Uma das molas mestras que impulsionam o crescimento do homem é sua enorme curiosidade. Essa característica marcante ficou evidenciada nos alunos do 1º ano ao questionarem o professor de Física, João Duarte, a respeito do funcionamento de um violão, para que pudessem entender como seus sons eram produzidos.
A partir do questionamento, foi marcada uma aula que aconteceu no dia 27 de maio de 1998, no auditório do Centro Educacional Leonardo da Vinci, com a presença maciça dos estudantes.
"Música é energia", dizia o professor, enquanto, com o auxílio de um microfone, mostrava na prática as mais variadas ondas sonoras, geradas a partir do som dos instrumentos ou da voz dos próprios alunos. Ele explicou, ainda, porque as pessoas possuem vozes diferentes, o que é um som grave ou agudo, como o som se propaga, entre outros aspectos da Física.
A aula contou com a participação do Diretor Administrativo do CELV (e violonista), Victor Humberto, que junto com o professor tocou "Mania de você", de Rita Lee.
Utilizando osciloscópio, gerador de funções e slides em Power Point, foram mostradas diferentes formas de ondas, para a fixação dos conceitos de amplitude, freqüência e timbre.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. "Eu que toco violão aprendi bastante", afirmou Sérgio, do 1º ano C. Taís do 1º integral acredita que esse tipo de aula sempre ensina muito. "Você aprende a entender a música, não simplesmente ouvir", falou.
Fica aqui um convite aos alunos para que tais momentos continuem a se repetir. Para isso, caso haja algum novo assunto, os alunos deverão procurar o professor João Duarte que, na medida do possível, tentará satisfazer sua curiosidade.