Em 05 de março de 1998, o Da Vinci recebeu a visita da Sra. Adriana Gonçalves, Coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-ES, para uma palestra para as turmas dos 1os anos.
A implantação do novo Código Nacional de Trânsito provocou muitas alterações no comportamento dos motoristas brasileiros.
Muito rigoroso, fazia-se necessário para conter a grande quantidade de acidentes, e vítimas, geralmente causados por excesso de velocidade, imprudência, imperícia e álcool.
Em primeira parte, a Sra. Adriana falou sobre os efeitos da circulação do álcool no organismo e suas conseqüências. Com diversos dados, ilustrou os problemas constatados quando da ingestão de doses progressivas de cerveja. Falou muito em cidadania, os direitos e deveres dos pedestres e dos motoristas.
"Cidadania no trânsito é respeitar o direito à vida, o direito de ir e vir com segurança. É cumprir as leis, é respeitar os sinais de trânsito, dar preferência aos pedestres, às crianças, aos idosos e aos portadores de deficiências."
Na segunda parte, mostrou fitas de vídeo com cenas muito chocantes de acidentes e acidentados. Gravações de jovens em hospitais, crianças mutiladas em acidentes violentos, embora produzam mal-estar entre os que assistem, trazem a imagem da realidade que deve ser evitada com todo o empenho, por todos. Jovens muito bonitos morrendo ou ficando com sérias lesões para sempre, é algo que não queremos e que devemos evitar.
Continuando essa fase, foram mostradas fitas com instruções sobre como pilotar motocicletas e dirigir veículos, sendo simuladas diversas situações que os motoristas podem encontrar no dia-a-dia.
Os 120 alunos presentes foram contagiados pela simpatia da Sra. Adriana e participaram com interesse.
Finalizando, após 01:40h de palestra, os alunos fizeram suas perguntas e colocações, falando de casos acontecidos com pessoas próximas e discutindo assuntos como, por exemplo, o valor das multas, muito elevado em alguns casos.
Com argumentos que apontam todos para a redução dos acidentes e de suas vítimas, a Sra. Adriana terminou informando sobre a redução muito grande do número de acidentes com vítimas no carnaval 98, que se deve principalmente à grande campanha e aos efeitos do novo Código.
Entretanto, disse ela, não podemos comemorar porque, mesmo assim, pelos registros do DETRAN, três vidas se foram, o que não nos permite bater palmas pelo sucesso.
O CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI agradece à Sra. Adriana e ao DETRAN-ES.