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Música, Dança, Jogos e Brincadeiras
                              Música, Dança, Jogos e Brincadeiras

A Música

A Educação Musical Da Vinci sensibiliza para a música em suas diversas manifestações por meio da apreciação e da prática instrumental coletiva, inserindo-se em projetos pedagógicos nos diferentes segmentos, visto que a música atua como elemento agregador e favorecedora de outras aprendizagens e do diálogo com outras disciplinas. A Sala de Música conta com um estúdio em que as produções dos alunos podem ser gravadas durante as aulas e servir como posterior objeto de apreciação, estudo e crítica.

A qualidade dos resultados obtidos com o trabalho de Música na Escola transparece nas constantes apresentações feitas por alunos em datas comemorativas, bem como em sua participação na gravação de CD’s vinculados a projetos culturais vivenciados nos segmentos. Dentro dessa perspectiva, insere-se a gravação do hino comemorativo ao vintenário da Escola e o resgate feito com músicas renascentistas em tributo ao nosso patrono Leonardo da Vinci, com o envolvimento de alunos das séries iniciais do fundamental como solistas e coristas.



Nas aulas curriculares de música, anualmente, produz-se o Musical da  Educação Infantil Da Vinci, um momento de grande significação em que os alunos vivenciam a realização de uma produção artística, sem deixar de lado a perspectiva lúdica que norteia as ações desse segmento, sempre privilegiando o currículo bilíngue, diferentes eixos temáticos e acesso a culturas distanciadas do universo cotidiano do aluno.

Já o Centro Musical oferece o estudo dos instrumentos musicais em horário extraclasse. Trata-se de um centro de formação de prática e apreciação musicais, em espaço anexo à escola (contíguo Parque Aquático Da Vinci), o qual oferece cursos para os seguintes instrumentos: teclado, piano, violão, violino, flauta, guitarra, bateria e contrabaixo; ministrados em aulas individuais e/ou coletivas.

Ao longo do ano, são realizados saraus e recitais para que o contingente atendido partilhe com a comunidade educativa as potencialidades adquiridas ou aprimoradas durante os cursos. Desta forma, mais do que um componente curricular, a música no Da Vinci tem status próprio e identidade, compondo o processo de autoformação dos envolvidos e criando um compromisso com a socialização de talentos.



Para estimular a escuta musical sensível e crítica, desenvolve-se também o projeto APRENDENDO A OUVIR, trazendo à escola profissionais de renome na cena musical capixaba para manterem contatos com alunos de diferentes segmentos, situações em que o convite para participação se estende aos pais. Desta forma, nossos estudantes e seus familiares têm a oportunidade de assistir a concertos didáticos musicais no próprio ambiente escolar, desenvolvendo uma atitude positiva ante o espetáculo musical e o espaço teatral em suas particularidades. Eventualmente, a Escola realiza atividades dessa natureza em ambientes externos, estimulando a percepção da cidade como cenário educativo e intencionando multiplicar a visão da música como componente acadêmico-cultural.


Trio de Música Renascentista, formado por Professores do Da Vinci

A Educação Musical promove ainda atividades de cunho social, coordenando o projeto ARTE SEM LIMITES (em parceria com a PHYLARMONIA e o G7-DV), com o propósito de formar um grupo artístico-musical no qual participam pessoas com deficiência visual, a fim de estimular aspectos do seu desenvolvimento cultural e social, além de promover o estabelecimento de relações interpessoais entre os participantes e de acesso a outras linguagens (poesia, por exemplo). Como fruto do trabalho, os integrantes do ARTES SEM LIMITES vêm se apresentando em momentos culturais na Escola e também participando dos concertos que fazem parte do projeto APRENDENDO A OUVIR, ampliando seu repertório cultural e intensificando contato com diferentes grupos sociais.

Por fim, a Educação Musical Da Vinci atua também como formador educacional, na medida em que  dissemina na comunidade educativa dicas de “como se comportar em uma sala de concerto”, de modo a instigar à prática de apreciação musical consciente em toda a comunidade educativa, levando os adultos a se preocuparem com sua importância como modelos de formação para as novas gerações, no tocante à apropriação dos componentes culturais.

