Espaço físico e pedagógico:
A Escola está instalada em área privilegiada, com muito verde, flores, lagos, viveiros de pássaros e recantos habitados por animais domésticos e silvestres, além de uma parte tombada pela Prefeitura Municipal: a Reserva do Itapenambi. Nesse habitat, os alunos contam com uma casa de contos (espaço destinado ao público infantil), jardins temáticos, com árvores nobres e espécimes de animais, em ambiente natural, com cuidados para a preservação. Do alto do morro, avista-se o cenário magnífico da Praia de Camburi e dos bairros adjacentes.
Nos ambientes naturais existentes na Escola, os alunos podem acompanhar o ciclo de reprodução das tartarugas que depositam seus ovos na areia cavando pacientemente com os membros traseiros; as mudanças de comportamento dos peixes no período de desova; a formação do limo sob a água que desce da pedra; a captação de água da chuva; o relógio de sol (construído pelos alunos em aulas de Artes); o eucalipto que nasceu sobre uma pedra, alimentando-se dos nutrientes disponíveis no lago; um sistema simulado composto de nascente - rios que deságuam em uma represa (já existente), e a partir da qual é gerada energia elétrica; experimentos com energia solar.
Ao longo de sua existência, o Da Vinci vem aprimorando suas instalações físicas e pedagógicas, por entender que cada recanto educativo pode ser aproveitado em seu potencial formador. Além das salas de aula, muitas refrigeradas e com cadeiras estofadas, todas com quadros sem giz, os ambientes utilizados pelas turmas do Integral contam com geladeiras dependendo da faixa etária dos alunos, bibliotecas de sala e recantos para estudo. A escola conta com dois auditórios e um anfiteatro, todos equipados com avançados recursos tecnológicos. A Midiateca Dante Aligheri oferece aos alunos e professores farto material de estudo e pesquisa, contemplando livros, jornais, revistas diversificadas, CDs, DVDs e fitas de vídeo, além de um espaço reservado para leitura no pavimento superior.
Ginásios, quadras poliesportivas de grama sintética, parque aquático, áreas de lazer, laboratórios de Informática e de Física/Química/Biologia/Matemática, salas de línguas, salas-ambientes, simulação de ambientes externos compõem esse universo em que o espaço físico é integrado ao projeto pedagógico. Há ainda um posto médico instalado no interior da escola, para atendimentos emergenciais a alunos e agentes educativos.
Eis um detalhe que chama a atenção de todos os que conhecem a estrutura da escola: a qualidade de obras-de-arte espalhadas pelos corredores ou inseridas em ambientes pedagógicos, muitas delas réplicas de telas consideradas universais e outras consistindo em releituras de produções artísticas por iniciativa dos alunos (a partir de trabalhos realizados na disciplina de Artes), as quais são incorporadas como peças decorativas. A reprodução do teto da Capela Sistina e o revisitar de pinturas de diversos movimentos artísticos (incluindo os contemporâneos), além de releituras de obras de artistas capixabas, são as evidências mais visíveis da participação da comunidade educativa na composição do acervo de produções estéticas da Escola.