Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Comunicação Escola/Família
A Escola mantém diversas vias de comunicação com as famílias, conforme detalhamento a seguir, do qual constam as especificações dos instrumentos existentes e dos objetivos a que se propõem:

Site: portal completo, contendo a filosofia/missão da Escola e o ideário de suas diferentes ofertas acadêmicas e culturais, bem como todos os dados operacionais  a elas pertinentes. Além de possibilitar uma visão panorâmica e focada da Instituição, em suas diferentes frentes de atuação, propicia também uma cobertura de eventos e atividades desenvolvidos no cotidiano, bem como o acompanhamento intensivo do cotidiano escolar por parte dos alunos e suas famílias. Funciona ainda como canal de informações específicas para pais e alunos, tais como notas, circulares, orientações de estudos, gabaritos de simulados, etc.

Informe da Vinci: visa a socializar com as famílias recortes interessantes do cotidiano pedagógico, com ênfase para situações de protagonismo dos alunos.  É enviado por email mensalmente ao endereços cadastrados na matrícula.

Circulares: disponíveis primeiramente no site da escola, são enviadas por e-mail para os endereços eletrônicos de pais/responsáveis cadastrados na Escola e, em situações específicas, impressas e encaminhadas por intermédio do próprio aluno, com orientações para entrega às famílias por parte da equipe técnica ou professores. Geralmente, são comunicações de natureza mais operacional e administrativa, já que a filosofia da Escola, de caráter permanente, encontra-se visibilizada no Plano Diretor constante do site. Eventualmente, a Escola lança mão das circulares para tratar de percepções pedagógicas e educacionais e de outras necessidades surgidas na dinâmica da vida escolar.

Convites: portadores de comunicações da Escola para eventos culturais ou momentos afetivos, são criados especialmente para cada ocasião e mantêm coerência com os propósitos de cada uma delas.

Agenda Escolar: além de apresentarem um componente cultural diferenciado, de acordo com o eixo temático abraçado pela Escola ano após ano, as agendas (diferenciadas para cada segmento) visam a potencializar os sensos de planejamento e organização nos alunos, além de funcionar como  instrumentos de intercomunicação com as famílias, já que permitem o acompanhamento do cotidiano pedagógico de cada portador, devendo ser consultadas e assinadas semanalmente pelos pais, do Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. No caso do Ensino Médio, busca-se uma autonomia do aluno na administração da agenda, mas sempre com o propósito de balizar seus procedimentos e atitudes no cotidiano pedagógico.

Bloco de comunicações família/escola: deve ser utilizado pelos responsáveis pelo aluno sempre que houver modificação na rotina diária do filho e necessidade de comunicação de fatores que tragam impacto para sua permanência na Escola.  Esse material é entregue às famílias no ato de matrícula, com orientações específicas quanto às suas formas de utilização.

Entrevistas: a Escola toma a iniciativa de manter contatos com as famílias sempre que detecta a necessidade de um estreitamento de relações, a partir da percepção do cognitivo/atitudinal dos alunos. Também às famílias é dada a oportunidade de marcarem entrevistas com membros da Direção e Orientação Educacional, observando para tanto um agendamento prévio que permita um atendimento racional das tantas demandas.

Reuniões com professores: Trata-se de eventos de natureza coletiva, destinados a dar maior visibilidade às famílias sobre a atuação da escola na formação cognitiva, ética e moral dos alunos e na realização de projetos diferenciados.

Plantão de professores: é um momento de troca individual entre pais e professores acerca dos filhos/alunos, sempre visando a uma melhor compreensão do perfil do cada estudante, até para contribuir para seu aprimoramento acadêmico e mudança de atitudes para o aprender. Do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, são agendados horários específicos de atendimento com o professor-titular e os professores de aulas especializadas. Do 6º ano do Ensino Fundamental em diante, os professores atuam em regime de plantão, atendendo a todos os pais presentes na sequência em que comparecem.

Conferências com especialistas
: Abordagens teóricas sobre temas de interesse geral da Escola e famílias, visando a estimular uma espírito de parceria e aproximação na formação integral do ser.

Reuniões Coletivas
: destinadas a focos específicos, propõem-se a tratar de temas que devem ser olhados de maneira diferenciada, por suas singularidades e impactos sobre o cotidiano pedagógico e a formação continuada. Nessa linha de pensamento, a Escola propicia reuniões para pais de alunos novos do Infantil I, encontros com as famílias para tratar da transição entre segmentos, contatos com pais de alunos novos ingressos no Ensino Médio, para situá-los quanto à perspectiva cultural e visão acadêmica da Escola; reuniões específicas para tratar de programas de intercâmbio, em suas vantagens/riscos. Com essas iniciativas, os alunos são atendidos em suas necessidades específicas e os familiares supridos com informações/orientações que os auxiliem no supervisionamento da vida escolar ou na tomada de decisões.

Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br