Após a visita à "Estância do Vale", os alunos das 2ªs séries registraram suas vivências durante a excursão.
A seguir, dois textos produzidos pelos alunos:
Estância do Vale
No dia 28 de outubro, fizemos uma excursão à Estância do Vale.
Observamos que lá é uma zona rural com poucas modificações feitas pelo homem.Vimos diferentes tipos de animais como: cabras, peixes, patos, cavalos...
Também ouvimos uma lenda muito interessante: Mestre Álvaro e Moxuara.
Depois das observações feitas, chegou a hora de lazer. Tomamos banho de bica, fomos ao telepneu, andamos a cavalo e de charrete.
Foi um passeio maravilhoso e muito divertido.
Ana Carolina, Brunella, Fabrício, Gabriela, Leticia e Pedro Luciano – 2ª A
História de Amor: Moxuara e Mestre Álvaro
Era uma vez...
Duas tribos viviam em guerra.
O cacique de uma das tribos tinha uma linda filha que se chamava Moxuara.
Um dia Moxuara foi tomar banho em um rio. Quando estava nadando avistou um índio que a admirava. A partir daquele momento eles se apaixonaram.
O amor deles era grande e profundo; mas não durou muito. Depois de alguns dias o pai de Moxuara descobriu sobre seu amor secreto e não queria a união dos dois.
Para que os dois parassem de se encontrar o pai de Moxuara colocou índios para vigiá-los. Mas nem isso os separou. Eles arranjaram uma pomba que levava os recados de um para o outro.
O pai de Moxuara viu que não tinha jeito de separá-los e foi procurar o pajé de sua tribo. O pajé disse que não tinha jeito de separá-los a não ser transformando-os em pedra.
O pai de Moxuara aceitou a proposta: Moxuara foi transformada em uma enorme pedra com o mesmo nome e seu amor foi transformado na pedra que tem o nome de Mestre Álvaro. A pomba foi transformada em uma bola de fogo.
Até hoje, nas festas de São João algumas pessoas dizem ver a bola de fogo, saindo do Mestre Álvaro levando presentes para Moxuara.
Texto Coletivo – 2ª A
P.S.: A turma que fez o trabalho sobre "Casais Apaixonados" escolheu para montar um texto a lenda contada na visita à Estância do Vale.