Para informações mais detalhadas sobre as aulas de música que acontecem no Centro Musical fora do horário letivo, chamadas de Escolinha de Música, favor consultar na respectiva seção do site.


A Dança

A Dança é abordada em momentos variados do ano letivo como conteúdo pedagógico da disciplina de Educação Física, de forma interdisciplinar, sempre relacionada a aspectos culturais das civilizações estudadas e englobando inter-relações com vestuário, costumes de época, objetos típicos, finalidades das coreografias, mitos, crenças e simbologias.  Além desse trabalho cultural em torno do tema, o trabalho com Dança na Escola contempla sempre a elaboração de coreografias pelas professoras/alunas e um compromisso de socialização com a comunidade educativa (públicos variados), em eventos culturais promovidos pela Escola.
 
Quando se trata de comemorações folclóricas (as tradicionais festas juninas, por exemplo), incorpora-se às quadrilhas o resgate de danças típicas de diferentes regiões do país, incluindo também as legítimas expressões do povo capixaba, de forma a inserir os alunos em pesquisas prévias que os levam a compreender as intencionalidades das manifestações de dança, como mostra da identidade de diferentes povos.
 











Nos dois últimos anos, as Danças foram trabalhadas com os alunos do Infantil e séries iniciais para compor festas temáticas muito ricas, sempre priorizando a contextualização e a culturalização, em lugar da mera execução das coreografias. A primeira delas, aproveitando as Olimpíadas da China, consistiu na Festa das Nações, durante a qual os alunos estudaram singularidades culturais de diversos povos e posteriormente apresentaram (para pais e outros alunos) as danças mais representativas das nações elencadas, contemplando interação com objetos culturais e símbolos.

Mais recentemente, comemorando os 20 anos do Da Vinci, os alunos apresentaram danças renascentistas, diretamente ligadas à personalidade pluridimensional de Leonardo, fazendo referências (nos trajes e coreografias) ao gênio do Renascimento como amante da natureza, observador, desenhista, pintor, matemático, cozinheiro, cientista e inventor. As crianças do Infantil representaram seres temáticos valorizados pelo mestre em sua sintonia com a natureza (libébulas, pássaros e afins) e as do Fundamental trouxeram a dimensão artística de Leonardo da Vinci, imortalizada na pintura e escultura.  Dessa forma, os alunos envolvidos participam da pesquisa histórica e construção do conhecimento, sentindo-se antenados em relação à significação das coreografias e seu contexto sociocultural, sem falar no valor afetivo que representa para eles serem responsabilizados por resgate cultural de tais dimensões.

Jogos e Brincadeiras




Contrapondo-se à tendência de encarar jogos e brincadeiras apenas como atividades extracurriculares e de natureza lúdica, aplicáveis em horários de intervalo ou encerramento, o Da Vinci dá a essas modalidades o estatuto de ferramenta educacional, integrando-as ao currículo formal da Educação Infantil e Ensino Fundamental. De eficácia comprovada na geração de aprendizagens motoras/intelectuais/emocionais, possibilitam a resolução de problemas e desenvolvem espírito competitivo saudável.



Com efeito, as crianças que brincam e jogam com regularidade desenvolvem espírito prático e revelam interesse pela pesquisa, senso comparativo, habilidade para construir hipóteses, exercício da imaginação e da criatividade, potencialização da memória. Tantas aprendizagens progressivas são sistematizadas e registradas pelos alunos da Vinci, de acordo com as possibilidades da faixa etária e utilização de múltiplas linguagens, o que faz dos jogos e brincadeiras uma atividade também integrada à perspectiva cultural do currículo.
 
Em suma, a Música, a Dança e o Teatro, os Jogos e Brincadeiras, são trabalhados como importantes ferramentas pedagógicas, educacionais e culturais, proporcionando aos nossos estudantes o desempenho de funções expressivas  e enriquecendo ainda mais suas pluriculturalidades.

Na seção das Notícias, podem ser encontradas matérias relacionadas à estes temas, dos anos anteriores e do ano em curso.


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