O GÊNIO EM POUCAS PALAVRASNascido em Vinci (comuna da Itália, próximo a Florença, no dia 15 de abril de 1452), Leonardo muda-se para Florença e, então, transforma-se no Leonardo da Vinci: Leonardo vindo de Vinci.
Quem é esse homem que inspira e propicia o reporte à arte, à ciência e ao ócio criativo?
O que fez que ainda se configura atual aos olhares, falares e discussões?
A genialidade de Da Vinci tornou-o imortal. Seus inventos projetados ainda hoje são construídos como feitos inovadores; sua obra artística, imortalizada em telas, continua com o mistério indecifrável dos olhares e do sfumato.
É sempre o universo que ele pensa – e com rigor... Desce à profundeza do que pertence a todo mundo para depois afastar-se e olhar, cientifica e artisticamente. Atinge os hábitos e as estruturas naturais, trabalha-os por todos os lados; e assim acontece-lhe ser o único que constrói, enumera, emociona.
Morre em 2 de maio, no Castelo de Cloux, em Amboise na França. Deixa a beleza e limpidez em seu trabalho artístico e científico, a tal ponto que podíamos dizer que são obras de ninguém: tem algo além do humano.
LEONARDO EM RIQUEZA DE DETALHESNo ano de 2009, por força da comemoração do vintenário do Centro Educacional Leonardo da Vinci, construímos uma biografia singular do nosso patrono, contemplando sua vida, obra e perfil multifacetado. Este material compôs todas as agendas escolares dos alunos de diferentes segmentos (e do professor) e traduz as tantas interfaces do gênio do Renascimento, constituindo um interessante material para leitura, circulação e pesquisa.
Para acessar esta rica biografia ilustrada,
clique aqui.
Numa época em que as escolas procuram valorizar o seu caráter interdisciplinar, apropriando-se do paradigma da pós-modernidade, é de suma importância lembrar um pouco da vida e da obra de nosso patrono Leonardo da Vinci. Homem de muitas ciências e de muitos saberes, um verdadeiro polímata-artista, contador de anedotas, músico, cientista, matemático e engenheiro - se fosse nosso contemporâneo, seria chamado de talento multimídia, um homem de mil instrumentos. Mas com certeza, nesta ou em qualquer época, devem ser ressaltadas duas de suas tantas qualidades: a sua insaciável curiosidade e sua sede de conhecimento. São essas duas qualidades, tão importantes para qualquer cidadão deste início de milênio, a rota de navegação escolhida para, em vinte cenas, se recompor o perfil do mestre Leonardo.