O Concurso Leia Brasil é uma iniciativa da Fundação Victor Civita, da Petrobrás e da Unesco. Aberto a todos os professores brasileiros, o concurso premiará com uma viagem a Paris os 3 melhores trabalhos de prática de leitura em sala de aula do primeiro e segundo graus.
O objetivo do Concurso Leia Brasil é divulgar práticas de leitura que incentivem a formação de leitores críticos e criativos.
Os vencedores farão um roteiro cultural, acompanhados pelos funcionários da Unesco, que terá como seu ponto alto a 18ª Feira do Livro de Paris. A Feira do Livro de Paris é um dos maiores eventos literários do mundo: mais de 1500 editoras lançam ali suas melhores novidades.
Estímulo à interação entre professor e alunos e envolvimento profundo de todos com a arte da leitura. Esses foram os dois grandes desafios que levaram à premiação do professor de Português Paulo de Tarso, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, no concurso. Dada a concorrência maciça - 600 participantes nas regiões Sul/Sudeste -, o projeto revelou-se um diferencial da retomada da leitura em ambiente de sala de aula, sob os enfoques crítico e coletivo.
O desenvolvimento do Projeto Vidas Secas com os alunos do 2º ano do 2º grau consistiu numa prática ampla de leitura, que abarcou a obra em si (discussão detalhada de fragmentos selecionados pelo grupo) e associou-a a diversos outros códigos significativos (fotografia, música, pintura, cinema, escultura), procurando-se desvendar os ditos, as entrelinhas e as metáforas que a verdadeira obra-de-arte reserva para o leitor sensível.
Os alunos puderam ter acesso a visões diferenciadas em torno da problemática social e humana que rege a realidade do sertão e de qualquer outro "microcosmo do mundo", preocupando-se em analisar o homem filosófica e psicologicamente e em perceber de que forma a Literatura pode agir como instância transformadora e conscientizadora. Além disso, a sistematização de diversos conteúdos teóricos em torno da Literatura e da lingüística foi sustentada pela reflexão aprofundada na obra, substituindo-se a abstração por uma maior objetividade.
A participação dos alunos foi fundamental para o êxito do projeto. Além de se envolverem como sujeitos nas aulas interativas, produziram trabalhos diversificados, que contemplaram desde a elaboração de textos analíticos (de grande profundidade) até a criação de dramatizações e estratégias de exposição que pudessem dar conta do vasto universo sensitivo e ideológico que o desenvolvimento do projeto pôde fazer surgir no seio do grupo. As apresentações mais relevantes foram partilhadas com o corpo técnico da Escola e alunos de outras séries.
A premiação conseguida deve servir de estímulo a outras iniciativas similares, que demonstram a necessidade de sustentar o ensino de português com base no texto, tentando desenvolver o gosto estético pela leitura e o prazer em analisar a língua como uma instância ampla e flexível, conjugando-se, para tal, as perspectivas literária, lingüística e gramatical.
Esperamos que, em 1998, possamos todos estar juntos na vivência dessa prática múltipla e enriquecedora.