Uma crença enraizada na filosofia e prática da Escola, desde sua fundação, consiste na relevância atribuída os estudos de língua estrangeira, não só pelo uso da língua como ferramenta de comunicação/expressão, mas também pela possibilidade de aprendizagem sobre a cultura dos países e povos, a partir do contato com a língua respectiva.
Dessa forma, o ensino de línguas estrangeiras, no Da Vinci, não se limita ao aspecto estrutural ou gramatical. Além de a Escola conscientizar os alunos para a evidência de que as línguas são a manifestação mais visível da identidade de um povo, leva-os a conhecer hábitos culturais e singularidades dos países que as utilizam, para que desenvolvam um repertório analítico em torno da importância de aprender idiomas ou desenvolver o poliglotismo. O estudo de Inglês e Espanhol, oferecido para o Semi e o Integral, aborda as linguagens oral e escrita, contextualizadas em seu universo de origem. Já os cursos de Alemão, Francês e Italiano são oferecidos exclusivamente para os alunos do Integral, que através do conhecimento da cultura desses povos intensificam as habilidades de linguagem nesses idiomas.
Cientes que recebemos um contingente grande alunos para o Integral, advindo de escolas onde não há a mesma carga horária que a do Da Vinci para as línguas estrangeiras, oferecemos cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano com o objetivo de assegurar que estes alunos detenham condições de acompanhar o trabalho a ser desenvolvido com os alunos já matriculados nessas disciplinas em anos anteriores. Para maiores informações sobre inscrições, datas, horários e valores desses cursos clique em
Cursos de Línguas. É importante ressaltar a necessidade de estudos paralelos para superação de dificuldades. Todas as informações pertinentes encontram-se detalhadas em circular.
Outra inovação significativa consiste na ampliação dos objetos de estudo: afora os livros didáticos oferecidos pelo mercado, a Escola adota como referenciais de ensino obras literárias, filmes, documentários, músicas, jornais e revistas, sempre com o propósito de fazer o aluno lidar com a concepção de língua viva e em circulação pelas comunidades que a usam.
A carga horária alusiva a esses idiomas é variável, de acordo com a série/faixa etária ou opção por turno (se Integral ou Semi-Integral), e pode ser visualizada em detalhes na seção
currículo do site.
Desde 2009, além das quatro línguas estrangeiras oferecidas, o Da Vinci passou a oferecer, aos seus alunos, o ensino da língua alemã, fazendo-o em parceria com o Governo da Alemanha, por intermédio do Instituto Goethe, e do programa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha intitulado “Escolas: uma parceria para o futuro”.
Após cumpridas metas de aprendizagem estabelecidas pelo Instituto Goethe, os alunos envolvidos receberão certificados de conclusão, além do que estudantes e professores do programa poderão participar de intercâmbio na Alemanha, com o objetivo de desenvolver a prática do idioma e conhecer mais detalhadamente a cultura do país.
A partir de 2013 o Alemão passa integrar a carga horária curricular das turmas do Integral no Ensino Fundamental II como disciplina optativa, assim como Francês e Italiano. Com isso, ao ingressar neste segmento, o aluno do Integral, além de cursar Inglês e Espanhol, opta por Alemão, Francês ou Italiano. Em 2013 os alunos dos 6ºs anos Integral passam a ter mais essa opção de Língua Estrangeira, que será incorporada ao currículo gradativamente a cada ano até alcançar o 9º ano do Fundamental II. Aqueles que já cursam Alemão como disciplina extra-curricular, podem continuar cursando essa disciplina normalmente nos mesmos moldes dos anos anteriores.