Coroando uma trajetória educativa que se iniciou por acesso eventual a
fóruns nacionais/internacionais no Brasil e na América Latina (sob
coordenação do Programa de Escolas Associadas da UNESCO), avançou para a
participação sistemática em fórum coordenado pela Fundação Armando
Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e transpôs a prática para o Da
Vinci, mediante criação de um fórum estudantil local de natureza
permanente, um grupo de representantes do Da Vinci participou, durante
o recesso de julho/2009, de um fórum internacional intitulado “UNESCO
Center For Peace – International Model UM Conference”, realizado nos
Estados Unidos da América, sob coordenação da UNESCO. O evento tinha
como propósito discutir problemas globais e propor soluções para a paz
mundial, considerando os enfoques de produção e consumo de tabaco no
mundo; distribuição populacional e econômica entre os países dos
diversos continentes; aquecimento global; globalização e diplomacia
multilateral.
Concentrado no auditório da Faculdade Hood College
(em Frederick, Maryland, EUA) nos dias 29, 30 e 31 de julho e 01 de
agosto, o fórum em questão caracterizou-se pela excelente organização e
fornecimento de subsídios para os alunos atuarem na condição de
diplomatas/conselheiros, mediante estudos autônomos, palestras e debates
com professores universitários e profissionais da diplomacia em torno
dos temas trabalhados, os alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci
representaram Argélia, Bangladesh, Dinamarca, Alemanha, África do Sul,
Sudão, Venezuela, Paquistão e Filipinas, o que propiciou a eles uma
visão panorâmica da atual configuração geopolítica e socioeconômica do
mundo. Agraciados com menções honrosas (melhor delegado do Fórum; maior
fluência em Inglês: melhor DPO - Documento de Posição Oficial), nossos
estudantes polarizaram discussões/resoluções e o encaminhamento de
propostas/ formulação de documentos, além de interagirem com cidadãos de
diferentes nacionalidades (chinesa, ganesa, etíope, indonésia,
norte-americana, húngara, camaronesa, indiana e búlgara), exercitando a
convivência com a diversidade e a compreensão do potencial de diferentes
culturas e visões ideológicas.
Um momento marcante da sessão solene do Fórum consistiu nas explicações
dadas por todos os participantes – estudantes e professores de
diferentes países – acerca de suas expectativas quanto à experiência que
estavam prestes a vivenciar. Os alunos da Escola, exercitando o falar
em público e a fluência em Inglês, desincumbiram-se muito bem da tarefa e
destacaram como principais referenciais o senso de cidadania, a
eficácia da comunicação e a visão política e engajada que um fórum de
tal abrangência lhes traria, especialmente pela pluralidade de pontos de
vista, fontes de pesquisa e observação participante.
Nos tempos
extraordinários em relação à programação do evento, seguindo a filosofia
do Da Vinci de apropriar-se de cada viagem (nacional ou internacional)
para aprofundamento na perspectiva cultural, os representantes do Da
Vinci estiveram primeiramente em Washington, onde visitaram o Museu do
Ar e Espaço, Museu de História Natural, Museu do Índio, o Capitólio,
Memorial a Abraham Lincolin e Memorial da Seguinda Guerra. Em Baltimore,
conheceram a área portuária (principal atrativo turístico-cultrural) e
sentiram de perto os contrastes entre tradição e modernidade. Já em Nova
York, tiveram acesso à Estátua da LIberade e Times Square.
Ultrapassando
a questão turística para alcançar a dimensão diplomática, visitaram
também o Departamento de Estado Americano (em Washington), onde
assistiram a uma palestra sobre o papel político dos Estados Unidos no
mundo, proferida pelo diplomata Benjamin Cartin, ocasião em que os
alunos formularam perguntas sobre a interface da política externa
americana com a questão dos direitos humanos; a sede da ONU em Nova
York, onde os alunos puderam observar de perto o ambiente em que se
concentram as decisões políticas entre os países e os reflexos da
atuação dos grupos fundamentalistas sobre a questão da paz mundial; a
Missão Permanente do Brasil na ONU, onde foram recebidos pelo diplomata
Norberto Moretti, que ministrou uma pequena palestra sobre a
reestruturação da ONU e as intenções diplomáticas do Brasil, inclusive
no tocante à sua inserção como membro permanente do Conselho de
Segurança. Todos esses contatos propiciaram aos alunos um rico
repertório de experiências, conhecimentos e aprendizagens para a vida,
sentindo-se como efetivos cidadãos do mundo.
Foram interessantes também as visitas feitas ao jornal “Frederick New
Post”, que prestou cobertura ao Fórum e publica 140 mil exemplares por
dia, oportunizando aos nossos alunos contato com a Direção Geral e uma
visão próxima dos destinos da Imprensa na contemporaneidade; à
Prefeitura de Hagerstown, em que o prefeito local discorreu sobre as
características econômicas e políticas da região; ao Conselho do Condado
de Frederick, em que os conselheiros acolheram nossos alunos para
demonstrar como se dá a atuação voluntária naquela instância,
aproximando-os dos parlamentares de outros países, só que sem os custos
para o erário que os caracterizam. Nesses contatos, era sempre
valorizada a participação do Centro Educacional Leonardo da Vinci no
evento e o pioneirismo de nossa atuação sob a perspectiva de oportunizar
momentos de formação para nossos alunos na área de relações
internacionais e diplomacia, o que certamente se projetará na escolha
profissional de alguns dos agraciados.
A simulação de uma
experiência diplomática de caráter internacional desafia nossos alunos a
perceberem a dimensão do homem integral e além-fronteiras como mais um
componente de seu currículo. As aprendizagens por eles acumuladas e
princípios educativos vivenciados instigam-nos às tomadas de posição que
atribuem à educação o papel transformador da realidade. Nada mais
consentâneo com uma escola de perspectiva cultural e que traz os
princípios vincianos como norteadores da teoria e de sua transposição
para a prática.
Em 2012, o Fórum acontece de 15 a 27 de julho. Teremos 9 alunos do Da Vinci participando, acompanhados por Lorena Bonadiman, Assessora da Direção, e Cristiano Carvalho, coordenador de Línguas e High School.