Música, Dança, Jogos e BrincadeirasA MúsicaA Educação
Musical Da Vinci sensibiliza para a música em suas diversas
manifestações por meio da apreciação e da prática instrumental coletiva,
inserindo-se em projetos pedagógicos nos diferentes segmentos, visto
que a música atua como elemento agregador e favorecedora de outras
aprendizagens e do diálogo com outras disciplinas. A Sala de Música
conta com um estúdio em que as produções dos alunos podem ser gravadas
durante as aulas e servir como posterior objeto de apreciação, estudo e
crítica.
A qualidade dos resultados obtidos com o trabalho de
Música na Escola transparece nas constantes apresentações feitas por
alunos em datas comemorativas, bem como em sua participação na gravação
de CD’s vinculados a projetos culturais vivenciados nos segmentos.
Dentro dessa perspectiva, insere-se a gravação do hino comemorativo ao
vintenário da Escola e o resgate feito com músicas renascentistas em
tributo ao nosso patrono Leonardo da Vinci, com o envolvimento de alunos
das séries iniciais do fundamental como solistas e coristas.
Nas aulas curriculares de música, anualmente, produz-se o Musical da
Educação Infantil Da Vinci, um momento de grande significação em que os
alunos vivenciam a realização de uma produção artística, sem deixar de
lado a perspectiva lúdica que norteia as ações desse segmento, sempre
privilegiando o currículo bilíngue, diferentes eixos temáticos e acesso
a culturas distanciadas do universo cotidiano do aluno.
Já o
Centro Musical oferece o estudo dos instrumentos musicais em horário
extraclasse. Trata-se de um centro de formação de prática e apreciação
musicais, em espaço anexo à escola (contíguo Parque Aquático Da Vinci), o
qual oferece cursos para os seguintes instrumentos: teclado, piano,
violão, violino, flauta, guitarra, bateria e contrabaixo; ministrados em
aulas individuais e/ou coletivas.
Ao longo do ano, são
realizados saraus e recitais para que o contingente atendido partilhe
com a comunidade educativa as potencialidades adquiridas ou aprimoradas
durante os cursos. Desta forma, mais do que um componente curricular, a
música no Da Vinci tem status próprio e identidade, compondo o processo
de autoformação dos envolvidos e criando um compromisso com a
socialização de talentos.
Para
estimular a escuta musical sensível e crítica, desenvolve-se também o
projeto APRENDENDO A OUVIR, trazendo à escola profissionais de renome na
cena musical capixaba para manterem contatos com alunos de diferentes
segmentos, situações em que o convite para participação se estende aos
pais. Desta forma, nossos estudantes e seus familiares têm a
oportunidade de assistir a concertos didáticos musicais no próprio
ambiente escolar, desenvolvendo uma atitude positiva ante o espetáculo
musical e o espaço teatral em suas particularidades. Eventualmente, a
Escola realiza atividades dessa natureza em ambientes externos,
estimulando a percepção da cidade como cenário educativo e intencionando
multiplicar a visão da música como componente acadêmico-cultural.
Trio de Música Renascentista, formado por Professores do Da Vinci
A
Educação Musical promove ainda atividades de cunho social, coordenando o
projeto ARTE SEM LIMITES (em parceria com a PHYLARMONIA e o G7-DV), com
o propósito de formar um grupo artístico-musical no qual participam
pessoas com deficiência visual, a fim de estimular aspectos do seu
desenvolvimento cultural e social, além de promover o estabelecimento de
relações interpessoais entre os participantes e de acesso a outras
linguagens (poesia, por exemplo). Como fruto do trabalho, os integrantes
do ARTES SEM LIMITES vêm se apresentando em momentos culturais na
Escola e também participando dos concertos que fazem parte do projeto
APRENDENDO A OUVIR, ampliando seu repertório cultural e intensificando
contato com diferentes grupos sociais.
Por fim, a Educação
Musical Da Vinci atua também como formador educacional, na medida em
que dissemina na comunidade educativa dicas de “como se comportar em
uma sala de concerto”, de modo a instigar à prática de apreciação
musical consciente em toda a comunidade educativa, levando os adultos a
se preocuparem com sua importância como modelos de formação para as
novas gerações, no tocante à apropriação dos componentes culturais.
