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O que as Escolas Precisam Ensinar
O que as Escolas Precisam Ensinar (Os 7 Saberes Necessários à Construção do Futuro)
I. AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO
É necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.
II. OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.
III. ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA
Com base nas disciplinas atuais, é necessário reconhecer a unidade e a complexidade humanas, reunindo e organizando conhecimentos dispersos nas ciências da natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia, evidenciando a unidade e a diversidade de tudo que é humano.
IV. ENSINAR A IDENTIDADE TERRENA
É preciso converter em um dos principais objetos da educação o conhecimento dos desenvolvimentos da era planetária, que tende a crescer no século XXI, e o reconhecimento da identidade terrena, que se tornará cada vez mais indispensável a cada um e a todos, mostrando como todas as partes do mundo se tornaram solidárias sem, contudo, ocultar as opressões e dominação que devastaram a humanidade e ainda não desapareceram.
V. ENFRENTAR AS INCERTEZAS
A educação deve incluir o ensino das incertezas que surgiram nas ciências físicas (microfísicas, termodinâmica e cosmologia), nas ciências da evolução biológica e nas ciências históricas, ensinando a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquipélagos de certeza.
VI. ENSINAR A COMPREENSÃO
O desenvolvimento da compreensão pede a reforma das mentalidades e esta deve ser a obra para a educação do futuro, visto que a compreensão mútua entre os seres humanos (quer próximos, quer estranhos) é vital para que as relações humanas saiam de seu estado bárbaro de incompreensão e combatam o racismo, a xenofobia e o desprezo, propiciando a educação para a paz.
VII. A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO
A ética não pode ser ensinada por meio de lições de moral. Deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie. Carregamos em nós esta tripla realidade. Desse modo, todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, participações comunitárias e consciência de pertencer à espécie humana.
(Adaptado de: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília – DF: Unesco, 2001.)