Destinado aos alunos de Ensino Fundamental II e Médio, o programa consiste na realização de trabalhos diferenciados com alunos que revelam necessidade de supervisão/monitoria/tutoria, a fim de desenvolver hábitos de estudo e autonomia de pensamento. São contemplados os campos do conhecimento em que os estudantes apresentam dificuldades localizadas e recorrentes, atuando à frente de cada módulo, na medida do possível, os professores-titulares das disciplinas envolvidas.
De acordo com as particularidades de cada segmento/série, os trabalhos são focados em habilidades/competências, atividades diversificadas e aprofundamentos em conteúdos específicos, numa espécie de extensão da sala de aula, com redução do contingente de alunos a ser atendido e uma maior observação dos ritmos individuais de aprendizagem.
O Apoio Pedagógico, por si só, não garante superação de dificuldades pedagógicas mais acentuadas, mas constitui uma ferramenta propiciadora da elevação da autoestima dos alunos e de sua autoconsciência para potencialidades e limitações.
Não há compromisso do programa com alteração de notas registradas nem com a projeção de resultados mais favoráveis, embora seja uma expectativa palpável para muitos participantes que, a partir de seu ingresso no programa, aprimoram hábitos de estudo e tendem à formação continuada.
Mesmo acontecendo em horário extracurricular, é importante lembrar que as atividades seguem as normas disciplinares do Da Vinci, inclusive quanto à necessidade de comparecimento dos alunos com uniforme e portando carteirinha estudantil.
Ao longo de cada ano letivo, são oferecidas diferentes turmas de Apoio Pedagógico, em diferentes cronogramas e com características singulares.