Para
informações mais detalhadas sobre as aulas de música que acontecem no
Centro Musical fora do horário letivo, chamadas de Escolinha de Música,
favor consultar na
respectiva seção do site.
A DançaA
Dança é abordada em momentos variados do ano letivo como conteúdo
pedagógico da disciplina de Educação Física, de forma interdisciplinar,
sempre relacionada a aspectos culturais das civilizações estudadas e
englobando inter-relações com vestuário, costumes de época, objetos
típicos, finalidades das coreografias, mitos, crenças e simbologias.
Além desse trabalho cultural em torno do tema, o trabalho com Dança na
Escola contempla sempre a elaboração de coreografias pelas
professoras/alunas e um compromisso de socialização com a comunidade
educativa (públicos variados), em eventos culturais promovidos pela
Escola.
Quando se trata de comemorações folclóricas (as
tradicionais festas juninas, por exemplo), incorpora-se às quadrilhas o
resgate de danças típicas de diferentes regiões do país, incluindo
também as legítimas expressões do povo capixaba, de forma a inserir os
alunos em pesquisas prévias que os levam a compreender as
intencionalidades das manifestações de dança, como mostra da identidade
de diferentes povos.
Nos
dois últimos anos, as Danças foram trabalhadas com os alunos do
Infantil e séries iniciais para compor festas temáticas muito ricas,
sempre priorizando a contextualização e a culturalização, em lugar da
mera execução das coreografias. A primeira delas, aproveitando as
Olimpíadas da China, consistiu na Festa das Nações, durante a qual os
alunos estudaram singularidades culturais de diversos povos e
posteriormente apresentaram (para pais e outros alunos) as danças mais
representativas das nações elencadas, contemplando interação com objetos
culturais e símbolos.
Mais recentemente, comemorando os 20 anos
do Da Vinci, os alunos apresentaram danças renascentistas, diretamente
ligadas à personalidade pluridimensional de Leonardo, fazendo
referências (nos trajes e coreografias) ao gênio do Renascimento como
amante da natureza, observador, desenhista, pintor, matemático,
cozinheiro, cientista e inventor. As crianças do Infantil representaram
seres temáticos valorizados pelo mestre em sua sintonia com a natureza
(libébulas, pássaros e afins) e as do Fundamental trouxeram a dimensão
artística de Leonardo da Vinci, imortalizada na pintura e escultura.
Dessa forma, os alunos envolvidos participam da pesquisa histórica e
construção do conhecimento, sentindo-se antenados em relação à
significação das coreografias e seu contexto sociocultural, sem falar no
valor afetivo que representa para eles serem responsabilizados por
resgate cultural de tais dimensões.
Jogos e BrincadeirasContrapondo-se
à tendência de encarar jogos e brincadeiras apenas como atividades
extracurriculares e de natureza lúdica, aplicáveis em horários de
intervalo ou encerramento, o Da Vinci dá a essas modalidades o estatuto
de ferramenta educacional, integrando-as ao currículo formal da Educação
Infantil e Ensino Fundamental. De eficácia comprovada na geração de
aprendizagens motoras/intelectuais/emocionais, possibilitam a resolução
de problemas e desenvolvem espírito competitivo saudável.
Com
efeito, as crianças que brincam e jogam com regularidade desenvolvem
espírito prático e revelam interesse pela pesquisa, senso comparativo,
habilidade para construir hipóteses, exercício da imaginação e da
criatividade, potencialização da memória. Tantas aprendizagens
progressivas são sistematizadas e registradas pelos alunos da Vinci, de
acordo com as possibilidades da faixa etária e utilização de múltiplas
linguagens, o que faz dos jogos e brincadeiras uma atividade também
integrada à perspectiva cultural do currículo.
Em suma, a
Música, a Dança e o Teatro, os Jogos e Brincadeiras, são trabalhados
como importantes ferramentas pedagógicas, educacionais e culturais,
proporcionando aos nossos estudantes o desempenho de funções
expressivas e enriquecendo ainda mais suas pluriculturalidades.
Na seção das
Notícias, podem ser encontradas matérias relacionadas à estes temas, dos anos anteriores e do ano em curso.