A equipe do Programa de Educação em Saneamento (PES) da CESAN – Companhia Espírito Santense de Saneamento – esteve no Centro Educacional Leonardo da Vinci para falar com os alunos sobre o sistema de abastecimento de água da Grande Vitória.
Um caminhão com maquetes, painéis, cartazes e vídeo foi o instrumento usado pela equipe para mostrar como funciona o abastecimento e tratamento da água distribuída pela CESAN.
Os alunos conheceram a história da empresa, que está fazendo 30 anos, e aprenderam sobre os riscos ambientais causados pela poluição, desmatamento e conseqüente assoreamento dos rios.
A CESAN é responsável pelo tratamento de água e esgoto de toda a Grande Vitória e de 60% do interior do Estado, cabendo o restante à Fundação Nacional de Saúde.
Segundo estudos, por volta do ano 2005, a região da Grande Vitória deverá atingir uma população correspondente a dois milhões de habitantes. Atualmente abriga cerca de um milhão e trezentos mil habitantes e já enfrenta escassez de água.
As bacias hidrográficas dos rios Santa Maria e Jucu são os principais mananciais desta região e só possuem reservas globais suficientes para o suprimento de água até o ano 2006.
Para evitar que a população sofra com a falta d´água, a empresa está realizando um projeto de despoluição dos ecossistemas litorâneos – o PRODESPOL - orçado em 290 milhões de reais e financiado com recursos do Governo de Estado e do Banco Mundial. Esse programa, em execução, está promovendo treinamentos no sentido de orientar a população na preservação do meio ambiente, e implantando obras de esgoto e tratamento sanitário.
O coordenador do PES, Luiz Carlos Miranda Correa, acredita no trabalho de conscientização. "As pessoas têm nos procurado muito", disse.
As alunas do 2º ano A, Taís, Lúcia, Lorena e Marcela aprenderam bastante. "Vamos dar mais valor à água que bebemos".
Após a exposição, os alunos foram à CESAN conhecer uma das estações de tratamento de água.