A biografia de Leonardo da Vinci, feita pelos alunos das 3as séries do Centro Educacional Leonardo da Vinci, é um dos trabalhos de linguagem escrita desenvolvidos em sala de aula.
Para a produção dos textos escritos (as biografias), os alunos experimentaram várias linguagens, orais e escritas, na busca de:
Expressar-se em diferentes situações, lendo para os colegas de sala.
Saber distinguir e compreender o que dizem diferentes textos, através de pesquisa, observação, percepção e descobertas.
Entender a leitura como fonte de informação. Os alunos pesquisaram sobre Leonardo da Vinci em livros, enciclopédias, cd-rom e Internet.
Ser capaz de identificar os pontos relevantes dentro de um texto e utilizá-los para compor um texto próprio e coerente.
Expressar idéias e opções individuais ao ler o trabalho para a classe e ser capaz de ouvir opiniões diversas, refletindo sobre elas.
Produzir um texto coletivo, interagindo com os pares (grupo) através da linguagem.
Veja um dos textos produzidos pelos alunos Guilherme Guio, Douglas Chiqueto e Alysson Nunes, da 3ª série I, orientados pela professora Dora.
A Vida de Da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, numa cidadezinha chamada Vinci, perto de Florença, na Itália.
Da Vinci foi pintor, escultor, arquiteto, cientista, inventor, escritor italiano, poeta e matemático. Um dos maiores gênios que a humanidade terá produzido. Como pintor e desenhista fez as obras: Anatomia do Homem, Auto-Retrato, Madona nas Pedras, Mona Lisa (La Gioconda), A Última Ceia, Leda, A Batalha de Anghiari, São João Batista, entre outras.
Madona nas Pedras
Como artista, foi Leonardo o criador do estilo clássico da Alta Renascença. Leonardo inaugurou na arte européia um maior sentido de originalidade.
A influência de Leonardo como pintor foi imensa e repercutiu sobre a escola milanesa. Normalmente os retratos feitos por Leonardo mostravam a face e não o perfil.
Ele tinha atração pela natureza, especialmente pelas águas, daí a atmosfera fria e distante de suas obras.
Leonardo gostava de estudar tudo, mas preferia fazer projetos, daí a pouca quantidade de obras deixadas por ele.
Entre 1482 e 1499 viveu em Milão. Lá fez um projeto urbanístico para a cidade, com rede de canais e um sistema de abastecimento de água e de esgotos.
Entre 1503 e 1506 pintou Mona Lisa, sua mais famosa obra.
Nos seus estudos, fez descobertas modernas, como o helicóptero e o pára-quedas. Morreu em 2 de maio, no castelo de Cloux, perto de Amboise, na França.
Fonte de pesquisa:
Almanaque Abril 1997
Enciclopédia Barsa. V.X., pp. 110 a 112.
Cd-roms e Internet.