OBSERVAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO ALMOÇO NA ESCOLAINFANTIL E FUNDAMENTAL (ATÉ O 5° ANO)
·
Alunos são diariamente acompanhados por uma equipe de professores e
funcionários, para atendimento às suas necessidades de orientação
alimentar e aprimoramento social;
· Alunos do Integral ou que
fazem ‘dobra’ podem almoçar na Escola; em caso contrário, seus pais
devem buscá-los para participar de refeição com a família.
· Na Educação Infnatil e no 1o ano do Ensino Fundamental, o valor da alimentação é calculado mensalmente com base no número de dias letivos e nas refeições efetuadas no período, havendo a emissão de um carnê específico. Deste modo, não há necessidade do uso de tíquetes para estes alunos.
FUNDAMENTAL (DE 6° A 9° ANO) E ENSINO MÉDIO
·
Para esses alunos, não há trabalho sistemático durante o almoço,
somente lhes sendo assegurado acompanhamento geral para as regras
sociais, visto que o trabalho de atendimento personalizado ocorreu
durante os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental. Alguns projetos
em torno dos Refeitórios (dos bastidores até a oferta de serviços e
administração dos excedentes) são desenvolvidos durante o ano para
séries específicas, interdisciplinarizando Ciências e Comportamento
Social, o que favorece muito a mudança de atitude dos alunos envolvidos
em relação ao tema;
· Alunos do Integral podem almoçar fora
da escola, desde que seus pais ou responsáveis o autorizem. Sugerimos
aos pais ou responsáveis que ministrem orientações aos filhos no
sentido de transpor as aprendizagens de educação alimentar e
comportamento social trabalhadas na Escola para outros contextos.