Com o intuito de construir o conceito de velocidade média, foi realizada uma atividade, fora da tradicional sala de aula, com as turmas de 8ª série, sob supervisão do professor João Duarte, auxiliado pelo professor Rogério.
Três robôs (da Oficina de Robótica) foram utilizados para observações e medições de velocidades e tempos. Em espaço determinado, os robôs fizeram sua caminhada, com velocidades diferentes e com os tempos cronometrados pelos alunos.
Através da análise das diversas distâncias percorridas e tempos cronometrados, os alunos conseguiram estabelecer o conceito de velocidade média: V=D/T.
A seguir, com o apoio do professor Rogério Abaurre, que guiou seu carro na quadra, os alunos fizeram as observações e medições do tempo decorrido para que o carro saisse de uma linha e chegasse em outra, distante 12 m.
Com o auxílio do automóvel, os alunos conseguiram estabelecer a diferença entre velocidade média e velocidade instantânea.
Anotadas as medidas obtidas no cronômetro após alguns movimentos, os alunos partiram para a sala com conceitos práticos de velocidade média, tempo, espaço e outros.
Na simulação com o veículo, o professor Rogério não deixou de usar o cinto de segurança, obedecendo aos preceitos de segurança e da nova lei do trânsito.