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Fórum FAAP
Também compondo a configuração das viagens acadêmicas (agora com enfoque diplomático e internacional), alunos voluntários do Centro Educacional Leonardo da Vinci participam anualmente do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, realizado no campus da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, um centro de formação superior que também traz a perspectiva cultural no currículo, propiciando uma ótima interação entre duas escolas de ponta, nas respectivas frentes em que atuam. O professor de Geografia, Joelmo Costa, e a Assessora da Direção, Lorena Bonadiman, prestam todo o suporte acadêmico para os alunos envolvidos e acompanham-nos durante os dias do evento, a fim de subsidiar sua atuação sob as perspectivas conceitual, procedimental e atitudinal. 

O Fórum FAAP é um modelo permanente de simulação de tratativas e negociações vivenciadas em organismos internacionais, contemplando alunos do Ensino Médio das mais bem conceituadas escolas do País, sujeitos a desafios permanentes e avaliações por especialistas. O aprendizado ativo e o amadurecimento de valores sociais e culturais são as principais intenções pedagógicas do evento. Como consequência, os participantes ampliam seus conhecimentos nas áreas da geopolítica e relações internacionais, sem falar no aprofundamento em temas que constituem singularidades dos países e povos que representam. A característica marcante deste projeto é a interdisciplinaridade destinada à negociação de soluções e resolução de problemas do cotidiano.

A participação no evento e as demais contribuições prestadas pelo entorno - uma vez que, nos trajetos e horários livres, pontos históricos e culturais da cidade de São Paulo são visitados com os nossos alunos, sempre com o enfoque de cenário educativo – estimulam diferentes competências nos estudantes, novamente priorizando as etapas de pré, durante e pós-evento.  



Na etapa de preparação, são incentivados a lidar com a pesquisa direcionada, a consulta a diferentes fontes e a concepção de estratégias que lhes propiciem obtenção de efeitos práticos no processo diplomático; bem como a redigir documentos escritos que revelem a essência de seu pensamento, nos focos que lhes são direcionados. Além disso, participam de encontros de preparação com os coordenadores pedagógicos e alunos representantes do Da Vinci nos eventos anteriores, a fim de entenderem o funcionamento do fórum, discutirem sobre postura diplomática, vestimentas, regras para pronunciamentos e interferências, e outras particularidades alusivas à proposta educativa.

Durante o evento, o ambiente de discussão e a busca por um consenso induzem ao aperfeiçoamento da retórica, à escuta consciente e à habilidade de negociação. O ambiente diplomático propicia que os estudantes troquem experiências com seus pares e deem dimensão significativa aos conhecimentos adquiridos, sendo uma oportunidade única para o debate de questões atuais e polêmicas e intensificação dos sensos pessoais de reflexão e conscientização; o que contribui para a formação de cidadãos engajados, politizados e socialmente comprometidos, homens que conseguem aliar visões locais e globais. Para alunos que detêm vocação para atuar na área de Relações Internacionais, trata-se de uma prévia significativa do modelo de vida que tenderão a viver, nos ires-e-vires do contexto diplomático. 

A dinâmica do evento consiste em organizar alunos por grupos de discussão formados por representantes de diferentes países e etnias (com culturas e visões de mundo bastante diferenciadas), sendo que cada delegado defende os interesses econômicos e políticos do país que representa, em debates que priorizam temas em voga na agenda internacional, contemplando as perspectivas de cultura, educação, política externa, economia, responsabilidade social, ajuda mútua entre países e reflexão sobre os grandes desafios da agenda contemporaneidade. Ao final do evento, os delegados formalizam os desdobramentos das negociações em uma proposta de resolução, de forma a transitar da teoria para a prática e de atribuir significado às construções coletivas.

Quando retornam à Escola, os alunos Da Vinci são estimulados a partilharem suas vivências e divulgarem suas produções para os demais colegas (em sala de aula ou encontros extraordinários), pois também se aprende muito com a experiência e o olhar do outro. Matérias na Internet, informativos Da Vinci ou estímulos para que os envolvidos publiquem suas produções em veículos de circulação são outras estratégias adotadas pela Escola para assegurar a socialização que a proposta merece.



O interessante é que geralmente essas vivências ocupam feriados prolongados ou parte da agenda de recesso escolar, levando o aluno a transitar do universo acadêmico para a realidade da vida real. O importante é a convivência com a diversidade cultural, as tentativas de entender as distintas formas de ver o mundo, o exercício de tolerância e negociação quando os debates travam, a versatilidade para resolver situações-problemas, assim como acontece no cotidiano. Tudo isso representa um aprendizado ímpar para os alunos, uma ampliação de currículo que transcende o caráter escolar tradicional, uma demonstração de possibilidade de convivência num mundo marcado pela intolerância cultural, em um modelo no qual os alunos são os agentes condutores e sujeitos de seu processo de aprendizagem, “aprendendo a apreender” e deixando de ser meros espectadores e reprodutores do pensamento do outro.

Como multiplicador das iniciativas socioculturais em que se insere, o Da Vinci valeu-se da participação de nossos alunos no evento em questão para conceber novas frentes de atuação, o que desembocou na criação do “Fórum Estudantil Da Vinci”, uma extensão da prática para os muros da Escola, incorporando alunos voluntários dos nonos anos, primeiras e segundas séries do Ensino Médio, tudo em horário extraescolar. Já detemos duas experiências da natureza, com ampla receptividade de educadores/alunos e cobertura da Imprensa local. Dessa forma, as relações internacionais passam a integrar o nosso currículo permanenentemente, mostrando uma visão de conhecimento sem fronteiras e uma atitude para a convivência com a diversidade.

Fórum FAAP 2012

Neste ano de 2012, o VIII Fórum FAAP acontecerá entre os dias 05 a 09 de junho.



O investimento necessário para a participação nesta viagem/atividade é R$1.950,00 e contempla as passagens aéreas, taxas de embarque, traslados em São Paulo, hospedagem e inscrição no fórum.  Esse valor será pago integralmente, com vencimento em 01/06.  As despesas com alimentação não estão incluídas e serão administradas pelos próprios alunos.



As inscrições acontecerão somente via site do Da Vinci, organizadas da seguinte forma:


  • Inscrições das 8h do dia 11 de abril às 16h do dia 13 de abril - Para alunos de 1as, 2as e 3as séries que participaram do Fórum Da Vinci e desejam participar dos comitês, serão 16 vagas (5 vagas para as 3as séries, com preferência para alunos que participaram do VII Fórum FAAP, 5 vagas para as 2as séries e 6 vagas para as 1as séries).
  • Uma vez inscritos na delegação do Da Vinci, os alunos devem fazer suas inscrições na FAAP, propriamente dita.  Este é um processo nacional, que ocorre de modo simultâneo em todo o país e com todos os alunos interessados nas vagas.  Deste modo, os alunos que se inscreverem em nossa delegação devem estar no Laboratório de Informática do Da Vinci, no dia 02 de maio, às 13h45min, para efetuar esta segunda etapa do processo.

A viagem só acontecerá com um mínimo de 10 alunos que conseguirem fazer suas inscrições na FAAP. Como a inscrição é automática, como exposto acima, existe a possibilidade de não conseguirmos todas a vagas desejadas.


Clique aqui e acesse a notícia sobre a participação dos alunos em anos anteriores.
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