O impacto do progresso tecnológico, da globalização, da urbanização e do novo papel do Estado leva a uma sociedade marcada por uma maior complexidade diversidade e desigualdade, e a um ritmo de transformações extremamente rápido, exigindo respostas mais flexíveis e mecanismos participativos que envolvam todos os membros da sociedade. Essa participação deve ser consciente e assegurada pelo conhecimento. Conhecimento da população e suas necessidades, conhecimento de como se gerenciam os problemas que surgem.
Com esse pensamento, iniciou-se em 1996 com as turmas do 1º e 2º anos Integral o projeto “Educação para Cidadania” como forma de abrir espaço para se discutir o que é ser cidadão e seu papel participativo na sociedade. Para construirmos o verdadeiro sentido de cidadania precisamos de conhecimento. Conhecimento este que nos torna mais seguros para agirmos individualmente e coletivamente.
Grandes contribuições para esse conhecimento já foram dadas por pessoas participantes no processo político e social do nosso estado. Somou-se, no dia 7 de outubro, a valiosa contribuição do Excelentíssimo Prefeito de Vitória Sr Paulo Hartung que com sua maneira clara de se colocar, nos fez entender que o verdadeiro cidadão é aquele que está o tempo todo como co-autor do crescimento de uma nação.
A participação dos alunos em cada etapa tem sido muito interativa, uma vez que usarão essas informações ao final dos trabalhos para elaborarem um pequeno projeto priorizando um dos setores de desenvolvimento.