardo da Vinci, deixando transparecer como educação de qualidade se constrói do micro ao macro; da idêntica preocupação com o detalhe e o panorâmico.
19. Concursos internos de redações e desenhos:Para que os alunos buscassem sua própria identidade durante o vintenário da Escola, foram propiciados concursos internos que os levarem a demonstrar suas habilidades e exercitar leituras de contexto. Atuando na criação de logotipos comemorativos próprios para cada segmento e na produção de desenhos e textos escritos, os alunos dos diferentes segmentos foram estimulados a viver o vintenário da escola como um estímulo para a produção do conhecimento e a apropriação cultural.
Conheça, a seguir, textos e desenhos vencedores dos concursos internos realizados, em diferentes segmentos.
20. Viagem Acadêmica Internacional:Como parte do roteiro da Viagem Acadêmica Internacional, os educadores e alunos-viajantes visitaram as principais cidades onde Leonardo da Vinci passou parte de sua vida ou na qual se concentra a maior parte de suas criações (Vinci, Firenze, Venezia, Milano, Roma), passando por uma preparação prévia que os tornou mais contextualizados e perceptivos durante a visitação e tendo o compromisso de apresentar posteriormente suas percepções/impressões/aprendizagens, na produção de ”Diários de Bordo”.