Em todas as séries, o Centro Educacional Leonardo da Vinci oferece turmas de Horário Integral, que representa uma significativa ampliação do currículo acadêmico dos alunos mediante oferta de disciplinas como Inglês e Espanhol em regime avançado, Francês, Italiano, Educação Musical, Educação Artística (oficinas e História da Arte). Os alunos participam ainda de projetos socioculturais e de vivências como excursões, palestras, apresentações, mostras e exposições, sempre com o propósito de estabelecer relações ou ampliações dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de verificar sua transposição para a realidade. Ainda no currículo acadêmico, o aluno conta com o Horário de Estudos para dar continuidade às suas atividades letivas, sendo incentivado a desenvolver autonomia de estudos, gerenciamento de tempo e ações reflexivas.
Os diferenciais do Integral em relação ao Semi-Integral encontram-se na ministração de disciplinas que propiciam ampliação do currículo básico, na carga horária diferenciada em Línguas Estrangeiras; e principalmente na oportunização de um trabalho orientado de “Horário de Estudos”, em que os alunos são postos em contato com técnicas diferenciadas de ensino/aprendizagem, desenvolvem autonomia e são incentivados à demonstração de conhecimentos e à produção cultural.
Dentre as atividades realizadas durante os Horários de Estudo para potencializar os hábitos de estudo dos alunos do Integral, constam o acompanhamento de seus procedimentos e atitudes no contato com objetos de estudo (livros didáticos adotados pela Escola ou trazidos em complemento; materiais didáticos e exercícios trabalhados pelo professor-titular); o ensino de técnicas de fichamento e a formulação de estudos dirigidos, mapas conceituais e esquemas, para posterior aplicação ao estudo autônomo; o acesso a reportagens/matérias/livros/documentários/filmes/sites que guardem relação com temas trabalhados nas diversas disciplinas, exercitando a observação de roteiros formulados pelo professor e a prática de registros próprios; a resolução de exercícios extras, constantes do livro didático, ou de questões extraídas da Prova Brasil, SAEB, ENEM (aplicações institucionais do Ministério da Educação) e PISA (exame internacional) ou em concursos/vestibulares, para testagem de aprendizagens; o estímulo à formação de subgrupos de estudo/produção, para assimilação do espírito de “tutoria” e “monitoria”; a elaboração supervisionada de atividades de terceira nota, em produções individuais ou de grupo. Na medida do possível, e respeitadas as condições de cada faixa etária, o aluno é estimulado a montar seus “Planos de Desenvolvimento Individual”, planejando e implementando esquemas próprios de trabalho, de acordo com suas potencialidades e limitações, tudo sob orientação/mediação do titular do Horário de Estudos.
Considerando a existência de ritmos diversificados de produção e aprendizagem, a Escola mantém, em cada sala ou em suas imediações, caixa de textos de diferentes gêneros; banco de atividades pedagógicas (para consulta e estudo individual); estoque de jornais e revistas de circulação, o que constitui uma ferramenta a mais para estímulo ao estudo individual dos alunos autônomos, bem como para atuação do professor-orientador perante os que necessitam de supervisionamento.
No tocante aos projetos culturais atualmente em curso no Integral, são contempladas diferentes dimensões do conhecimento: Mitologia; integração entre linguagens artísticas ou entre diferentes campos da Ciência/Arte; culturas francesa e italiana; questões de saúde na adolescência; viagem sem fronteiras (pela experiência, conhecimento e contato com o outro); história da música; filosofia na perspectiva temática. Em qualquer dessas disciplinas, é sempre priorizada a pesquisa e construção do conhecimento; a demonstração e partilha de saberes entre professores e alunos; o contato com agentes externos para enriquecer a imersão cultural; a realização de excursões pedagógicas contemplando visitas/acessos a espaços e programações culturais, sempre com objetivos alinhados a cada projeto. Além disso, o aluno elabora provas contextualizadas para demonstrar conhecimentos adquiridos ao longo do processo, é estimulado a apresentar e socializar produções culturais, passa por um sistema de autoavaliação, em que é levado a se perceber como sujeito ativo de sua aprendizagem.
Dentre as ofertas destinadas somente aos estudantes que cursam o Horário Integral, o Da Vinci desenvolve ainda o
Programa Bilíngue e a
High School, propostas voltadas para um aprofundamento no domínio da Língua Inglesa, também objeto de detalhamento em outras seções deste site. Em linhas gerais, o
Programa Bilíngue (desenvolvido a partir de 2006 com o Infantil e o 1º ano do Fundamental) propicia ao aluno um processo de imersão em Inglês no cotidiano escolar, favorecendo a audição, leitura, expressão oral e escrita em Língua Inglesa pela prática acadêmica. Já a High School atende aos estudantes do horário integral (do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio) com aulas ministradas em Inglês por professores estrangeiros (de língua materna inglesa) em disciplinas como Oratória, Literatura, Política, Economia e História. Por força de acordo firmado em 1999 com a Texas Tech University, os alunos formados pela High School recebem, além do diploma de Ensino Médio Brasileiro, o diploma reconhecido pelo governo americano, válido para ingressos nas universidades dos EUA.
As diferenças de currículo e metodologia, no trabalho desenvolvido com alunos do Semi e do Integral, podem ser visualizadas com clareza no item
Currículo, no menu ao lado, no qual se encontram tabelas comparativas de horários, aulas e atividades exercidas em todas as séries. É interessante destacar que a opção pela escola de horário integral (só recentemente apontada como favorecedora da qualidade em educação) faz parte do cotidiano do Da Vinci desde a fundação, experimentando um crescimento vertiginoso ao longo dos anos, o que se reflete na abertura de um número cada vez maior de turmas nesse contingente e na crescente procura dos pais por esse diferencial educativo.