Os alunos do infantil terão novidades na volta às aulas. Um laboratório de informática está sendo preparado exclusivamente com atividades direcionadas aos pequenos alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci.
Os trabalhos desenvolvidos pelas professoras do infantil serão enriquecidos com a utilização de um moderno recurso totalmente adaptado à realidade da criança: a informática.
O objetivo não é ensinar informática à criança. Tanto é que o monitor ficará em segundo plano sobre a mesa educacional. Os alunos terão acompanhamento dos próprios professores e não de técnicos em informática.
Os conteúdos da sala de aula serão reforçados com softwares e materiais didáticos em lâminas, blocos tridimensionais, jogos lúdicos, notas musicais, viagens ao mundo das galáxias, operações matemáticas, entre tantos outros.
De forma sutil, prazerosa e lúdica, os alunos estarão desenvolvendo a memória visual e oral, a coordenação motora, a percepção, as formas geométricas, a interpretação de símbolos, a orientação no espaço e o espírito de equipe em uma estação de trabalho onde o uso do som estabelecerá um diálogo imediato com as crianças, estimulando a sensação de confiança e segurança.
Os professores do infantil receberam treinamento, entre os dias 8 e 11 de julho, pelo instrutor Marco Mikosz, da Positivo Informática - Curitiba.
Durante o curso, os professores puderam conhecer os equipamentos e as possibilidades dos programas.
O Alfabeto, um dos programas, é composto por cubos amarelos e vermelhos que formam um teclado imaginário. Acompanhando as instruções que aparecem no monitor, a criança manipula os cubos e encaixa-os no tabuleiro, formando palavras. O programa pode, por exemplo, mostrar uma palavra e pedir ao aluno para copiá-la. Ou, então, exibir imagens e sons para que a criança "adivinhe" e escreva a palavra correspondente. Durante todo o processo, um ajudante especial reproduzirá na tela o trabalho das crianças, corrigindo-o quando necessário.
O software possui quatrocentas palavras, mas o próprio professor poderá ampliar esse número, cadastrando novos vocábulos. O educador também poderá estabelecer parâmetros baseado nas necessidades de cada turma. Se uma turma estiver com dificuldades em encontros consonantais, o educador poderá elaborar uma tarefa com foco específico nesse assunto.
O sistema auxiliará os alunos a perceber melhor a passagem do real ao abstrato e vice-versa.